Como fortalecer o cabelo: dicas para recuperar a saúde dos fios

0

Se os seus fios estão secos, quebradiços e sem brilho, provavelmente você deve estar pesquisando como fortalecer o cabelo. Mas, não é só você que está buscando mais saúde para as madeixas, já que só assim é possível fazê-las crescer mais rapidamente e muito mais bonitas.

Hoje, vamos dar algumas dicas  de como fortalecer o cabelo, ajudando a recuperar seu brilho, hidratação e força. Mas, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que nenhuma mudança vem do dia para noite. Por isso, é preciso paciência e persistência nos cuidados capilares.

Apesar de muitas pessoas acharem que apenas shampoo, condicionador e máscara são o segredo de como fortalecer o cabelo, na verdade não é bem assim. Isso porque, não são só os produtos que usamos diretamente nos fios que influenciam na saúde deles. Uma alimentação saudável, a redução do uso de ferramentas de calor e uma boa escova de cabelo também são aliados dos cabelos fortes e bonitos.

 

O que faz um cabelo ser fraco?

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Cabelos fracos podem ter várias causas. Entre elas: poros do couro cabeludo entupidos, por causa dos resíduos dos produtos usados; falta de nutrientes e/ou cuidados e o excesso de química. Pensando nisso, é importante cuidar dos fios antes mesmo deles chegarem a esse ponto.

Características de um cabelo fraco

  • Fios e pontas secas
  • Excesso de pontas duplas
  • Cabelo com aparência sem brilho e sem maciez
  • Cabelos que caem e quebram com muita facilidade

 

Existem tratamentos para fortalecer o cabelo?

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Sim! Em primeiro lugar, temos o cronograma capilar, uma técnica que já falamos bastante por aqui e que consiste em tratamentos intercalados de hidratação, nutrição e reconstrução durante a semana.

Leia mais sobre o cronograma capilar: 

+ Cronograma Capilar Caseiro: Receitinhas Para Testar Em Casa

+ Cronograma Capilar Skala: Os Melhores Produtos E Como Fazer

 

Além disso, também existe uma técnica chamada plástica dos fios. Também conhecida como cauterização, esse tipo de tratamento tem o objetivo de repor queratina, vitaminas e proteínas perdidas com o tempo. O principal benefício é que a plástica dos fios age em camadas mais profundas do cabelo.

 

Dicas de como fortalecer o cabelo

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Como falamos anteriormente, um cabelo forte envolve uma vida saudável em geral e cuidados diários. Veja algumas dicas para melhorar o aspecto e a saúde dos seus fios.

Procure manter uma alimentação equilibrada

Apesar de ser importante usar produtos de qualidade no cabelo, a saúde deles vem de dentro para fora. Por isso, é muito importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais capazes de fortalecer os fios.

Em primeiro lugar, evite industrializados, muito açúcar ou gordura. Além disso, existem alguns alimentos interessantes de incluir. São eles: peixes, sementes, frutas secos, verduras, frutas, legumes, vegetais. Por fim, procure beber muita água para manter a hidratação.

Evitar ferramentas de calor é uma dica de como fortalecer o cabelo

Não é novidade para ninguém que o secador, a chapinha e o babyliss prejudicam a saúde dos fios. Essas ferramentas de calor contribuem para o ressecamento e porosidade do cabelo. Logo, a dica é evitar o uso delas, ou, quando for necessário utilizar, sempre aplicar um protetor térmico antes.

Para ter cabelos fortes é preciso usar os produtos certos

Pode parecer óbvio, mas usar os produtos específicos para o seu tipo de cabelo é essencial, já que eles conseguirão atender as necessidades dos seus fios.

 

Proteja os fios dos raios solares

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

Não é só a nossa pele que sofre com os efeitos do sol. Os raios ultravioletas também podem danificar o cabelo, e muito. Por isso, é importante usar produtos com filtro solar diariamente. Leave-ins com protetor solar são ótimas opções!

 

Escolha uma boa escova de cabelo

Apesar de parecer algo superficial, a escolha da escova de cabelo pode afetar a saúde do seu cabelo. Isso porque, a escova errada pode acabar quebrando os fios, entre outros danos. Além disso, existem escovas específicas para cada tipo de fio, para cabelos cacheados ou lisos, etc.

 

A saúde mental também afeta a saúde dos fios

Pois é. É muito comum que em fases de muito estresse, o cabelo caia mais e fiquem até mais fracos. Por isso, a dica é cuidar da saúde mental o máximo possível, promovendo um corpo mais saudável como um todo.

 

A higienização também é uma chave de como fortalecer o cabelo

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Cuidar da limpeza do cabelo é muito importante, já que influencia diretamente na saúde do couro cabeludo. Por isso, a dica é lavar em dias alternados, com água morna. Procure evitar água muito quente, pois ela pode deixar os fios muito secos ou muito oleosos.

Além disso, é importante usar um shampoo detox de tempos em tempos, para eliminar os resíduos de produtos acumulados ao longo do tempo.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy