Alecrim no shampoo: veja benefícios e como fazer para conquistar cabelos mais saudáveis

0

O alecrim é uma erva medicinal poderosa, e suas propriedades oferecem muitas vantagens à saúde. Aliás, é uma erva comumente utilizada para turbinar a rotina de cuidados com os cabelos, uma vez que seu alto poder antioxidante ajuda no controle da oleosidade e também combate a queda dos fios. Por isso, usar alecrim no shampoo é uma alternativa para quem gosta de cuidar das madeixas com ingredientes mais naturais.

Quer entender melhor os benefícios do alecrim no shampoo? Confira abaixo as vantagens de unir a erva à rotina capilar, e veja também receitas caseiras para atribuir mais força aos seus cabelos. Vamos lá?

Para que serve alecrim no shampoo?

Essa erva aromática é muito popular e não é à toa: o alecrim tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e adstringentes. Por isso, o uso do alecrim no shampoo dá o que falar, uma vez que garante muitos resultados visíveis na saúde das madeixas.

No entanto, dentre os muitos benefícios do alecrim para a vitalidade dos fios, alguns se destacam. Entenda melhor a seguir! 

alecrim no shampoo para cabelos mais saudáveis
Foto: Pinterest/Reprodução

Saúde geral dos cabelos

Fonte de vitamina C, o alecrim potencializa o fortalecimento dos cabelos. Além disso, a erva estimula a produção natural de colágeno nos cabelos, garantindo mais força e resistência às madeixas.

Crescimento capilar

Exatamente por estimular a vascularização do couro cabeludo, o alecrim é ótimo para estimular o crescimento capilar.

Alecrim no shampoo combate a oleosidade

Suas propriedades adstringentes ajudam a realizar uma limpeza profunda no couro cabeludo, controlando a oleosidade e diminuindo até a caspa. 

Diminui a queda

O alecrim no shampoo também ajuda no controle da queda de cabelos. Afinal, fios mais limpos, livres de caspa e com mais resistência e força, consequentemente, quebram e caem menos.

alecrim no shampoo 2
Foto: Pinterest/Reprodução

Alecrim no shampoo: produtos e receitas caseiras

Na hora de usar o alecrim no shampoo, é possível investir em receitas caseiras ou em um shampoo que já contenha a erva. Vamos às opções:

Haskell – Shampoo de alecrim

Ideal para realizar uma limpeza intensa dos fios e estimular a circulação do couro cabeludo, a linha Alecrim da Haskell oferece um produto com ação antisséptica. Aliás, para combater caspa, seborreia e oleosidade nos fios, o shampoo é recomendado. A embalagem conta com 500ml e custa, em média, R$35. Além disso, a marca também tem condicionador com alecrim. 

Natuflora – Shampoo de alecrim e nogueira

Outra opção é o shampoo da Natuflora. Desenvolvido com extratos naturais, ele promete auxiliar no crescimento saudável dos fios e combater oleosidades indesejadas. 250ml de produto custam, aproximadamente, R$23. 

Benefícios de usar alecrim no shampoo
Foto: Stepan Babanin/Unsplash

Receitas caseiras de alecrim no shampoo

1. Shampoo de alecrim com canela

Nessa receitinha caseira, a canela garante mais hidratação aos fios, enquanto o alecrim garante uma limpeza das boas. Neste caso, você vai precisar de:

  • 100 ml de shampoo (o que você preferir, de preferência um mais hidratante para melhores resultados)
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 3 colheres de sopa de canela em pó

Como fazer:

Primeiramente, a cada 100 ml de shampoo, adicione 1 colher de sopa de alecrim com mais 3 colheres de sopa de canela em pó. Você pode adicionar os ingredientes no próprio recipiente do shampoo, se atentando às quantidades adequadas de alecrim e de canela. Por fim, misture bem e use como de costume para lavar os fios. E aproveite os resultados!

2. Shampoo bomba de alecrim, cravo e canela

Essa misturinha turbinada com cravo da índia garante um potente shampoo antiqueda, perfeito para combater a oleosidade com ingredientes naturais. Você vai precisar de:

  • 100 ml de shampoo (o que você preferir)
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • 3 colheres de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de cravo da índia

Como fazer:

Antes de tudo, misture o alecrim, a canela em pó e o cravo da índia no recipiente do shampoo. Em seguida, misture bem e use como de costume para lavar os cabelos!

Por que usar alecrim no shampoo: benefícios e vantagens para os cabelos
Foto: Content Pixie/Unsplash

Pode usar alecrim no shampoo todo dia?

Antes de tudo, não há contraindicações para o uso do alecrim no shampoo ou no couro cabeludo. Portanto, sim, você pode fazer uso contínuo do shampoo com a erva.

No entanto, mesmo o uso do alecrim no shampoo potencializando a saúde e força dos fios, procure usar a receitinha um dia sim, outro não. Em outras palavras, experimente intercalar o shampoo de alecrim com outros tipos de shampoo, garantindo que seu cabelo receba também outros ingredientes e seus fios aproveitem os benefícios de outras propriedades.

Por fim, é só aproveitar os resultados da erva nos fios!

 

Gostou? Então leia também:

+ Banho de Alecrim para abrir caminhos e afastar a energia negativa

+ Shampoo de mandioca: conheça os benefícios para o cabelo e melhores marcas

+ Como lavar o cabelo sem shampoo? Aprenda esta técnica sustentável!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy