Bloqueador solar: o que é, diferenças de protetor solar e as melhores marcas

0 36

Vamos desvendar um dos principais produtos para curtir o verão sem culpas: o bloqueador solar! Item indispensável nos dias de praia com sol mais intenso, o bloqueador solar, também conhecido como filtro solar de alta performance, faz a diferença na hora de você se cuidar e proteger contra os efeitos da radiação solar.

Você sabia que a proteção contra a radiação solar diminui os sinais de envelhecimento da pele e machas? As radiações UV são os maiores causadores do câncer de pele e da melasma. Assim, é muito importante se cuidar e se proteger, com os produtos certos.

De acordo com a entrevista da dermatologista Dra. Lilian Guadanhim, ao blog Dermaclub, o uso de produtos de proteção solar precisa se tornar um hábito diário saudável, independente se o dia for ensolarado ou nublado. Ele deve ser aliado a um conjunto de práticas para cuidados da pele e cabelos, que você pode aplicar tanto nas férias, quanto no seu dia a dia da cidade!

Dessa maneira, sua pele vai estar sempre coberta, protegida e poderá se defender contra todos os malefícios da exposição solar em excesso.

Conheça melhor o produto conhecido como bloqueador solar e adicione hoje mesmo na sua rotina de cuidados diários, para uma pele sempre cuidada, saudável e preservada.

 

Mas afinal o que é bloqueador solar?

Hoje em dia, no mercado de cosméticos e dermocosméticos, existem vários produtos que oferecem proteção e controle da exposição do sol. Um deles é o bloqueador solar. De acordo com a dermatologista Dra. Lilian o termo bloqueador solar é utilizado a bastante tempo e bem aceito pelas pessoas.

Mas, é preciso ter cuidado com as propagandas! Isso porque, mesmo os produtos sendo chamados de bloqueadores solar, nenhum deles pode comprovar uma eficácia de bloqueio total dos efeitos do sol na pele. Ou seja, não há a possibilidade de nenhum produto bloquear 100% as radiações ultravioletas.

Bloqueador solar é um filtro físico de proteção para todos os tipos de pele
Imagem: Reprodução / Pinterest

Benefícios do bloqueador solar

Mas isso não impede todos os seus incríveis benefícios à nossa pele, o que torna o bloqueador solar um dos principais itens do skincare, ao longo do tempo. Ele protege a camada mais externa da pele dos efeitos danosos das radiações UVA e UVB excessivas. Além disso, cria uma proteção física contra as agressões do sol na nossa pele, prevenindo contra o envelhecimento precoce.

Ele é mais recomendado para pessoas com peles claras e sensíveis, pois possui uma textura grossa. Porém, deve ser estimulado seu uso para qualquer pessoa, em qualquer ambiente. Aprenda a utilizar o bloqueador solar, mesmo fora da praia.

Os bloqueadores solares são, geralmente, filtros físicos de alta performance e cobertura. Dessa maneira, levam substâncias como o dióxido de zinco, um pigmento branco. Segundo a dermatologista Dra. Fernanda Casagrande em entrevista ao Dica de Mulher, o uso do bloqueador solar para pessoas com manchas na pele, sensibilidade, melasma e até mesmo para quem tem histórico de câncer e alergias, o uso deste produto, todos os dias, é essencial.

 

Bloqueador e protetor solar: qual diferença dos dois produtos?

 

Mesmo que muitas pessoas achem que bloqueador solar e filtro sejam basicamente o mesmo produto, há uma diferença entre eles, muito importante. Ela é bem pronunciada na variação de textura e no grau de proteção comprovada pela empresa fabricante. Filtros solares geralmente apresentam fatores de proteção mais leves, os chamados FPS.

De acordo com a dermatologista Dra. Fernanda Casagrande, o bloqueador solar possui um ativo físico que bloqueia a passagem do sol. No entanto, mesmo que o fator FPS seja um número alto, ele não protege 100%. Sua composição cosmética permite que a pele fique esbranquiçada, inibindo os efeitos do bronzeamento e da alta exposição do sol diretamente nas células do nosso corpo.

Ainda segundo a dermatologista, o protetor solar difere dos bloqueadores pelo nível que protege a pele dos raios UVA e UVB. Sua proteção química ainda permite que o sol chegue até a pele, mas não deixa ela produzir danos. Além disso, ele tem textura mais fina. Isso ajuda no uso diário, mesmo fora das praias.

 

Reponha o bloqueador solar em dias de praia e piscina, para manter a proteção total
Imagem: Reprodução / Pinterest

Dica das melhores marcas para proteção solar

 

Bloqueador solar da Vichy

O bloqueador solar da marca da Vichy é bastante recomendado pelos dermatologistas. Dessa forma, eles promovem alta proteção contra os raios UVA e também UVB, com fator máximo de FPS 70, toque seco. Também, são disponíveis para quem gosta de protetor com cor ou sem cor (para todos os tipos de pele).

 

Bloqueador La Roche – Posay

A linha de cosméticos contra a exposição solar excessiva da marca La Roche – Posay, são os produtos da linha Anthelios, testados em peles sensíveis e alérgicas, proteção UVA/UVB e danos infravermelhos. Possui complexo antioxidante e proteção fotoestável comprovada. Dermatologistas e profissionais esteticistas recomendam a marca. Ela também possui bloqueadores e protetores com cor, para um efeito mais suave na pele.

 

Linha de proteção contra o sol de L’ oréal Paris

O bloqueador solar da marca L’ oréal Paris possui benefícios de proteção UVA/ UVB, proteção contra danos profundos, defesa antioxidante e toque aveludado. Também é importante saber as formas de aplicação do bloqueador e protetor solar, para ficar protegida todo o tempo!

 

Bloqueador solar Bioré

Tanto o bloqueador solar quanto o protetor solar da marca Bioré possuem fórmulas em gel aquosa, refrescante, oferece alta proteção UVA/UVB em textura leve. Também com linhas que possuem texturas secas e macias.

Utilize bloqueadores solares mesmo dentro de casa
Imagem: Reprodução / Pexels

Recomendações

Por fim, utilize, ao mínimo, protetores e bloqueadores com fator de proteção (FPS) 30. segundo a recomendação dos dermatologistas. Além disso, evite uma alta exposição do sol nos horários de das 10h às 16h, principalmente em lugares abertos, como piscina e praias. Também não esqueça de repor o bloqueador solar a cada 2h, para manter a pele sempre protegida.

Assim, sempre que houver dúvidas sobre produtos para seu tipo de pele e questões relacionadas à saúde geral do seu corpo, não deixe de visitar o seu médico de confiança!

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy