Conheça os 4 principais benefícios de respirar corretamente

1

Um ato que fazemos sem pensar e quando falha, logo é percebida pois atrapalha a rotina. A respiração faz parte do nosso dia a dia e é vital para a nossa saúde, sem ela nada somos. Apesar de ser tão importante, diversas pessoas são conseguem respirar corretamente e isso acaba atrapalhando a vida em diversos aspectos.

Mas a boa notícia é que, se você colocar em prática a respiração correta, irá ter muitos benefícios na saúde física e mental, como a diminuição dos sintomas da ansiedade e a melhora do sono. Aprenda a respirar corretamente e saiba todos os benefícios que essa prática pode proporcionar.

Como é uma respiração normal?

Para verificar se a nossa respiração está adequada para a nossa idade, é medido a frequência respiratória ou ritmo respiratório. Esse ritmo é a quantidade de vezes que respiramos por minutos e cada idade é um número específico.

A frequência respiratória de um adulto, em repouso, é 12 a 20 respirações por minuto. Em recém-nascidos esse número é em torno de 30 a 44 vezes e em crianças 18 a 30. Nos adolescentes, a frequência é de 18 a 26. Acima dos 60 anos é entre 12-28 respirações por minuto e por fim acima de 80 anos é de 10 a 30.

Quando a respiração sem nenhum esforço físico, em repouso está alterada, seja para mais ou para menos, é um problema. Se sentir algum sintoma como falta de ar, procure um médico imediatamente.

respirar corretamente
(Foto: Reprodução/Freepik)

Como saber se está respirando bem?

Quem não respira direito, já deve ter percebido alguns sintomas. Descubra agora se você está respirando corretamente ou não.

  • Respira pela boca ou apenas por uma narina;
  • Ronco;
  • Diminuição do olfato e do paladar;
  • Secreção nasal;
  • Pouco fôlego para subir uma rua ou praticar exercícios físicos.

Quais os benefícios de uma respiração correta?

Os sintomas citados anteriormente causam alguns problemas de saúde como apneia do sono, que pode ser fatal e insônia. Mas assim como uma respiração errada tem malefícios, a correta traz benefícios. Saiba quais melhorias pode alcançar com a respiração correta.

Diminui a ansiedade

A aceleração da respiração é um dos sintomas comuns da ansiedade e aprender a controlá-la irá ajudar a diminuir esse sintoma. Por isso, quando estiver tendo uma crise, concentre-se na respiração.

Alivia o estresse

Você já viu em algum filme quando duas pessoas estão brigando ou uma está estressada, elas recebem o conselho de “para, respira, conte até 10?”. Pois é, a respiração faz toda a diferença! Assim como na ansiedade, ao se deparar com algum acontecimento ruim, se concentre na respiração.

Melhora o sono

O ronco é um dos principais motivos pelos quais as pessoas não dormem direito, você que não consegue respirar e a pessoa ao seu lado que não consegue dormir com o barulho. Com uma respiração saudável, o ronco vai embora proporcionando um sono dos anjos. Além disso, estudiosos afirmam que pessoas com insônia, que fazem exercícios para respiração 20 minutos antes de dormir, conseguem espantar esse problema.

Bem-estar

Quando a respiração está normal, as tarefas do dia a dia ficam mais simples e mais prazerosas de se fazer. Como ir ao mercado a pé sem suar muito por causa da respiração ofegante, consegue se dedicar mais aos exercícios físicos, dorme bem e consequentemente tem um dia mais disposto.

como respirar corretamente
(Foto: Unsplash/Reprodução)

Como fazer respiração correta?

Aprenda a respirar corretamente para que conseguia aproveitar os benefícios:

  1. O primeiro passo é ficar com a coluna ereta. Pode escolher a posição em que fica mais confortável, sentada ou deitada.
  2. Em segundo lugar, posicione as mãos no abdômen um pouco acima do umbigo. Com as mãos ali você sentirá a respiração.
  3. Inspire inspire pelo nariz e conte quatro. Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen contrair.
  4. Segure o ar contanto até quatro novamente.
  5. Expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até quatro mais uma vez.
  6. Repita quantas vezes achar necessário.

Confira posteriormente na prática a respiração correta:

Fontes: Wikipédia / Boa Forma / UOL Viva Bem/ Namu / Portal Rino / Portal da Educação

Leia também: 

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy