Como deixar as unhas mais fortes e longas? 8 dicas infalíveis e comprovadas

1 3.164

Hoje em dia temos muitas alternativas de como deixar as unhas mais fortes. Pensando nisso, reunimos alguns fatos básicos e dicas para você fortalecer as suas:

 

O que fazer para ter unhas grandes e fortes?

Como deixar as unhas mais fortes e longas
Instagram

 

Unhas fortes e saudáveis podem ser um indicador de boa saúde, mas às vezes nossas não são tão fortes quanto gostaríamos que fossem.

A boa notícia é que sempre podemos fazer mudanças em nosso estilo de vida e hábitos para ajudar a fortalecer as unhas e fazer com que cresçam rapidamente.

Em primeiro lugar, é essencial manter uma dieta rica em vitaminas para unha e cabelos. Entre elas destacamos a importância de ingerir ômega-3, vitaminas do complexo B, vitamina C e também ferro e zinco. Em geral, as unhas são a janela da saúde. Por isso é fundamental prestar atenção nos sinais que elas dão.

Se a sua unha está fragilizada, isso pode ter causas diferentes. Tanto a falta de nutrientes quanto a ação de agentes externos (removedores de esmalte, esmaltação gel) podem colaborar para o enfraquecimento.

Portanto, se você busca saber como deixar as unhas mais fortes, saiba que é preciso prestar atenção na alimentação e também tomar alguns cuidados básicos.

 

 

 

Como deixar as unhas mais fortes e longas

dicas para deixar as unhas mais fortes
Getty Images

Se as suas unhas estão quebrando ou descamando com facilidade, não se preocupe. Basta seguir essas 8 dicas a seguir para recuperar a saúde e vitalidade, garantindo uma esmaltação perfeita e unhas mais compridas:

 

1. Preste atenção na dieta

 

Primeiramente, é essencial manter uma dieta saudável e variada, além de tomar um multivitamínico com minerais quando necessário.

Certamente, uma dieta deficiente em vitaminas e minerais cruciais pode afetar todo o corpo. Isso inclui, é claro, as unhas e cabelos, que são os primeiros a demonstrar quando algum nutriente está em falta.

2. Mantenha as mãos sempre hidratadas

Pense na quantidade de vezes que você lava as mãos com sabão diariamente. Muitas, não é mesmo? E, com isso, as unhas também acabam sofrendo, já que – assim como o resto do corpo -também ficam desidratadas.

Por esse motivo, um costume ótimo para adquirir é ter um creme hidratante sempre à vista e reaplicar ao longo do dia. Isso também irá prevenir o envelhecimento precoce nas mãos. Ou seja: você resolve dois problemas ao incorporar um único hábito novo.

 

3. Minimize a exposição à água

 

.Deixar a mão de molho em água por muito tempo pode fazer com que suas unhas fiquem fracas e quebradiças. Por isso, sempre use luvas ao lavar a louça e tente manter as mãos fora da água enquanto estiver tomando banho de banheira ou piscina.

Embora ainda seja fora da realidade evitar submergir as mãos o tempo inteiro, vale a pena tentar minimizar essa exposição sempre que possível. Essa é uma dica básica para quem quer descobrir como deixar as unhas mais fortes.

 

Como deixar as unhas mais fortes e longas
Pinterest

 

4. Tenha cuidado com os produtos que você usa rotineiramente

 

Sempre tenha em mente que muitos esmaltes ou tratamentos contêm produtos químicos. Esses, por sua vez,  podem enfraquecer as unhas. O removedor de esmalte que contém acetona deve ser evitado, pois pode danificar as unhas.

5. Mude a forma como você lixa as unhas

 

Você sabia que mudar o jeito de lixar é uma resposta sobre como deixar as unhas mais fortes? Pois é. Utilizar a lixa em movimentos de vai-e-vem, como uma serra, acaba enfraquecendo as unhas. Por esse motivo, o ideal é lixar sempre em uma direção só.

Outra dica muito importante é nunca lixar as unhas molhadas. Como a água deixa o tecido mais maleável, isso acaba prejudicando no longo prazo. Portanto, o ideal é esperar que a mão esteja completamente seca antes de iniciar o processo.

 

Como deixar as unhas mais fortes
Pinterest

 

6. Se possível, evite fazer esmaltação em gel ou usar unhas de acrílico

 

Embora sejam apontadas como uma alternativa fácil para quem tem problemas em deixar as unhas mais fortes e longas, o uso frequente dos alongamentos pode fazer com que as unhas descasquem, o que as enfraquece.  Assim, evite sempre que for possível.

A exposição à luz ultravioleta necessária para a esmaltação em gel foi identificada como um fator de risco para o câncer, embora essa exposição ainda seja muito menor do que gerada por um equipamento de bronzeamento UV.

7. Dê uma folga para os esmaltes

 

Ainda na mesma linha do que foi explicado anteriormente,  embora seja tentador manter as unhas sempre pintadas, elas também precisam respirar.

Isso porque o uso constante de esmaltes (mesmo esmaltes não tóxicos) pode enfraquecer a unha. Depois de usar o esmalte por mais ou menos uma semana, remova o esmalte com um removedor de esmalte sem acetona e deixe as unhas respirarem por pelo menos uma semana.

 

dicas para deixar a unha forte
Reprodução

 

8. Use produtos de limpeza com cuidado

 

Por fim, a última dica é crucial para entender como deixar as unhas mais fortes e saudáveis: use luvas sempre que mexer com produtos químicos.

Isso porque os componentes desses produtinhos podem gerar reações alérgicas e ainda ressecar, enfraquecer e até descascar as unhas. Assim, além de fazer a esmaltação durar mais, as luvas ainda servem para proteger sua mão do contato com esses ingredientes químicos nocivos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy