Centella asiática: o que é, pra que serve e como tomar

0

A centella asiática, também chamada de gotu kola, é conhecida por melhorar a função cognitiva, reduzir a ansiedade e aumentar a concentração.

 

O que é centella asiática?

centelha asiática centella ou gotu kola
Essa plantinha é a famosa centelha asiática

 

A centella asiática é uma planta medicinal muito conhecida na medicina ayurvédica, que agora faz sucesso no Brasil. Suas propriedades são extensas e o uso contínuo promove um grande equilíbrio do sistema nervoso, bem como um aumento da concentração e compreensão.

Além de seus efeitos no cérebro, os herbalistas contemporâneos usam a centella asiática como curador de feridas, diurético, antioxidante, tônico para nervos e remédio antibacteriano. Devido ao seu poder diurético, essa planta poderosa também atua como um emagrecedor.

Por fim, no Himalaia, os iogues tradicionais usam a centella asiática como uma ferramenta para auxiliar na meditação.

 

Quais os benefícios da centella asiática?

planta centella asiática
Tem efeitos efeitos antioxidantes no cérebro

Todos os dias, nossas células cerebrais são atacadas por inúmeras neurotoxinas que podem causar enxaquecas, e alterações de humor.

A centella asiática tem efeitos antioxidantes e é usada para minimizar o efeito dos radicais livres.  Assim, seus antioxidantes neutralizam esses danos, impedindo-os de prejudicar nossas células cerebrais.

Melhora a função cognitiva

A centella asiática ajuda a aumentar a função cognitiva geral, de acordo com estudos. Os pesquisadores compararam os benefícios do extrato da planta e os benefícios do ácido fólico para melhorar a função cognitiva em pacientes que sofreram um derrame.

Os resultados, por fim,  foram surpreendentes.  Embora ambos os suplementos tenham sido igualmente úteis para aprimorar as habilidades cognitivas gerais desses pacientes, a centella asiática foi mais poderosa para aprimorar a memória e as habilidades cognitivas.

centella asiatica
Quem tem acesso as folhas in natura também pode adicionar a centelha asiática ao suco verde.

 

Reduz a ansiedade e tem efeito antidepressivo

Além de seus efeitos positivos para a memória, a centella asiática também possui propriedades relaxantes. Por esse motivo, é historicamente utilizada para melhorar a saúde mental.

Pesquisas indicam que a centella asiática aumenta os níveis dos neurotransmissores de bem-estar, serotonina, dopamina e norepinefrina. Tudo isso enquanto reduz os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

Ao trazer equilíbrio para esses neurotransmissores, o consumo da erva pode ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Auxilia na perda de peso e pode reduzir a celulite

Por fim, devido aos seus poderes diuréticos, a centelha é uma erva muito eficaz para reduzir celulite.  Isso porque suas propriedades medicinais promovem melhora da circulação sanguínea e também da estrutura do tecido conjuntivo. Dessa forma, promove a formação de colágeno e mantém a pele firme.

Outros estudos apontam que essa erva medicinal pode auxiliar na perda de peso, uma vez que o uso contínuo auxilia na redução dos níveis de glicose do sangue.

 

Leia também:

+ Como Relaxar A Mente E O Corpo Com 10 Dicas Simples

+ Calmantes Naturais: Soluções Poderosas Para Combater Ansiedade E Insônia

 

Como tomar centella asiática?

chá de centelha asiática como fazer e pra que serve
Folhas secas de centelha asiática: o chá é fácil de encontrar em qualquer loja de produtos naturais.

 

As formas de ingestão mais conhecidas são o chá, a tintura ou os suplementos à base de centelha asiática ou gotu kola.

Caso opte pelo suplemento, a indicação é tomar doses entre 500mg e 1000mg por dia. No entanto, os efeitos do uso a longo prazo ainda não são conhecidos. Por essa razão,  os médicos recomendam que você o tome por 6 semanas e depois pare de usar por 2 semanas. Manter esse ciclo reduz o risco de sofrer os efeitos colaterais da centelha asiática.

No entanto, por possuir concentrações menores da erva, o chá pode ser tomado continuamente, sem maiores problemas.

Pra que serve o chá de centella asiática?

chá de centella asiática ou gotu kola

Conforme falamos anteriormente, o o chá de centella asiática serve para aumentar a concentração, reduzir a ansiedade, melhorar a circulação e aprimorar a função cognitiva.

Além disso, é notável que os estudantes podem se beneficiar ao substituir o consumo do café pelo chá de centelha asiática. Uma vez que a planta não possui cafeína, ela pode ser a alternativa perfeita para quem quer se manter concentrado em um tópico sem os efeitos colaterais do café.

 

Como fazer o chá de centelha asiática

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de centella;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água até borbulhar;
  2. Adicione as folhas e deixe ferver por 2 minutos.
  3. Em seguida, desligue o foto e abafe por 10 minutos.
  4. Depois é só coar e beber.

Como consumir:

Para obter todos os benefícios, você pode beber até 3 xícaras de chá ao longo do dia. Pode ser bebido quente ou gelado.

 

centella asiatica gotu kola
Além do chá, é possível comprar a erva em cápsulas.

 

Efeitos colaterais da centella asiática ou gotu kola

 

Alguns efeitos colaterais relatados incluem:

  • sonolência
  • desconforto gastrointestinal
  • problemas de pele
  • tontura
  • náusea
  • dores de cabeça

Além disso, é possível que a centelha asiática possa interagir com medicamentos prescritos ou vendidos sem receita. Por isso é crucial consultar um médico antes de iniciar o uso.

Verifique se o médico conhece todos os medicamentos e tratamentos em andamento, para evitar qualquer efeito colateral indesejado.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy