6 dicas simples para tratar olheiras e acabar com a cara de cansaço

0

As olheiras são um problema recorrente mas que acabam incomodando muitas pessoas, principalmente mulheres. Em cada pessoa pode aparecer de um jeito, mais profunda, mais roxa e entre outras formas. Além disso, os agentes causadores das olheiras também mudam de pessoa para pessoa, podendo ser genético ou não.

Com esse incomodo, muitas mulheres optam por usar maquiagem todos os dias para esconder as olheiras e em algumas, são tão fortes os sinas abaixo dos olhos, que somente uma maquiagem mais pesada para cobrir. Mas ninguém precisa passar por esse sofrimento e ter a autoestima afetada por esse problema, já que existe solução para tratar e acabar de vez com as orelheiras.

Quais as causas das olheiras?

Existem algumas causas para esse problema, conheças as principais e identifique qual é a causa da sua olheira.

como tratar olheiras
(Foto: Freepik/Reprodução)

Privação de sono ou dormir de mais

O sono é importante para o organismo como um todo, mas o excesso de ambos os lados podem prejudicar a saúde. Tanto dormir em excesso, quanto a privação do sono fazem com que surjam bolsas e deixem a área das olheiras arroxeadas.

Quando o sono é em excesso, é comum que os olhos fiquem inchados, a famosa “cara de sono”. Trazendo assim, consequências como as bolsinhas na pálpebra inferior. Já a privação de sono, faz com que a pele da pálpebra fique mais seca e mais pálida, deixando em evidência os vasos sanguíneos, que tanto incomodam as pessoas.

Leia também: Rugas do sono: o que é, como prevenir e quais são os tratamentos

Alergias

Outro fator bem comum que causam as olheiras são as alergias. Diversas alergias fazem com que os vasos sanguíneos se dilatem e assim fiquem mais visíveis, deixando a região dos olhos escurecidas. Além das olheiras, as alergias podem causar outros sintomas, como coceiras, vermelhidão, secura nos olhos e inchaço. E esses sintomas podem agravar ainda mais as olheiras, principalmente se a pessoa não resiste às coceiras.

Tensão ocular

O excesso de exposição dos olhos à telas, como celular, computador e televisão também podem agravar as olheiras. Isso acontece por causa das luzes das telas, que podem causar uma pressão nos olhos (exercer uma força para enxergar), que acabam dilatando os vasos sanguíneos e deixando mais aparentes, trazendo um escurecimento na região da pálpebra inferior.

Desidratação

O nosso corpo como um todo sofre com a falta de água e até os olhos acabam mostrando que você não está ingerindo a quantidade necessária. Ou seja, quando a pele está desidratada, começa a ficar seca e opaca e assim deixando em evidência os vasos e também acabam deixando com a aparência de ‘fundo’, como se o osso da pálpebra inferior tivesse “saltado”.

Exposição solar

Tomar sol em excesso é um dos principais fatores dos problemas de pele e também das olheiras. O sol causa o aumento da melanina (o que dá o pigmento/cor para a pele). E pegar sol em excesso, principalmente na área dos olhos, pode causar manchas e aumentar a pigmentação nos olhos, causando o escurecimento da pálpebra inferior.

Idade

Conforme o passar do tempo, a pele sofre alterações comum, como o aparecimento de rugas e o afinamento da pele. Com a pele fina, os vasinhos acabam ficando mais evidente e as olheiras começam a surgir. Além disso, com o passar do tempo perdemos colágeno, que dá sustentação para a pele, podendo causar uma aparência de ‘olhos profundos’.

Genética

Uma das causas mais comuns do surgimento das olheiras, principalmente em pessoas mais jovens, como na adolescência, é a genética. Nesse caso, deve-se observar se a família já possuí um histórico de olheiras e assim, saber se esse de fato é o causador da sua olheira. Mas o fator genético, como já citado, é um dos motivos mais comuns.

como tratar olheiras
(Foto: Freepik/Reprodução)

O que fazer para acabar com olheiras profundas?

Além dos tratamentos estéticos, indicados para os casos mais recorrentes e persistentes, existem formas de prevenir e diminuir o surgimento de olheiras. Vale ressaltar que, os tratamentos estéticos como preenchimento e entre outros, devem ser recomendados por um especialista. Confira algumas dicas simples e efetivas de como tratar em casa, de forma natural:

Compressa com chá

Alguns tipos de chás são capazes de diminuir o inchaço dos olhos e ajudar com o escurecimento da região.  O chá matte tem cafeína na composição, ou seja, tem ação antioxidantes, ajudando aumentar o fluxo sanguíneo do local. O chá verde tem anti-inflamatórios que são capazes de diminuir o inchaço nas pálpebras e o de camomila, que possuí propriedades calmantes, sendo indicado para pessoas que estão sofrendo com alergias.

O modo de uso, dos três chás indicados são feitos da mesma forma. Siga o passo a passo para aproveitar essa compressa:

  1. Coloque água para ferver e adicione dois saquinhos de chá de sua preferência;
  2. Após levantar fervura, adicione os saquinhos e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Depois, deixe os saquinhos de chá esfriarem na geladeira por mais 20 minutos para ficarem gelados;
  4. Em seguida, esprema o líquido e aplique o sachê direto na área sob os olhos;
  5. Deixe os saquinhos de chá por 15 a 30 minutos.

Compressa fria

Outra forma de diminuir o inchaço e melhorar a aparência das olheiras, é a compressa fria. Esse método faz com que os vasos sanguíneos se contraírem e assim, diminuir a aparência de cansaço da pele. Existem algumas formas de se fazer:

  • Pano úmido;
  • Gelo;
  • Colher gelada;
  • Compressa feita com algodão molhado no soro fisiológico gelado.

Hidrate-se

Tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro. Para saber a quantidade de água ideal para o seu peso, é muito simples, faça o seu peso multiplicado por 35ml. Por exemplo, se você pesa 60kg (60×35 = 2100), ou seja, a sua quantidade ideal é 2,100ml por dia. Para facilitar a ingestão, tenha sempre com você uma garrafinha de água.

Já de fora para dentro, o ideal é apostar em creme específicos para a área dos olhos. Escolha um creme de acordo com o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista ou normal). Pode optar por cremes diurnos e noturno para um melhor resultado. Além de diminuir as olheiras, outro benefício comum do uso de hidratantes é são a diminuição das linhas de expressão (pé de galinha).

Durma bem

Como já citado, um dos motivos comuns do surgimento das olheiras são dormir mal. Seja para mais ou para menos. O ideal para o corpo humano são oito horas de sono, por isso, não se prive dormindo apenas 5 horas por noite. Para não sofrer com o inchaço dos olhos, dormir muitas horas, por mais de 12, também não é o recomendado.

como tratar olheiras (2)
(Foto: Pexels/Reprodução)

Protetor solar todos os dias

É importante para prevenir o envelhecimento da pele, surgimento de olheiras e também para prevenir doenças como o câncer. Deve-se aplicar protetor solar todos os dias, mesmo que você fique somente dentro de casa e ambientes fechados. A reaplicação deve ser feita a cada três horas, para o protetor ter uma melhor eficiência.

Alimentação

Para combater o envelhecimento precoce, que já citamos ser uma das causas para o surgimento da aparência de ‘cansaço’, é a alimentação adequada. Além de diminuir o consumo de produtos industrializados, é importante incluir na dieta alimentos bons para a pele, como vitamina C. Os alimentos ricos nesta vitamina possuem  aminoácido que estimulam a produção de colágeno na pele.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy