Como ganhar peso de maneira eficaz: 7 dicas para engordar com saúde

A forma mais eficaz de como ganhar peso de maneira efetiva intriga muita gente. E por incrível que pareça, comidas gordurosas e industrializadas não são as melhores opções. Além disso, não é necessário evitar os esportes em um processo de ganho de peso. Para saber isso e muito mais, continue a leitura!

 

Como ganhar peso de forma saudável?

Bom, primeiramente, é preciso salientar o fato de que é primordial buscar por uma opinião médica neste momento. Ao contrário do que muita gente pensa, pessoas magras também podem apresentar problemas de saúde.

Portanto, períodos de magreza excessiva podem indicar desregulação hormonal e condições mentais e físicas preocupantes. Por isso, busque pelo seu médico para que sejam feitos exames complementares.

Em seguida, considere buscar a opinião de um nutricionista para saber como ganhar peso. A realidade é que dicas sempre irão existir, mas quais se adequam melhor ao seu metabolismo, biotipo e estilo de vida? Isso só um profissional pode dizer.

E se você acha que nutricionistas são apenas responsáveis por auxiliar processos de emagrecimento, está muito enganado. Eles também podem te ajudar e entender como ganhar peso da maneira correta.

 

Foto: Reprodução/Unsplash

 

Ademais, uma boa forma de saber se seu peso é ou não adequado para sua estatura, é calculando o IMC. De acordo com o portal do Ministério da Saúde, o IMC (índice de massa corporal) é um bom indicador para que você saiba se seu peso indica magreza preocupante ou excessiva.

Para calcular, basta dividir o peso pela altura ao quadrado, em números exatos. Se o resultado der entre 16 e 18,5, você pode se encaixar em índices de magreza alarmantes. Entretanto, com o IMC entre 18,5 e 35, o índice aponta peso saudável.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aprenda 7 dicas para engordar com saúde

A partir daqui algumas dicas de como ganhar peso parecerão mais óbvias, como aumentar as refeições diárias e ingestão de gorduras boas. Entretanto, todas elas escondem uma boa razão para incorporar esta listinha.

 

Coma mais vezes ao dia com qualidade

Pois é, comer mais vezes ao dia irá te fazer engordar de maneira natural. Você não precisa se empanturrar de comida e nem passar dos limites pessoais ao fazer suas refeições. Entretanto, procure evitar passar longos períodos sem comer e aposte em comidas “de verdade”, ou seja, não industrializadas.

 

Durma de maneira adequada

O sono desregulado pode te fazer ter oscilações no ganho de peso. E este tipo de processo nada mais é do que o conjunto de diversas ações e que englobam múltiplas áreas da nossa saúde. Com o fator sono, não é diferente. Portanto, dormir de 07 a 08 horas pode ajudar.

 

Realize exercícios físicos 

 

Foto: Reprodução/Unsplash

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Achou que realizar exercícios físicos não servia como método de como ganhar peso, não é? Pois é, estava enganada. Até porque, quando falamos de ganho de peso saudável, estamos consequentemente falando sobre ganho de massa muscular magra.

Este tipo de modificação corporal irá te fazer sim ganhar peso, mas não gordura, o que eu são coisas completamente distintas.

 

Coma mais proteínas

Na verdade, alguns alimentos são os preferidos quando falamos sobre como ganhar peso. Dentre eles, podemos citar alimentos ricos em proteínas. Este tipo de componente alimentar está presente em feijão, grão de bico, ovos, carne e muitos outros alimentos.

Por isso, preze pelo consumo da carne em sua dieta, mas lembre-se de prepara-la grelhada, cozida ou assada – nada de frituras. Além disso, fontes de gorduras boas como castanhas, amêndoas, nozes e azeite também podem ser uma boa ajuda neste momento.

Mas atenção, não é preciso consumir este tipo de comida de maneira excessiva e sim adequada. De acordo com a nutricionista Maria Fernanda Pio para o portal Vix, “É falsa a impressão de que se aumentar a ingestão indiscriminadamente vai ter aumento de massa muscular”.

 

Como ganhar peso: Evite comidas pesadas

Comer comida pesada e gordurosa como fast food, pizzas, lanches e outras, não irá te ajudar em como ganhar peso, especialmente de forma saudável.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Pelo contrário, isso pode causar danos à sua saúde e impedir que você conquiste o resultado corporal que tanto deseja. Por isso, nada de se encher com estar opções rápidas e geralmente fritas. Opte por alimentos caseiros.

 

Foto: Reprodução/Unsplash

 

De acordo com a nutricionista Karina Gallerani para o portal Minha Vida “Não adianta consumir mais alimentos indiscriminadamente: as pessoas magras também podem ter altos níveis de colesterol. Tenha uma dieta que forneça nutrientes apropriados para promover o ganho de peso saudável” afirma.

 

Entender o seu corpo é a chave para aprender como ganhar peso

Algumas pessoas têm maior tendência para engordar do que outras. Não é uma questão de saúde e sim de biotipo e metabolismo. Por isso, por mais que você queira engordar, busque entender que o seu corpo pode fazer isso de maneira mais lenta. O importante é ter paciência e passar por esse processo de maneira tranquila e saudável, tanto para o corpo quanto para a mente.

 

Busque ajuda médica

Complementando a dica acima: busque ajuda médica. Somente profissionais da saúde especialistas em como ganhar peso conseguirão te ensinar a melhor forma para ganhar uns quilinhos. Eles irão ajudar a traçar dietas especiais, balanceadas, saudáveis e compatíveis com seu corpo. Além disso, é possível realizar exames prévios para saber se o peso abaixo do usual é motivado por algum problema de saúde física ou emocional, diagnóstico que facilita no processo de engordar.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e te desejamos um bom processo de ganho de peso!

 

Gosta de dietas e vida saudável? Então aproveite leia também:

+ Dieta da proteína: o que é, como funciona, o que comer e quem defende a prática polêmica!

+ Tapioca: saiba tudo sobre e se engorda ou emagrece

+ Dieta do ovo pode te ajudar a emagrecer com saúde. Saiba mais!

Comentários (0)
Comentar