Descubra qual a ordem dos produtos de skincare e não erre mais

0

Skincare é uma rotina de cuidados com a pele, principalmente do rosto e é essencial para manter a saúde do maior órgão do ser humano. Se você ainda não começou a sua rotina, saiba que nunca é tarde para começar e comece agora mesmo. Mas para quem é iniciante nessa jornada, pode ser complicado saber o que aplicar no rosto e qual é a ordem correta dos produtos de skincare, por isso, vamos te ajudar nessa rotina.

Por que a skincare é tão importante?

Além de deixar a aparência da pele bonita, a skincare é importante para prevenir o envelhecimento precoce, prevenir o surgimento de rugas e linhas finas e também previne o câncer de pele com a aplicação correta do protetor solar, um dos itens mais importantes dos cuidados com a pele.

Antes de começar o passo a passo da rotina da pele e descobrir qual é a ordem correta dos produtos de skincare, vale lembrar que, a consulta no dermatologista é indispensável para uma pele saudável e livre de problemas. Além de prevenir doenças, você saberá qual é o melhor produto para a sua pele e fará um tratamento adequado.

+ Skincare caseiro:  6 receitas baratinhas para uma pele linda

qual é a ordem correta dos produtos de skincare
Qual é a ordem correta dos produtos de skincare? – Foto: Freepik

Quais produtos comprar para uma skincare?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, três produtos são fundamentais para uma pele saudável e você deve investir. Ou seja, são três passos importantíssimos e que não podem ser deixados de lado em momento nenhum da sua vida.

  • Sabonete facial
  • Hidratante
  • Protetor solar

Todos esses produtos devem ser comprados de acordo com o seu tipo de pele e para descobrir qual é o seu, é importante se consultar com um dermatologista. O profissional irá avaliar a sua pele e indicar os melhores produtos para você. Existem três tipos, seca, oleosa e mista e uma pele não deve usar produto diferente do seu tipo, para causa um efeito contrário do esperado.

Qual é a ordem: protetor solar ou hidratante primeiro?

Antes de aplicar qualquer produto no rosto, você deve fazer uma boa higiene. Para isso, lave o rosto com um sabonete facial para o seu tipo de pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a limpeza deve ser feita duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Além disso, eles ressaltam a importância da limpeza, pois o acúmulo de sujeira pode causar obstrução dos poros favorecendo o envelhecimento precoce e o surgimento de acne.

Além do sabonete, pode ser usado também um tônico facial, que termina de remover as impurezas do rosto. Escolha um tônico sem  álcool para não ressecar a pele, mesmo que sua pele seja oleosa, evite. Além disso, não lave o rosto mais do que o recomendado, pois pode tirar a proteção natural da pele e causar um efeito contrário.

+ Veja como lavar o cabelo corretamente e ter fios bem tratados

Hidratante vem primeiro

Hidratante skincare

Na sequência vem o hidratante, sim, antes do protetor solar. Enquanto o hidratante penetra na pele, o protetor solar forma uma camada protetora, portanto, é aplicada por último na rotina de beleza.

A SBD, destaca que, a hidratação mantém intacta a  camada de proteção cutânea, prevenindo problemas como descamação, ressecamento e o envolvimento precoce. Mesmo que sua pele seja oleosa, deve-se aplicar um hidratante, escolha um  à base de água e oil free para um melhor resultado.

Protetor solar

Protetor solar

Por último, vem o protetor solar, que tem uma função importantíssima para a saúde da pele. Segundo a SBD, a exposição solar pode causar uma séries de problemas e muito deles graves. Esses problemas são:

  • Queimaduras
  • Sardas
  • Manchas
  • Pintas
  • Rugas
  • Acelera o processo de envelhecimento
  • Câncer de pele

Os problemas acima podem ser evitados com a aplicação correta do protetor, que deve ser diária, mesmo que irá ficar apenas dentro de casa.

Como aplicar o protetor solar?

A SBD fez uma manual sobre a aplicação correta do protetor:

  • Em primeiro lugar, espere o seu hidratante secar por completo
  • O seu protetor deve ser aplicado a cada três horas ou duas se suou bastante
  • A quantidade é uma colher de chá rasa para o rosto e três de sopa para o corpo
  • Como já citado, deve ser usado todos os dias, incluindo dentro de casa e com tempo nublado

+ Protetor solar: aprenda a aplicar corretamente para ficar protegida do sol

Qual a ordem para usar vitamina C no rosto?

Se você quer adicionar mais produtos na sua rotina, como séruns e vitamina C, deve-se aplicar antes da hidratação. Lembre-se a ordem é: do mais fluido ao espesso.

Qual é o melhor horário para a rotina de skincare?

A rotina básica, com limpeza, hidratação e protetor solar, deve ser feita duas vezes ao dia e o horário é você que escolhe. A primeira pode ser feita pela manhã, ao acordar. Já à noite, pode ser feita antes de dormir. Vale lembrar que, não pode aplicar protetor solar para dormir, você deve parar na hidratação. Mas ao longo do dia, precisa reaplicar o protetor e o hidratante é o suficiente duas vezes ao dia.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy