Como vencer a procrastinação e cumprir os objetivos no prazo

Aprender como vencer a procrastinação é um processo de compreensão e respeito. Afinal, só procrastina quem tem sonhos e metas a serem realizadas. Portanto, vamos entender como esse processo funciona para reduzirmos os nossos períodos pouco produtivos.

 

O que é a procrastinação?

A procrastinação é o ato de adiar as tarefas. Portanto, quando você realiza o que você quer e não o que você precisa, você está procrastinando.

Ademais, aprender como vencer a procrastinação vai muito além de se privar de fazer o necessário, afinal ser impulsivo está no nosso DNA, já que isso era intrínseco para a nossa sobrevivência no passado. Então, ser assertivo nas realizações de tarefas é conhecer o seu eu mais profundo e bolar estratégias para vencer a si mesmo.

 

Imagem: Shenelle Rodrigo (Reprodução / Instagram)

 

Quem mais sofre para vencer a procrastinação?

 

Segundo Tim Pychlyl, professor da Universidade de Carleton no Canadá, os estudantes são extremamente afetados pela procrastinação. Porém, podemos perceber que o que os afeta também é muito comum a outros indivíduos, a questão é que, segundo Tim, quanto mais velho você fica, melhor você consegue se controlar.

 

Imagem: Sarah Heba-Escobar (Reprodução / Instagram)

 

Dicas práticas de como vencer a procrastinação

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

1. Divida os objetivos em pequenas metas

Em primeiro lugar, divida os seus grandes objetivos em metas menores. Por exemplo, se ler um livro é importante para você, não se cobre de lê-lo por completo num final de semana. Faça, por outro lado, pequenas metas de cinco páginas por dia para você criar o hábito de ler.

 

2. Desenvolva bons hábitos

A palavra hábito, por sua vez, nos leva a segunda dica prática de como vencer a procrastinação. Evite realizar grandes tiros de concentração de uma vez só. Pratique, por outro lado, o desenvolvimento de hábitos. Por exemplo, ao invés correr 10km num dia, organize-se para caminhar 2km todos os dias, porque dessa maneira você desenvolverá o hábito de caminhar e a cada mês você conseguirá passar mais tempo se exercitando. Os hábitos são como os os músculos. Eles se tornam mais fortes e resistentes conforme a prática.

 

3. Visualização para vencer a procrastinação

Em terceiro lugar, outra dica útil de como vencer a procrastinação é a visualização. Sempre que você se sentir desencorajado, reconecte-se com o seu sonho. Por exemplo, economizar dinheiro e se privar de ir a bares com os amigos é desanimador. Porém, existem duas maneiras de enxergar isso.

A primeira é achar que você está se privando de algo. Já a segunda é entender que hoje você está sendo forte e ficando em casa para daqui a três meses você realizar um sonho. Portanto, aprenda a ter os seus sonhos sempre perto de você, seja num post-it, numa tatuagem ou até num board do Pinterest, e sempre que você perceber que vai sair dos trilhos, reconsulte aquele espaço e relembre porque é importante dizer não.

 

 

Imagem: Kami NGN (Reprodução / Instagram)

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por que procrastinamos?

Atualmente, nós como indivíduos não só precisamos controlar os nossos impulsos, como também nos blindar dos aplicativos e e das redes sociais. O documentário “O Dilema das Redes” reflete justamente sobre como essas empresas de tecnologia têm mecanismos para nos prender no celular e nos fazer procrastinar.

Em Hong Kong, a empresa Saent decidiu atrasar em 15 segundos a abertura de sites considerados grandes procrastinadores. Esse atraso, segundo o autor em procrastinação, Dr. Piers Steel, já foi suficiente para fazer com que os trabalhadores vençam os seus impulsos e retornem as suas tarefas.

Ademais, outro problema do ser humano é que tendemos a adiar o que não é palpável. Por exemplo, fazer o artigo de conclusão do curso é o objetivo final. Porém, o TCC não aparecerá magicamente na mesa de um estudante. Para essa meta se tornar realidade é fundamental que o graduando divida o objetivo em pequenas “metinhas”, caso contrário o objetivo final sempre parecerá distante e impalpável.

Outra questão curiosa é que quando enrolamos para fazer uma tarefa, confiamos ao nosso eu do futuro que ele irá realizá-la. Entretanto, a realidade é que não há nenhuma garantia de que o seu eu do futuro será mais produtivo do que você é hoje. Logo, aprender como vencer a procrastinação é literalmente considerar que você não sabe o que vai acontecer no futuro e que por isso você precisa se organizar agora.

 

 

Imagem: Sarah Heba-Escobar (Reprodução / Instagram)

 

Aplicativos para te ajudar a não procrastinar

Ademais, outro grande aliado ao exercício de como vencer a procrastinação são os aplicativos. Confira como cada tipo pode lhe ajudar a levar uma vida mais organizada:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Calm

De fato, como dormimos influencia diretamente no resultado do dia seguinte. Portanto, o app Calm vai te ajudar a relaxar na hora do sono e te proporcionar uma noite tranquila para conseguir ser produtivo na manhã seguinte. Tenha em mente que o seu corpo tem uma energia finita e quanto melhor você cuidar dele, mais ele poderá te entregar em resultados.

 

Sattva

Na sequência, um aplicativo de meditação guidada e de controle de humor. A meditação pode te ajudar a se concentrar no presente, a respirar melhor e a gerenciar as suas expectativas.

 

Aura

Em terceiro lugar, é um aplicativo de mindfulness que está na lista da revista Forbes. Ele possui exercícios rápidos e personalizados para te ajudar a viver o presente e se concentrar nas demandas que você precisa realizar hoje.

 

Meu pomodoro

A técnica pomodoro divide o seu tempo em tiros de 25 minutos. A cada intervalo, você recebe uma pausa para repor as suas energias. Ao utilizar a técnica pomodoro, seja sincero com as suas metas.

Não estipule objetivos mirabolantes para serem realizados em 25 minutos. Afinal, você se sentirá desencorajado se não conseguir terminá-los. É melhor, portanto, optar por metas mais realistas e ir aumentando a quantidade de tarefas aos poucos.

Appblock

Enfim, uma ótima ferramenta para bloquear sites e aplicativos que pegam no seu ponto fraco. O app lhe permite escolher um período de tempo específico para controlar esse bloqueio, além de lhe mostrar o tempo em que você passa em cada rede social, jogo ou site.

 

Todoist

O aplicativo que lhe permite gerenciar as tarefas do dia e elencar as prioridades.

 

Imagem: Caroline Perrineau (Reprodução / Instagram)

 

Livros e TED Talks para que refletem sobre como vencer a procrastinação

Por fim, confira algumas referências que lhe ajudarão a ser uma pessoa menos ansiosa e mais organizada.

O poder do hábito

Em primeiro lugar, um clássico. Nele, o autor Charles Duhigg reflete sobre como devemos adotar padrões para nos ajudar a sermos pessoas mais bem sucedidas.

Mindset: A nova psicologia do sucesso

Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista em sucesso e motivação, discute sobre a importância do “mindset” para alcançarmos os nossos objetivos e discute sobre a melhor maneira de enfrentarmos dificuldades.

 

A equação de deixar para depois

Piers Steel ataca diretamente a questão da procrastinação e lhe dá dicas práticas para fundamentar melhor hábitos na sua vida.

 

Por dentro da mente de um procrastinador

No TED Talk, Tim Urban reflete sobre a maneira que uma mente procrastinadora funciona e humoriza sobre essa dificuldade natural aos seres humanos (legenda em português):

 

Um fim para a procrastinação

Por fim, nesse TED Talk a estudante Archana Murthy informa sobre o passo a passo de como vencer a procrastinação (legenda em inglês):

  1. Faça pequenas metas
  2. Seja positivo
  3. Tenha consciência dos seus sentimentos e ações
  4. Seja grato
  5. Relembre o que você fez naquele dia

 

Comentários (2)
Comentar