Chá de sálvia: conheça os benefícios e como consumir

0

Os benefícios do chá de sálvia faz com que essa bebida seja tão popular e usada no dia a dia, tudo graças às diversas vitaminas e nutrientes em sua composição. Mas para obter esses benefícios, é necessário o consumo correto e a preparação de forma adequada. Aprenda mais sobre essa planta medicinal e saiba como usar corretamente.

Quais são os benefícios do chá de sálvia?

chá de sálvia benefícios
Conheça os benefícios do consumo do chá de sálvia para a saúde – Foto: Unsplash/Reprodução

A sálvia é uma planta que faz parte da família das mentas. Suas folhas são bem características, mas também são vendidas secas, prontas para o consumo. Seu surgimento se deu em uma região Mediterrânica e é cultivada ao redor do mundo como uma erva medicinal.

Conheça agora os benefícios do consumo do chá de sálvia para adotar no seu dia a dia: aumenta a imunidade, alivia o calor da menopausa, auxilia na digestão, acelera a cicatrização e é um aliado da saúde bucal.

Pode aumentar a imunidade

O chá é conhecido por ser poder anti-inflamatório, que é importante para ajudar o sistema imunológico a regular, prevenindo gripes e resfriados comuns. Porém, caso já esteja infectado, a planta poderá ajudar a diminuir os sintomas e acelerar o processo de recuperação.

Alivia o calor da menopausa

Graças aos seus diversos nutrientes, o chá de sálvia ajuda a controlar o calor excesso causados pela menopausa e o desequilíbrio hormonal. Então, se está sofrendo com esses sintomas no momento, opte por tomar a bebida para te ajudar de forma natural.

Auxilia na digestão

A planta tem algumas substâncias digestivas, que irão te ajudar a controlar o intestino. Se está sofrendo com excesso de gases intestinais ou diarreia, aposte na bebida. Além disso, é ótima para azia e má digestão.

Acelera a cicatrização

Além do consumo, a sálvia pode ser usada na pele para ajudar na cicatrização de machucados, tudo graças ao seu poder anti-inflamatório. Seu poder com a cicatrização é tão conhecido que, essa planta começou a ser usada em diversas pomadas para esse benefício.

+ Raspar a língua: conheça esse ritual ayurvédico e seus benefícios

Como preparar e consumir o chá

A preparação do chá é bem simples e você irá fazer em casa bem rápido. As folhas secas são vendidas em mercados ou casas de produtos naturais prontas para o consumo, sendo bem fáceis de serem encontradas.

Ingredientes:

– 1 colher (sopa) de folhas de sálvia
– 1 xícara de chá (150 mL) de água

Modo de preparo:

1- Em primeiro lugar, coloque a água para ferver;
2- Quando borbulhar, ou seja, levantar a fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas;
3- Tampes com um pratinho e deixe descansar por 10 minutos;
4- Coe antes de tomar e se preferir, adoce com mel.

É indicado apenas de duas a três xícaras por dia do chá e o ideal que se for nessa quantidade, não ultrapasse mais do que 15 dias seguidores. Mas poderá intercalar para obter os benefícios.

Outra forma do consumo, além de beber o chá, para cicatrizar machucados ou alergias poderá fazer uma compressa no local, mas sempre com a bebida fria. O preparo é o mesmo, mas sem adoçar para usar na pele. Além disso, pode ser usado como um enxaguante bucal, após escovar os dentes para manter a saúde da boca.

Contraindicação e efeitos colaterais

Os efeitos colaterais poderão aparecer por causa de altas doses do consumo do chá, por esse motivo, é recomendável o consumo moderado. Se consumido em excesso poderá causar convulsões, causar efeito sedativo, problemas nos rins e vômitos.

Caso alguns desses sintomas surgirem após o consumo, ou qualquer outra alteração, suspenda imediatamente o consumo. Se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado.

O chá de sálvia, é contraindicado para mulheres grávidas, lactantes, crianças, pacientes com insuficiência renal, pessoas que fazem o uso de remédios para diabete, epilepsia e entre outros remédios controlados.

Caso esteja na lista e ainda sim queira consumir o chá de sávia, somente com a liberação médica.

+ Exercícios para queimar bastante calorias e emagrecer rápido

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy