Absorventes sustentáveis: os melhores e por que você deveria trocar!

0

Já pensou em aderir aos absorventes sustentáveis? A visita mensal da menstruação é certeira e os absorventes acabam sendo grandes aliados das mulheres nesse período. Apesar da menstruação ser uma poderosa forma de conexão consigo mesma, de percepção de saúde, entre tantos outros aspectos que a envolvem, os absorventes são uma enorme ameaça ao meio ambiente.

Isso porque, durante a vida, uma mulher chega a descartar cerca de 10 mil absorventes. Esses, por sua vez, levam de 100 a 400 anos para se decompor. Portanto, que tal conhecer versões mais amigas do meio ambiente?

Impacto ambiental dos absorventes descartáveis

calcinhas absorventes
Imagem: Pantys (Reprodução / Instagram)

 

Primeiramente, as principais matérias-primas dos absorventes descartáveis são o plástico e a celulose. Sendo assim, a pegada ambiental negativa desses produtos começa no processamento deles.

A produção de plástico exige muita energia elétrica, além de criar objetos de longa duração, ou seja, que demoram para se decompor.  Por outro lado, a celulose, que é obtida através das árvores, precisa de muita fiscalização para que seja retirada corretamente e de forma sustentável.

Além disso, ao serem descartados, os absorventes vão para aterros sanitários e lixões a céu aberto. E ali  permanecem por mais de 100 anos, enquanto poluem ainda mais os solos com os aditivos químicos utilizados na sua produção.

Embora algumas empresas já trabalhem para tornar possível e otimizar a reciclagem dos absorventes e sua compostagem, por enquanto, essas alternativas ainda não chegaram no Brasil. Porém, sempre há um caminho mais sustentável para seguirmos.

Então, caso você se preocupe com o tamanho da pegada ambiental que vai deixar no planeta, existem diversas opções de absorventes sustentáveis no mercado.

Abaixo, listamos algumas:

 

Principais opções de absorventes sustentáveis externos

Absorvente ecológico

Para quem ainda não se sente pronta para uma mudança tão radical, os absorventes ecológicos são uma boa opção. Isso porque, são parecidos com os absorventes normais, porém, são feitos com algodão orgânico e livres de substâncias químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

 

Calcinha absorvente

calcinha absorvente
Imagem: Pantys (Reprodução / Instagram)

 

A composição de tecidos das calcinhas absorventes garantem a absorção do fluxo menstrual, além de prometerem zero vazamento e total conforto.

A calcinha absorvente é lavável e reutilizável e, consequentemente, evita o desperdício de cerca de 4 kg de lixo por ano.

Mais importante do que escolher um modelo bonito e confortável, é preciso saber a intensidade do seu fluxo e, então, evitar vazamentos.

Onde comprar: Pantys.

 

Absorvente de pano reutilizável

absorvente de pano
Imagem: Korui (Reprodução / Instagram)

 

Assim como a calcinha, o absorvente de pano é feito com tecidos que absorverão o sangue e te manterão sequinha e segura durante o dia. Para usá-lo basta fixá-lo em qualquer calcinha e ser feliz!

Os absorventes de pano são perfeitos para quem busca praticidade e conforto!

Onde comprar: Korui.

 

Alternativas de absorventes sustentáveis internos

Coletor menstrual

coletor menstrual
Imagem: Inciclo (Reprodução / Instagram)

 

Apesar de ser uma ótima opção de absorvente sustentável, por muito tempo não se falou sobre o coletor menstrual.

Ele é uma espécie de copinho de silicone para onde todo o fluxo menstrual desce, garantindo conforto e zero vazamentos, se colocado corretamente.

Inserir o coletor menstrual pode ser um desafio nos primeiros ciclos. Mas depois de pegar o jeito, essa alternativa pode se tornar super prática! A troca deve ser feita de 12 em 12 horas, ou dependendo da intensidade do seu fluxo menstrual.

Para higienizar o seu coletor menstrual, primeiro lave-o com água e sabonete neutro a cada troca. Depois, ao final do ciclo, ferva-o por dois minutos com algumas gotinhas de sabonete neutro ou bicarbonato de sódio.

O seu coletor menstrual pode durar até 3 anos, o que equivale a 27kg de absorventes descartados!

Onde comprar: Inciclo, Fleurity.

Disco menstrual

disco menstrual
Imagem: Inciclo (Reprodução / Instagram)

 

Basicamente, o disco menstrual funciona da mesma forma que o coletor, porém, o que diferencia um do outro é o lugar onde ficam posicionados.

Enquanto o coletor fica na entrada do canal vaginal, o disco menstrual fica no fundo, próximo ao colo do útero.

Isso permite que você tenha relações sexuais estando menstruada, sem precisar retirar o “disquinho” e evitando qualquer bagunça ou sujeira.

As dicas de higienização do coletor menstrual servem também para o disco.

Onde comprar: Inciclo.

Benefícios dos absorventes sustentáveis

absorventes ecologicos
Imagem: Pantys (Reprodução / Instagram)

1. Os absorventes sustentáveis têm menor impacto ambiental

Além de diminuir a quantidade de lixo descartado mensalmente só com absorventes descartáveis e que demorarão anos e anos para serem decompostos, o uso dos absorventes sustentáveis também evita que aditivos químicos entrem em contato com o solo, poluindo, por exemplo, lençóis freáticos.

2. Economize dinheiro usando absorventes sustentáveis

Em segundo lugar, não é só o meio ambiente que se beneficia quando você troca os absorventes descartáveis pelos ecológicos, o seu bolso também agradece!

Estima-se que, em média, uma mulher gaste cerca de R$6 mil em toda a sua vida. Pesquise sobre as opções de absorventes sustentáveis e veja qual tem o melhor custo-benefício para você.

3. Absorventes sustentáveis reduzem as chances de infecções.

Para finalizar, o uso de absorventes descartáveis, tanto internos quanto externos, facilita infecções. Portanto, ao optar pelos sustentáveis, seu corpo está mais protegido!

Assim como a menstruação pode ser uma grande ferramenta de autoconhecimento e conexão consigo mesma, o absorvente que você escolher também pode ajudar nessa caminhada de cuidado com o próprio corpo.

E, melhor ainda, se for uma opção sustentável! Por isso, faça as pazes com a menstruação e opte por alternativas eco-friendly!

 

Fontes: Area de Mulher, Inciclo, Casa Beta, E-cycle.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy