Como fortalecer o cabelo: dicas para recuperar a saúde dos fios

0 112

Se os seus fios estão secos, quebradiços e sem brilho, provavelmente você deve estar pesquisando como fortalecer o cabelo. Mas, não é só você que está buscando mais saúde para as madeixas, já que só assim é possível fazê-las crescer mais rapidamente e muito mais bonitas.

Hoje, vamos dar algumas dicas  de como fortalecer o cabelo, ajudando a recuperar seu brilho, hidratação e força. Mas, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que nenhuma mudança vem do dia para noite. Por isso, é preciso paciência e persistência nos cuidados capilares.

Apesar de muitas pessoas acharem que apenas shampoo, condicionador e máscara são o segredo de como fortalecer o cabelo, na verdade não é bem assim. Isso porque, não são só os produtos que usamos diretamente nos fios que influenciam na saúde deles. Uma alimentação saudável, a redução do uso de ferramentas de calor e uma boa escova de cabelo também são aliados dos cabelos fortes e bonitos.

 

O que faz um cabelo ser fraco?

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Cabelos fracos podem ter várias causas. Entre elas: poros do couro cabeludo entupidos, por causa dos resíduos dos produtos usados; falta de nutrientes e/ou cuidados e o excesso de química. Pensando nisso, é importante cuidar dos fios antes mesmo deles chegarem a esse ponto.

Características de um cabelo fraco

  • Fios e pontas secas
  • Excesso de pontas duplas
  • Cabelo com aparência sem brilho e sem maciez
  • Cabelos que caem e quebram com muita facilidade

 

Existem tratamentos para fortalecer o cabelo?

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Sim! Em primeiro lugar, temos o cronograma capilar, uma técnica que já falamos bastante por aqui e que consiste em tratamentos intercalados de hidratação, nutrição e reconstrução durante a semana.

Leia mais sobre o cronograma capilar: 

+ Cronograma Capilar Caseiro: Receitinhas Para Testar Em Casa

+ Cronograma Capilar Skala: Os Melhores Produtos E Como Fazer

 

Além disso, também existe uma técnica chamada plástica dos fios. Também conhecida como cauterização, esse tipo de tratamento tem o objetivo de repor queratina, vitaminas e proteínas perdidas com o tempo. O principal benefício é que a plástica dos fios age em camadas mais profundas do cabelo.

 

Dicas de como fortalecer o cabelo

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Como falamos anteriormente, um cabelo forte envolve uma vida saudável em geral e cuidados diários. Veja algumas dicas para melhorar o aspecto e a saúde dos seus fios.

Procure manter uma alimentação equilibrada

Apesar de ser importante usar produtos de qualidade no cabelo, a saúde deles vem de dentro para fora. Por isso, é muito importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais capazes de fortalecer os fios.

Em primeiro lugar, evite industrializados, muito açúcar ou gordura. Além disso, existem alguns alimentos interessantes de incluir. São eles: peixes, sementes, frutas secos, verduras, frutas, legumes, vegetais. Por fim, procure beber muita água para manter a hidratação.

Evitar ferramentas de calor é uma dica de como fortalecer o cabelo

Não é novidade para ninguém que o secador, a chapinha e o babyliss prejudicam a saúde dos fios. Essas ferramentas de calor contribuem para o ressecamento e porosidade do cabelo. Logo, a dica é evitar o uso delas, ou, quando for necessário utilizar, sempre aplicar um protetor térmico antes.

Para ter cabelos fortes é preciso usar os produtos certos

Pode parecer óbvio, mas usar os produtos específicos para o seu tipo de cabelo é essencial, já que eles conseguirão atender as necessidades dos seus fios.

 

Proteja os fios dos raios solares

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

Não é só a nossa pele que sofre com os efeitos do sol. Os raios ultravioletas também podem danificar o cabelo, e muito. Por isso, é importante usar produtos com filtro solar diariamente. Leave-ins com protetor solar são ótimas opções!

 

Escolha uma boa escova de cabelo

Apesar de parecer algo superficial, a escolha da escova de cabelo pode afetar a saúde do seu cabelo. Isso porque, a escova errada pode acabar quebrando os fios, entre outros danos. Além disso, existem escovas específicas para cada tipo de fio, para cabelos cacheados ou lisos, etc.

 

A saúde mental também afeta a saúde dos fios

Pois é. É muito comum que em fases de muito estresse, o cabelo caia mais e fiquem até mais fracos. Por isso, a dica é cuidar da saúde mental o máximo possível, promovendo um corpo mais saudável como um todo.

 

A higienização também é uma chave de como fortalecer o cabelo

como fortalecer o cabelo
Imagem: Reprodução / Pexels.

 

Cuidar da limpeza do cabelo é muito importante, já que influencia diretamente na saúde do couro cabeludo. Por isso, a dica é lavar em dias alternados, com água morna. Procure evitar água muito quente, pois ela pode deixar os fios muito secos ou muito oleosos.

Além disso, é importante usar um shampoo detox de tempos em tempos, para eliminar os resíduos de produtos acumulados ao longo do tempo.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy