Borra de café: benefícios, cuidados e como usar na pele, no cabelo e nas plantas.

0

Você já pensou em utilizar a borra de café para ficar ainda mais bela? O café é uma das bebidas mais admiradas pelos brasileiros. Não pode faltar na mesa de café da manhã. Além disso, o cafezinho de todos os dias contém muitas propriedades benéficas para nossa saúde.

O que poucas pessoas sabem é que o que sobra do nosso café diário, a borra de café, também é extremamente útil e perfeito, para diversos usos, tanto para nossa casa quanto para o nosso corpo! Por isso, conheça os benefícios e as maravilhas de usar borra de café na pele, no cabelo, nas plantinhas da sua horta e até mesmo na limpeza da sua casa!

 

O que é borra de café?

O café coado é unanimidade nas delícias das mesas de café da manhã da família brasileira. Na hora de passar o cafezinho, o que sobra no filtro é chamado de borra de café. E essa borra possui muitos e incríveis benefícios!

Você pode utilizar essa borra para nutrir a terra, esfoliar o rosto e o corpo, fortalecer os fios de cabelo e ainda tornar sua limpeza diária mais natural! É transformar um produto que iria para o lixo em mais uma utilidade para a sua rotina, tornando a vida mais ecológica, natural e muito saudável!

Utilize borra de café no seu skincare caseiro
Imagem: Reprodução / Pixabay

Benefícios da borra de café

A borra de café possui inúmeros benefícios maravilhosos. Um dos mais conhecidos é o fornecimento de nutrientes para a terra, ajudando no desenvolvimento das plantinhas da sua horta caseira!

Segundo Ademar Brasileiro, tecnólogo em gestão ambiental, em entrevista à Gazeta do Povo, a borra de café tem diversas aplicações nas plantas e pode ser aplicado tanto em composteiras quanto diretamente no solo, junto com outros nutrientes!

Para o nosso corpo, a borra de café é utilizada principalmente como esfoliante corporal, promovendo renovação celular e uma pele mais limpa e macia! Além disso, a cafeína presente na borra de café é um estimulante natural maravilhoso. Dessa maneira, ativa a circulação sanguínea nas áreas aplicadas.

 

Cuidados

Tome cuidado ao utilizar de forma excessiva a borra! Isso porque tudo em excesso pode ser prejudicial. E isso não seria diferente na aplicação dessa delícia, tanto na nossa pele quanto na natureza.

Para as plantinhas da nossa horta caseira, o excesso de borra de café pode intoxicar as folhas e acabar matando nossa plantação. O solo também pode ficar saturado, o que não é bom para o crescimento de novas mudinhas!

Dessa forma, mantenha sempre o equilíbrio entre os nutrientes, hidratação e carinho às suas plantas.
Para a nossa pele, o excesso de borra de café, ou a aplicação com muita força pode causar machucados e maltratar a epiderme, produzindo o efeito contrário ao desejado! Assim, aplique o seu esfoliante de forma leve e circular na pele.

 

Como usar borra de café

A borra de café é muito prática. Dessa forma, utilize sem muitas complicações para diversas utilidades na sua rotina. Além disso, como é um subproduto natural, sua aplicação em outras atividades da nossa rotina ajuda e cuida melhor do planeta!

Aplique diretamente na pele, no couro cabeludo, diretamente na terra e em produtinhos caseiros de preparo rápido para limpeza da casa!

Utilize borra de café para eliminar mau odores
Imagem: Reprodução / Pinterest

Na pele

Uma das melhores maneiras de se utilizar borra de café no seu dia a dia é experimentar um skincare mais natural e caseiro! Dessa maneira, você pode preparar um esfoliante poderoso para a sua pele com poucos ingredientes.

A borra ajuda na melhora do aspecto geral da pele. Dessa maneira, auxilia no controle da oleosidade, na prevenção de cravos e espinhas e na estimulação dos capilares sanguíneos, o que clareia e ativa a pele.

A borra remove de forma eficiente a sujeira e as células mortas da camada mais externa da pele. Misture com um pouquinho de óleo vegetal da sua preferência, como o de semente de uva, e aplique levemente uma vez por semana!

 

Borra de café no cabelo

Já no couro cabeludo, a borra do café é utilizada como uma máscara de café esfoliante capilar. Ela ativa a circulação da área, limpa e facilita a hidratação dos fios de cabelo, promovendo um crescimento mais saudável e contínuo!

Para aplicar a borra de café nos cabelos, utilize um creme de hidratação ou mesmo o seu próprio condicionador e crie uma pastinha. Para uma cosmética mais natural, utilize óleo de coco e óleo essencial de alecrim, para mais benefícios, também uma vez por semana!

 

Borra de café para neutralizar odores da casa

Além de fazer bem ao nosso corpo, você também pode utilizá-la no cuidado para a casa. A borra de café contém nitrogênio, o que auxilia na eliminação de maus odores. Dessa maneira, misture com um pouco de água e aplique em ralos e locais de mau cheiro, sempre que precisar! Mas cuidado para não entupir estes locais!

 

Borra de café nas plantas

Por fim, utilize os benefícios da borra de café e seus componentes para adubar e fortalecer as plantas de sua hortinha.

Isso porque ela contém nutrientes super importantes para o solo. Dessa maneira, ela é rica em carbono, nitrogênio e matéria orgânica que, quando associada a outros componentes, como a casca de ovo e de banana, permitem que suas mudinhas cresçam mais saudáveis.

Existem muitos benefícios que o café pode te trazer, desde uma manhã mais produtiva e energética até uma beleza natural e saudável! Aproveite todos eles de forma sustentável e veja sua vida mudar, sempre para melhor, com as propriedades e possibilidades da borra de café!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy