Tapioca: saiba tudo sobre e se engorda ou emagrece

A tapioca é uma comida típica brasileira que é feita a partir da fécula comestível da mandioca/aipim. A iguaria também é conhecida como beiju. Segundo historiadores, a tapioca foi descoberta em Pernambuco no século XVI e desde então faz um sucesso entre os brasileiros.

Atualmente, a tapioca foi associada ao emagrecimento, substituindo o pão de água tradicional. No entanto, existem ainda diversas dúvidas se a tapioca de fato auxilia no emagrecimento ou não. O blog Pajaris irá tirar suas dúvidas e além disso, contar quais sãos os benefícios dessa iguaria.

Benefícios da tapioca

Em primeiro lugar, saiba todos os benefícios que a tapioca pode proporcionar. Entretanto, antes de mudar qualquer alimentação ou inserir qualquer alimento na rotina, consulte um nutricionista.

  • Não contém glúten: ideal para quem deseja uma dieta sem glúten ou é celíaco, sofre com alergia do mesmo. Sendo assim, um ótimo substituto do pãozinho.
  •  Pouco sódio: quem sofre de pressão alta também pode se deliciar com a tapioca, pois tem baixo teor de sódio. Além disso, se você deseja uma refeição com sódio controlado, também é uma boa opção.
  • Rica em potássio: ou seja, auxilia no controle da pressão arterial.
  • Rica em cálcio: ótimo aliado para a saúde dos ossos e previne osteoporose.
Foto: Beiju’s tapiocaria

Engorda ou emagrece?

Apesar de ser associado com emagrecimento, a tapioca contém alto índice glicêmico. Ou seja, significa que a tapioca aumenta mais a glicose no sangue do que outros tipos de carboidratos. Além disso, vale destacar que, o recheio também é um fator importante.

Por exemplo, se você rechear com doces ou carnes mais gordurosas, não irá ter um resultado satisfatório para o emagrecimento. Entretanto, com peito de frango desfiado ou outros recheios mais magros, é possível emagrecer sim comendo a tapioca. Para baixar o índice glicêmico, conte com a ajuda de recheios com muita proteína. Como bananas e ovos. Além disso, adicione na preparação chia ou linhaça.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Contudo, vale lembrar que, para perder peso tudo é questão de hábitos saudáveis, aliados com uma prática regular de exercícios físicos. Ou seja, para conseguir o resultado esperado, procure um especialista para avaliar o seu objetivo.

Como preparar a tapioca?

Agora que você já descobriu os benefícios, saiba como preparar a sua goma corretamente.

  1. Primeiramente, escolha uma farinha que já venha hidratada, assim irá facilitar o processo. No mercado há inúmeras marcas que já estão com a farinha hidratada.
  2. Aqueça uma frigideira, quando perceber que está quente peneire a farinha e espalhe com a colher. Entretanto, se quiser uma camada mais grossa, pode pular a etapa de peneirar.
  3. O ponto perfeito da tapioca é quando você mexer a frigideira, ela desgrudar inteira, sem quebrar nenhum pedaço ou esfarelar.
  4. Por fim, só adicionar o seu recheio favorito.

Receitas

Agora que você aprendeu a fazer a tapioca corretamente, veja opções deliciosas de cheios saudáveis para aproveitar essa iguaria.

Tapioca de queijo com tomate

Ingredientes

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • 4 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada;
  • 1 fatia fina de mozarela light;
  • 1 fatia média de ricota;
  • Rodelas de tomate a gosto;
  • Orégano a gosto.

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar peneire as 4 colheres de sopa de goma de tapioca sobre uma frigideira antiaderente pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Logo depois, reserve.
  2. Coloque a fatia de ricota e de mozarela light para grelhar na frigideira antiaderente. Tampe, espere a mozarela derreter e retire do fogo.
  3. Por fim, adicione este recheio à tapioca e salpique o orégano.

De atum

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) de goma;
  • 1 lata de atum light;
  • 1colher (sopa) de maionese light;
  • Salsinha e cebolinha a gosto.

Modo de preparo

  1. Primeiramente, peneire as 4 colheres de sopa da goma em uma frigideira pré-aquecida. Espere desgrudar e vire. Aguarde um pouco, até desgrudar o outro lado, e retire da frigideira. Reserve. Misture o atum com a maionese, a cebolinha e a salsinha. Por fim, adicione o recheio e pronto.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Recheio de banana com iogurte

Ingredientes

  • Banana;
  • 1 pote de iogurte zero gordura.

Modo de preparo do recheio 

  1. Prepare a base como foi citado nas receitas acima.
  2. Pique as bananas e logo depois misture-as com o iogurte zero.
  3. Por fim, recheie com a quantidade que quiser.

Leia também:

+ Conheça os benefícios da aveia para a sua saúde

Fonte: Wikipédia / Veja / A Revista da Mulher

Comentários (1)
Comentar