Bolhas no pé: como prevenir e lidar com esse problema

0

Existem diversos motivos que fazem surgir as bolhas no pé e é um problema rotineiro para diversas pessoas. Além de ser dolorido, as bolhas acabam atrapalhando algumas atividades simples do dia a dia, como praticar exercícios físicos, usar sapatos fechados para ir ao trabalho ou permanecer algum tempo de pé.

Se você sofre com as bolhas no pé, saiba como elas surgem, o que fazer quando elas machucam os pés e como prevenir o aparecimento de novas bolhas.

O que pode causar bolhas nos pés?

Bolhas no pé
Bolhas no pé (Foto: Reprodução/Freepik)

A causa mais comum das bolhas são atritos dos pés com algo externo, como sapatos apertados, chão e entre outros. O atrito faz com que a camada mais superficial da pele, conhecida como epiderme, se descole da segunda camada, chamada derme e assim formando uma bolha de líquido causados pelos vasos da derme.

Outras causas são queimaduras, tanto com gelo ou com fogo, que formam a bolha logo após a lesão na pele. Micoses também fazem bolhas nos pés e podem ser desenvolvida a qualquer momento. Para o diagnóstico da micose, é necessário fazer um exame em uma consulta médica.

Por fim, a causa mais comum das bolhas, tanto nos pés quanto nas mãos é uma doença chamada disidrose. Essa doença precisa de um diagnostico médico e faz com que bolhas nasçam no canto dos dedos. Essas bolhas coçam e quando estouram descamam a pele. É preciso de um tratamento médico específico para curar os sintomas.

O que fazer para evitar bolhas nos pés?

Saiba o que fazer para evitar passar por perrengues com as bolhas nos pés e poder aproveitar o dia a dia sem sofrimento.

  • Sapatos no tamanho correto: não use um sapato um tamanho menor que o seu pé. Se costuma ficar inchada, compre um número ou meio número maior do que calça, para evitar que fique apertado quando estiver com os pés inchados. Contudo, cuidado com sapatos muito largos.
  • Meias para corrida: se você corre, já deve ter se deparado com alguma bolha no pé, por isso, compre meias específicas para o esporte. Os corredores usam meias de tecidos sintéticos e de dupla camada.
  • Sapatos novos: evite usar por muito tempo logo após comprar.
  • Usar sapatos adequados: se cor correr, aposte em um tênis de corrida. Não tente praticar esporte com outro tipo de sapato, pois a bolha irá aparecer.
  • Jamais vista qualquer sapato com os pés molhados ou usar sapatos úmidos.
  • Cuide dos seus pés, eles também merecem um tempinho especial. Por isso, hidrate os pés todos os dias logo após sair do banho ou antes de dormir.

Bolhas no pé o que fazerBolhas no pé (Foto: Reprodução/Freepik)

O que é bom passar em bolhas no pé?

Não conseguiu evitar e agora? O que fazer com as bolhas do pé? Calma, não precisa se desesperar, vamos te ensinar o que fazer quando uma bolha surgir.

  • Se a bolha não estourou, é melhor deixar do jeito que está para evitar infecções. Para proteger a bolha e não causar mais nenhum atrito, tampe com gaze molhada na vaselina para não grudar e ter o efeito ao contrário do desejado. Não coloque curativos com cola.
  • Hidrate o local da bolha, pode ser com produtos naturais como babosa, que acelera o processo de cicatrização ou outras pomadas cicatrizantes.
  • Evite usar sapato fechado ou que aperte o local, se for necessário, faça um curativo antes para que o sapato não entre em contato com o machucado. Ande descalço o máximo de tempo que conseguir para curar mais rápido.
  • Caso a bolha seja muito grande e assim deseja estourar, utilize uma água estéril e descarte-a posteriormente. Não retire a pele que sobrou da bolha, como citado, ela é importante para prevenir infecções.
  • Se a bolha do seu pé está com pus, pode ser que esteja infectado, por esse motivo é importante buscar a ajuda médica para receber todos os cuidados necessários.

Pode estourar bolha de água no pé?

Como citado posteriormente, a bolha é a proteção do local do machucado, por esse motivo não é recomendado estourar e nem tirar a pele. A bolha estourada e aberta pode causar algumas infecções e deixar o local cheio de pus. No entanto, se estourou sozinha, mantenha o local arejado, não use sapato apertado e cuide para que não entre nenhum bactéria indesejada.

Fonte: Minha Vida / Globo Esporte / Tua Saúde

Leia também:

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy