BBB 21: Lumena milita? Entenda o significado do termo

0

Com a promessa de ser o ‘big dos bigs’, o reality BBB 21 está passando de entretenimento para uma defesa da militância na casa. Uma das protagonistas do tema, é a participante Lumena, que vem defendendo e repudiando qualquer atitude ou comportamento dos colegas de confinamento, que seja um ato preconceituoso contra pessoas pretas e LGBTQIA +.

Existe militância no BBB 21?

Discurso bonito sobre militância não significa tornar a pessoa um militante. Pelo contrário, qualquer pessoa que estuda um determinado assunto e que não colabora com a prática, não pode ser considerado um militante. Dentro do reality BBB 21, a participante Lumena está chamando atenção sobre causas sociais. No entanto, o seu discurso e modo como é dito, está sendo visto como exagerado por parte do público.

O que é militância?

O termo “militância” está atrelado diretamente a “militar”, ou seja, algo rígido, que requer disciplina, além de envolver regras, controle, padronização, hierarquia e regularidade. Ser uma pessoa militante, é se organizar com um grupo e lutar em prol de um objetivo principal, levando em conta toda a estrutura social.

Existem tipos de como militar, por exemplo, uma pessoa pode fazer militância pedagógica, seja através de canal em redes sociais, ou a militância guerrilheira, aquela que vem para mostrar ao sistema que sim, tem pessoas dispostas a dar a vida pelo o que acredita. Tem também a militância pacífica, corporativa, ou seja, a do dia-a-dia, que pode ser uma das mais importantes de todas, e que pode causar uma mudança no sistema de dentro para fora.

Ser um militante é ter consciência do que você quer e agir, por exemplo: ir para as ruas, cobrar políticas públicas, se organizar, fazer reuniões para encontrar saídas para uma melhoria em prol do que seja o objetivo principal, a causa.

Lumena está sendo militante?

Segundo algumas publicações na web, uma parte do público milita das causas apontadas por Lumena no BBB 21. Mas, por outro lado, grande parte dos fãs do programa criticam as atitudes e comportamentos da sister como exagerados e nada de militante. 

Para muitos, ser uma pessoa militante não o torna dono da razão, e muito menos dá o direito de corrigir quem possui algum tipo de preconceito, ou até mesmo uma pessoa que detém de um conhecimento específico e que não seja especificamente o seu. Pelo contrário, ter o conhecimento sobre alguma causa e a vontade de militar para um bem coletivo, torna a pessoa militante um exemplo de referência e admiração, o que para alguns telespectadores, Lumena não está sendo. 

Viih Tube X Lumena no BBB 21

Durante o jogo da discórdia do BBB 21,  a influencer Viih Tube apontou Lumena como uma das influenciadoras no jogo, e que pontuou que a militância teria sido, algumas vezes, exagerada. No entanto, mais tarde, a DJ foi conversar com a sister e afirmou que não está sendo militante no BBB 21. “Falar sobre questão racial não é militância. Se eu quisesse fazer militância eu não estaria no BBB (…) Você não me conhece pra dizer que tive postura militante (…) você reduziu a situação a militância”, disse Lumena, que completou: “Você não sabe o que é militância. Militância é sobre pautas coletivas. Evite usar a palavra militância, porque isso aqui não é militância, é sobre pessoa.”

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy