Dieta da proteína: o que é, como funciona, o que comer e quem defende a prática polêmica!

Você já ouviu falar na dieta da proteína? Se o aumento de peso é uma preocupação real no seu dia a dia, com certeza já passou por sites e revistas e se deparou com a polêmica dieta! Mas, será que ela é realmente eficaz? Vale a pena para você? Descubra:

 

Uma dieta polêmica e que divide opiniões

Altamente criticada por diversos médicos e nutricionistas, a dieta da proteína é a forma que muitas mulheres encontraram para perder peso de forma rápida. Mas ela não precisa ser inimiga da medicina, uma vez que feita com responsabilidade, muitos médicos e nutricionistas recomendam sua prática!

Sua principal característica (que a fez muito famosa no muito inteiro) é cortar, de forma brusca, todos os carboidratos (como pão, massas e arroz) do cardápio diário, onde só são permitidos alimentos ricos em proteína, como carne vermelha, queijo, ovos e frango. Dessa forma, o organismo compensa a falta e gasta mais energia, promovendo a perda de peso!

É uma dieta polêmica porque promete uma perda de peso rápida e com uma restrição alimentar muito grande, mas, se for feita com acompanhamento médico e nutricionista, pelo tempo certinho, vai fazer milagres na sua saúde e na sua balança!

 

O que é dieta da proteína?

Existem diversas dietas saudáveis para emagrecer. Dessa maneira, a dieta da proteína, também conhecida como dieta Atkins, dieta de Harvard, dieta hiperproteica ou simplesmente proteica, baseia a perda de peso no aumento do consumo de alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovos, e na quase eliminação da ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pão ou macarrão.

Existem diversos modelos de dieta da proteína. Todas elas são bem restritivas e só podem ser seguidas por alguns dias do mês, tendo um cardápio bem definido ao longo destes dias. Todas elas focam suas receitas em proteínas saudáveis, mas cada uma possui pequenas variações.

Escolha a sua, converse com seu médico e nutricionista e se prepare-se!

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: Reprodução / Pixabay

Quem pode fazer a dieta da proteína?

Nem todo mundo pode fazer a dieta da proteína, mesmo que somente pelos dias estipulados. Por se tratar de uma dieta bastante restritiva, sua saúde precisa estar em dia e você não pode ter nenhuma doença preexistente. Além disso, a dieta é recomendada apenas para quem realmente precisa perder uns quilinhos.

Segundo entrevista ao jornal Folha Vitória, a nutricionista, Damylle Bueno explica que a dieta da proteína exige muito do corpo e da rotina do paciente: “Existem exames que são solicitados para a verificação principalmente das funções renais e do fígado, além de uma anamnese para saber se existe a possibilidade da realização dessa dieta”

 

Alimentos liberados em uma dieta baseada em proteínas

Apesar de ser muito restritiva, cortando todos os carboidratos e lipídios da alimentação da pessoa, a dieta da proteína possui receitas e alimentos bem variados. Os alimentos permitidos são os alimentos ricos em proteínas e que possuem baixo teor de carboidratos. Ela é bastante adaptável e você pode escolher os alimentos dessa classe que mais te fazem bem!

Por exemplo, escolha carnes magras, como peixe, file de peito de frango grelhado, ovo e peito de peru. De queijos e laticínios, você pode consumir leite desnatado, queijos brancos, iogurte desnatado, além de leites vegetais, como o de amêndoas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aposte na salada! A dieta da proteína valoriza também as fibras encontradas em verduras e legumes como acelga, couve, espinafre, alface, rúcula, agrião, chicória, cenoura, repolho, tomate, pepino, rabanete!

Para cozinhar, prefira azeite de oliva ou de linhaça. Como acompanhamento, aposte em azeitonas, castanhas, nozes, amêndoas. Dessa forma, os nibs de cacau também são uma ótima pedida para completar sua receita da dieta da proteína!

As melhores frutas que combinam com a dieta da proteína são o abacate e limão. E não se esqueça: a dieta da proteína pode ser realizada durante 15 dias com 3 dias de intervalo, podendo ser repetida por no máximo mais 15 dias.

Imagem: Reprodução / Pexels

Quais os benefícios da dieta da proteína?

Os alimentos escolhidos para a dieta da proteína desenvolvem o metabolismo do corpo, ajudando a queimar mais calorias, de forma mais rápida. Além disso, a ausência de carboidratos na alimentação faz com que o organismo utilize outras fontes de gordura para produzir energia, produzindo um emagrecimento rápido e saudável!

Segundo a nutricionista Aline de Andrade, no blog Dietbox, apesar de muitos prejuízos para quem não segue a dieta corretamente ou espera por milagres da dieta da proteína, os benefícios da polêmica dieta são muitos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dessa maneira, os benefícios da dieta da proteína incluem uma redução rápida do peso corporal e uma diminuição da resistência à insulina, além de controlar o apetite, a curto prazo. Além disso, a dieta previne a hipertensão arterial e utiliza a reserva de gordura corporal, promovendo rápido emagrecimento. Dessa maneira, a dieta da proteína também pode melhorar problemas cardiovasculares e endócrinos.

 

Orientações gerais para quem deseja apostar na dieta

Como se trata de uma dieta muito perigosa para a saúde, quando não seguida à risca, é muito importante seguir algumas orientações gerais! Dessa maneira, para seguir a dieta da proteína com responsabilidade, consulte um médico e também seu nutricionista!

Além disso, é muito importante que sua saúde esteja em dia! Diversos problemas de saúde, como diabetes e problemas no fígado não aceitam esse tipo de dieta e seu corpo pode acabar sofrendo! Por isso, cuide-se, em primeiro lugar!

Além disso, não desista! A dieta da proteína é incrível! Acompanhe sua dieta com mudança de rotina e uma reeducação alimentar constante e saudável! Dessa forma, mexa seu corpinho e mude seu cardápio! Logo logo você estará no seu peso ideal!

Comentários (1)
Comentar