Saiba como controlar a raiva em passos simples e mude o seu dia

0

A raiva é um sentimento comum dos seres humanos e por mais que seja um sentimento como qualquer outro, não é algo agradável de sentir. Algumas pessoas conseguem driblar esse sentimento e saem por cima, já outras, enfrentam algumas dificuldades para passar por cima da raiva. Se você é uma pessoa explosiva e está com dificuldades de controlar esse sentimento, saiba como afastar a raiva em passos simples e torne o seu dia a dia mais leve.

Encontre o motivo da sua raiva

O primeiro passo é encontrar o verdadeiro motivo da sua raiva. Com o estresse acumulado, às vezes, a pessoa acaba descontando em tudo e nem sabe qual foi o pivô da sua raiva. Para isso, respire fundo e tente encontrar qual foi a faísca da sua explosão. Assim, você irá conseguir cortar o mal pela raiz e conseguirá lidar melhor com a situação.

Respire fundo

Quando está tendo uma explosão de raiva, o primeiro passo para que não se agrave e possa até causar uma agressão física, é respirar fundo. Se te ajudar, conte até 10 e concentre-se na respiração. Leve as mãos até o coração, puxe o ar pelo nariz, conte até três e solte pela boca. Repita por 10 vezes e você já sentirá a melhora. Durante a respiração, tente não pensar no que lhe causou a explosão e tente esvaziar os pensamentos.

Leia também: Conheça os 4 principais benefícios de respirar corretamente

Peça um tempo para se acalmar

Se você está em uma reunião de trabalho, ou em uma conversa com alguém da sua família e esse foi o motivo da sua raiva, peça um tempo para se acalmar. Pessoas com raiva não conseguem resolver como deveria as coisas e tudo pode piorar. Por isso, se está no meio de uma discussão com alguém, respire fundo e peça licença para se acalmar. Assim, quando os ânimos estiverem mais calmo, retomem a discussão com cautela para que não haja nenhuma outra explosão desse sentimento.

Exercícios físicos

Se passou o seu dia estressado e a raiva ainda está dentro de você, separe pelo menos 30 minutos para se dedicar a um exercício físico, seja ele qual for. Durante a atividade física o nosso corpo libera um hormônio chamado endorfina, que é o hormônio responsável por trazer alegria, sensação de bem-estar e relaxamento. Com isso, automaticamente o seu humor irá melhor e a raiva irá diminuir.

Controle a raiva com mantra

Durante a explosão de raiva, concentre-se em recitar um mantra, preferencialmente em voz alta. Concentre-se nas palavras que estão sendo ditas. Pode ser uma oração, ho’oponopono ou até mesmo palavras simples como “calma, vai ficar tudo bem”. Repita quantas vezes achar necessário para se acalmar.

Sonhe acordado

Tente fugir mentalmente da situação e pense em coisas positivas. No momento da explosão da raiva, pode ser difícil ter um pensamento positivo, já que a cabeça está a turbilhão. Mas pense em coisas simples, como está o clima hoje, um passeio com o cachorro e entre outras opções. Pode parecer inofensivo, mas uma escapatória para a mente irá te ajudar nesse momento.

Música animada

A música tem um poder incrível sobre o nosso corpo e pode causar as mais diversas reações. Por isso, quando estiver muito estressada e no pico da raiva, tente colocar uma música animada. Concentre-se na letra e na batida da música, deixe a boa vida da melodia te levar. Evite colocar músicas tristes e aos poucos, vá percebendo a melhor que a canção pode trazer nesse momento. Se quiser, pode até arriscar uns passos de dança.

como controlar a raiva 2
Aprenda como controlar a raiva (Foto: Pexels/Reprodução)

Filmes e séries

Assim como a música, procure assistir algo engraçado na TV, no computador ou até mesmo no celular. No Youtube existem diversos vídeos de humor e aproveite um tempinho para relaxar. Se você tem alguma série de comédia favorita ou que te acalme, coloque para rodar e concentre-se no que está assistindo. Deixe a raiva de lado por alguns minutos.

Solução rápida da raiva

Às vezes a solução da sua raiva não será resolvida em minutos, mas pode ser esquecida em minutos. Por exemplo, você ficou com raiva após seu filho sem querer bater e quebrar a televisão. Apesar de não ter uma solução para o momento, feche a porta do cômodo e evite pensar por pelo menos algumas horas naquele problema. Quando estiver mais calma, aí sim é a hora de resolver o problema com cautela e atenção.

Leia mais: Relaxe: conheça as técnicas de relaxamento mais fáceis de fazer

Coloque o sentimento para fora

Muitas vezes, diversas pessoas estão explodindo de raiva mas não dizem o motivo pelo qual estão sentindo esse sentimento. Por isso, é importante colocar o sentimento para fora. Se estava com raiva por causa de algo que alguém lhe causou, converse amigavelmente com a pessoa e explique o porquê ficou daquele jeito e qual solução podem encontrar juntos para que isso não se repita. Evite guardar esse sentimento para você.

Pratique gratidão

É difícil focar em coisas boas quando sua cabeça está girando de problemas e sua raiva está no pico. Por isso, sente-se em um lugar confortável, pegue um papel e uma caneta e escreva pelo menos 5 coisas que te faz sentir gratidão. Pode ser coisas simples, como a saúde da sua família, seu trabalho ou poder ter alguém para contar. A melhor forma é escrever à mão, para que você se concentre em outra coisa que não seja a raiva.

Faça terapia para controlar a raiva

como controlar a raiva 3
Dicas simples de como controlar a raiva (Foto: Pexels/Reprodução)

Com ou sem raiva, a terapia é importante para manter a saúde mental em dia. E é ainda mais importante quando você está tendo crises de raiva e estresse. Conversar com um amigo é saudável, mas buscar ajuda é o que irá te ensinar a lidar com esse sentimento da melhor forma possível. Uma saúde mental fragilizada pode causar inúmeros problemas e se torna uma doença como qualquer outra. Por isso, faça terapia e aprenda a lidar melhor com as situações adversas do dia a dia.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy