Quer aventura? Veja como andar de skate iniciantes

Segundo historiadores, os primeiros skates foram vistos na década de 30, em Los Angeles nos Estados Unidos. Mas chegou ao Brasil muito tempo depois, fazendo sucesso apenas nos anos 60. Com o passar do tempo, o skate foi definido como um esporte e mais tarde começaram a surgir campeonatos da modalidade. Se você se apaixonou pelo skate, saiba como andar de skate com dicas para iniciantes.

História do skate

Apesar dos primeiros relatos de skate terem surgidos nos anos 30, segundo a Secretaria da Educação do Paraná, o esporte só começou a se popularizar no resto do mundo em 60. No começo, os primeiros skates eram apenas patinetes que se quebravam e algumas pessoas começaram a perceber que as crianças continuavam a andar em cima do patins, mesmo sem o cano de apoio das mãos.

Foi então, na década de 60, que os surfistas criaram o primeiro skate como é conhecido atualmente. Pegaram pedaços de pranchas de surf, adicionaram rodinhas de patins e assim fizeram o skate tradicional. Ainda de acordo com o artigo da Secretaria da Educação, como o surf estava em alta na época, ajudou a popularizar o esporte ao redor do mundo.

Além disso, no mundo todo, ainda não haviam as regras que existem atualmente no esporte e apenas em 1974 engenheiro químico Frank Nashworthy, fez uma experiência e criou a primeira roda do skate e assim, as rodinhas de patins ficaram de lado.

+ Corrida para iniciantes: como começar a praticar, dicas, canais do Youtube

Skate no Brasil

Quando se popularizou ao redor do mundo, no Brasil, os surfistas também trouxeram o skate ao país na mesma época. No mesmo ano das criações da rodinhas próprias para o assessório desse esporte, o Clube Federal do Rio de Janeiro realizou o primeiro campeonato e em 1976 foi inaugurada a primeira pista de skate do Brasil e da América Latina, em Nova Iguaçu – RJ.

Mas, em 1988, o prefeito de São Paulo, Jânio Quadros (PTB), proibiu o esporte no estado e pessoas que praticavam eram chamadas de “vagabundas”. Mas a proibição não durou muito tempo, logo depois, a sucessora de Jânios, Luiza Erundina revogou a lei e ainda andou de skate quando tirou a proibição.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Atualmente, o esporte é um sucesso e após a atleta mais jovem brasileira, Rayssa Leal conquistar medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, o esporte viralizou e os jovens querem aprender a andar de skate também.

Dicas para iniciantes de como andar de skate (Foto: Unsplash)

+ Benefícios da caminhada para o corpo feminino

Equipamentos – Como andar de skate iniciantes

Pode ser mais fácil do que parece, aprenda agora as dicas essenciais para iniciantes aprenderem andar de skate.

O primeiro passo para começar andar de skate é ter os equipamentos. O shape mais adequado para quem está começando são os maiores e mais largos, de 7,75 a 8,25 polegadas são os melhores para iniciantes. Shape é a tábua que vai em cima das rodinhas. Se for mais largo e maior, irá te proporcionar mais equilíbrio e assim, você conseguirá ficar em cima do skate por mais tempo (o que no começo é complicado). Teste na loja, se possível, para verificar se seus pés estão firmes no shape e se a lixa está fixando no seu tênis adequadamente.

Foto: Freepik

Outro equipamento indispensável para quem está começando, são os equipamentos de segurança. Capacete, cotoveleiras, joelheiras e luvas se tornaram seus melhores amigos nesta jornada. No começo cair faz parte, ainda mais quando não se tem muito equilíbrio em cima do skate, por esse motivo, para não ficar inteira ralada, aposte nesses equipamentos.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Equipamentos de proteção com capacete, cotoveleira e joelheira (Foto: Submarino/Reprodução)

Tente se equilibrar e andar no skate

Não tem jeito, só se aprender andar, andando. Deixe de lado o medo de cair, as maiores lendas do esporte estão acostumadas com joelhos ralados e os tombos fazem parte do skate. Mas, no começo, para evitar acidentes, ande em asfalto liso, sem pedrinhas que irão travar as rodas, procure lugares planos e sem descidas para que você consiga se equilibrar (quadras são os melhores lugares).

No começo, tente apenas ficar em cima do skate no máximo de tempo que conseguir, para aprender como se equilibrar corretamente sem cair e como subir e sair do skate.

  1. Para subir no skate, primeiro suba um pé e posicione no centro do skate (se o skate está na horizontal, seus pés devem estar na vertical), após suba o outro;
  2. Quando estiver em cima do skate, deixe um pé afastado do outro (leve como base os furos das rodinhas, mas sem colocar os pés nas pontas);
  3. O joelho dobrado é a melhor forma de manter o equilíbrio em cima do shape;
  4. Não tente jogar o corpo para frente e para trás, para isso, contraia o abdômen mantendo-se firme em cima do skate.

Treine

Após o tutorial acima de como se equilibrar, está na hora de aprender a andar em cima do skate.

  1. Em primeiro lugar, coloque apenas um pé no shape e com o outro vá empurrando, sem colocar o pé que ficou no chão no shape;
  2. Quando se sentir firme ou com a ajuda de alguém no chão firme segurando suas mãos, coloque um pé no skate e o outro dá um leve empurrão e suba com o pé do chão no shape;
  3. Para parar, a melhor forma é colocar um dos pés no chão;
  4. A partir de agora, é ir treinando, a subida, descida e os pequenos trajetos com o skate.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

+ Exercícios para afinar o rosto funcionam? Conheça mais sobre a técnica

Quanto custa um skate bom para iniciantes?

Um skate montado para iniciantes, nas dimensões que citamos acima (8 polegadas), o valor gira em torno de R$ 300 apenas o skate. Os equipamentos de segurança completo, com capacete, joelheira e cotoveleira custam aproximadamente R$ 100.

Comentários (0)
Comentar