Aquarela para iniciantes: guia para começar a pintar

1

Ao longo de sua história, a arte provou ser uma poderosa ferramenta de expressão e transformação social, e durante a pandemia não tem sido diferente. Para animar a rotina de quem está em casa, elaboramos um guia de aquarela para iniciantes com ajuda da pintora de aquarela Vivianne Russo, para você você começará a criar impressionantes pinturas contando apenas alguns materiais e técnicas simples.

Afinal de contas, a pintura em aquarela é uma das formas de arte mais acessíveis. Provavelmente, todo mundo já tentou esse tipo de pintura em algum momento de sua vida, seja na aula de arte quando criança ou apenas descobrindo quando adulto. Embora você possa se sentir intimidado como um novato pelas inúmeras opções de artes e ofícios, algumas dicas simples servirão para esclarecer o caminho a seguir.

Aquarela para iniciantes – O que é aquarela?

Aquarela para iniciantes
Foto: Vivianne Russo/reprodução

A aquarela é uma técnica que existe há séculos e é adorada por suas características especiais como transparência, fluidez, luminosidade e manchas tão sutis. Sua transparência faz com que as figuras fiquem delicadas e que possa ter várias camadas, produzindo efeitos únicos. Ela tem um elemento bem simples como base, a água, e sua secagem é rápida (apenas alguns minutos).

É muito utilizada para se criar estampas, imagens para divulgação de produtos, quadros de paisagens ou retratos, convites de casamento, inspiração para tatuagens e até ilustrações mais científicas (como na botânica, por exemplo).

Quais materiais são necessários?

Aquarela para iniciantes
Reprodução/Pinterest

Além dessas características incríveis e vasta utilização, a aquarela para iniciantes requer apenas materiais simples para se iniciar: “Necessitamos, basicamente, dos 3 “Pês””: Papel, Pigmento e Pincel”, indica a artista Vivianne.

  1. O papel precisa ter uma gramatura de no mínimo 300g/m² (e ter na embalagem uma indicação de que é próprio para aquarela), do contrário ele não consegue absorver muita água e fica todo enrugado ou rasga. Os que são 100% algodão são ainda melhores que os de celulose. De início, pode-se começar com os de celulose 300g/m² da marca Canson;
  2. O pigmento (ou seja, a tinta) precisa ser próprio para aquarela, pode ser encontrado em várias formas: bisnagas, pastilhas ou até liquidas (é uma questão de preferência, pois todas funcionam). Podem ser classificados em três níveis: escolares, estudantis ou semi-profissionais e profissionais.
  3. O pincel precisa ter cerdas macias e finas, capazes de reter água. Podem ser redondos ou chatos e variar de tamanhos, vai depender de qual tipo de traçado e desenho que você deseja. “Como vegana, indico usar os de pelos sintéticos ao invés dos que possuem pelos de animais”, sugere Vivianne.

Materiais para pintar aquarela – Aquarela para iniciantes

Aquarela para iniciantes
Imagem: Vivianne Russo/reprodução
  • Água: afinal essa é a maior característica da aquarela, misturar pigmentos com água. Coloque água limpa em um copo para usá-la quando for pintar. Vai ajudar a obter transparência nos pigmentos e a limpar os pincéis.
  • Godê: serve para misturar tintas ou dissolver a tinta na água até obter a cor desejada. Há godês de diversos materiais. Os mais utilizados são os de plástico, por serem mais baratos, porém eu indico muito os de porcelana (pode até ser um prato simples da sua casa).
  • Papel-toalha, esponja ou pano limpo: é comum precisar tirar o excesso de água do pincel, então sempre temos à mão um destes materiais para passar o pincel e retirar um pouco da água.
  • Lápis 2B, borracha (use somente quando muito necessário e de maneira delicada, pois ela compromete o papel e prejudica sua absorção) ou limpa-tipo, borrifador e fita crepe (ajuda a fixar o papel na mesa, impedindo que ele se envergue quando aplicar água).
  • Posteriormente, você pode até combinar a aquarela com outras tintas. É chamada “técnica mista”.

Tinta – Aquarela para iniciantes

Aquarela para iniciantes
Pinterest/reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desde que ganhou popularidade no século 18, a pintura em aquarela tem sido a favorita dos artistas amadores e profissionais. Sua portabilidade faz com que seja o meio perfeito para entrar na estrada, permitindo que os artistas desenhem o ambiente ou desenvolvam idéias rapidamente. Mas com tantas marcas disponíveis, quais são os melhores conjuntos de aquarela no mercado? E o que procurar ao selecionar tinta aquarela?

A maneira mais comum de comprar aquarelas é em pequenos tubos ou em pastilhas, que são ótimas em termos de portabilidade.  Mas lembre-se de que os tubos e as pastilhas são vendidos individualmente; portanto, se você não tiver certeza do que funciona melhor para você, misture e combinar até encontrar a combinação perfeita.

Onde comprar tinta aquarela?

Aquarela para iniciantes
The Cumberland Pencil Company/reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja você um pintor iniciante ou um artista profissional, certamente você vai encontrar as melhores aquarelas na Dezáina. A loja virtual é apaixonada por criatividade, e isso se reflete na vasta gama de produtos: itens importados com exclusividade de importantes marcas de materiais de design, arte e papelaria.

Aquarela para iniciantes
Foto: Dezáina/reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre os materiais para aquarela, destaque para a tinta aquarela ‘White Nights’, marca famosa mundialmente graças a sua qualidade extrafina. O produto é fabricado na Rússia desde 1934, artesanalmente com pigmentos de máxima qualidade e partículas finas, misturadas com goma arábica e mel. O resultado são cores facilmente misturável e resistentes à luz.

 

Aquarela para iniciantes – Qual papel usar?

Aquarela para iniciantes
Ankasanat/reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O papel é outro fator extremamente importante quando se trata de aquarela. O papel comum é fabricado com fibras de madeira. É fino e leve e absorve o pigmento muito mais rápido que o papel aquarela.

A pintura em aquarela traz água para a imagem e, portanto, quando o papel comum é usado, ele absorve o pigmento rapidamente e deforma. Também rasga com facilidade devido à umidade, o que significa que todo o projeto é bastante difícil de concluir com êxito.

Este papel é mais pesado que o papel comum e também um pouco mais áspero e, portanto, absorve o pigmento na taxa certa e não é rasgado pela umidade.

Por esses e outros motivos, o papel aquarela é o tipo ideal de papel para quem deseja produzir belas obras de arte. Na embalagem, você provavelmente encontrará um número indicando o peso, por exemplo, 300g, então saiba que quanto mais peso, melhor a qualidade.

A Série Canson de aquarela de 300 g é uma das mais populares, e vale a pena o investimento.

Técnicas de aquarela – aquarela para iniciantes

aquarela técnicas

Wet-on-wet

Existem algumas maneiras básicas de pintar com aquarela, um deles é o Wet-on-wet. O método é normalmente usado para pintar paisagens, céus simples ou lavagens suaves em aquarela, porque o efeito nos dá uma boa aparência fluída que pode ser aplicada de diferentes maneiras. Basicamente, estamos adicionando tinta úmida a uma superfície molhada. Aqui está uma atividade simples que pode ajudar a familiarizá-lo com esta técnica.

Wet-on-dry

Wet-on-dry é usado para obter formas mais precisas e definidas. Em geral, a maioria das aquarelas de estilo ilustrativo é obtida com tinta úmida sobre uma área seca.

Aquarela para iniciantes
Calligraphy/reprodução

 

Combinação de cores –  Aquarela para iniciantes

Aquarela para iniciantes
Pinterest/ reprodução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui estão algumas combinações básicas de cores de aquarela para iniciantes:

Azul + vermelho= roxo
Amarelo + vermelho = laranja
Amarelo + azul = verde
Laranja + azul = marrom
Amarelo + vermelho + azul = preto

Veja o passo a passo

É preciso saber pintar?

De acordo com Vivianne Russo, qualquer pessoa pode aprender a pintar na aquarela. “Independentemente se já tenha conhecimentos prévios de arte, basta apenas vontade pintar, visto que a aquarela necessita de materiais simples, tem rápida secagem e lindos resultados, além de ser uma técnica muito utilizada em diversos locais e recomendada para todos”, afirma.

Atividades para fazer na quarentena – Aquarela para iniciantes

Exercícios regulares e alimentação saudável são formas conhecidas de envelhecer com sucesso, mas também ter um hobby criativo, como a pintura, mantém sua mente forte e pode melhorar sua qualidade de vida geral.

“Por ser psicóloga, posso dizer que eles vão além do resultado que vemos com os olhos. Sua fluidez nos permite sair dos padrões e repetições, mergulhar em nossa criatividade, deixar o pensamento correr livre, sermos mais observadores do mundo que nos cerca e ainda tê-la com um ótimo exercício para tirar o stress e relaxar. Quando nos permitimos criar, entramos em contato com nossas produções mais autênticas, sendo, portanto, uma ferramenta de autoconhecimento. Vejo que muitas pessoas ganham até autoestima depois que descobrem o que são capazes de fazer, conforme seus resultados vão evoluindo com os estudos”, diz a artista.

Conheça a artista

Aquarela para iniciantes
Foto: Vivianne Russo/reprodução

Pintora e psicóloga, a paulista Vivianne Russo começou a explorar sua veia artística na infância. Fez aulas de pintura, bordado, culinária, dança e violão. Adulta, formou-se em psicologia, mas a vocação para a arte falou mais alto e hoje a pintura é sua dedicação exclusiva.

Como é possível ver em suas pinturas, a principal inspiração Vivianne vem dos animais. A artista consegue incríveis e expressivas aquarelas conectando os bichos de quatro patas as emoções humanas. Para conhecer mais sobre o trabalho dela e suas incríveis pinturas em aquarela acompanhe seu instagram @viviaquarelas ou envie um e-mail para viviannerusso@gmail.com.

Você merece ter o prazer de dar like nas imagens dela no seu feed. Com certeza você vai amar! 

Então, agora que você já sabe tudo sobre aquarela para iniciantes, compartilhe com a gente suas experiências.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy