Top 5 curiosidades sobre o perfume Chanel Nº5 que completa 100 anos

Conheça 5 fatos pra lá de inusitados que marcaram a história do perfume Chanel Nº5

0

De todos as fragrâncias do mundo, o perfume Chanel Nº5 está entre os mais desejados pelas mulheres. Seja por  seja por seu simbolismo icônico, de luxo, status e bom gosto. Seja por seu cheirinho feminino e inconfundível.

Afinal, quem não se lembra da resposta de Marilyn Monroe quando foi questionada sobre o que a diva usava para dormir. E ela respondeu:“cinco gotas de Chanel Nº5”. Assim, um dos perfumes mais conhecidos do mundo completa 100 anos em 2021. E por traz do frasco best-seller estão cinco curiosidades sobre o perfume Chanel N°5, confira:

Perfume Chanel Nº5

perfume Chanel Nº5
Reprodução / Pinterest

1. Fragrância para a “nova mulher”

Então, em uma época onde as mulheres ainda usavam espartilhos, a estilista Coco Chanel inovou com uma moda com roupas mais simples e confortáveis. Dessa forma, para essa “nova mulher” dos anos 1920, nada melhor que um perfume feminino e que tivesse tudo a ver com a nova realidade feminina.

Portanto, Coco Chanel foi uma das primeiras designers a prever esta mudança de comportamento das mulheres – e também pioneira ao investir em fragrâncias no portfólio de uma marca de moda.chanel3

Reprodução / Pinterest

2. A escolha do número 5

Ao iniciar sua parceria com o perfumista russo Ernest Beaux, Coco Chanel recebeu 10 amostras do novo perfume. Surpreendentemente, eles foram numerados de um a cinco e de 20 a 24. A estilista, então, cheirou cada uma delas e decidiu pela número 5. E foi ai que surgiu o nome numérico e minimalista do perfume Chanel N°5 que há 100 anos é facilmente identificado por mulheres de todos os cantos do planeta.

chanel23. Perfume Chanel Nº5 : design minimalista

Do mesmo modo, Coco Chanel tinha um verdadeiro horror a coisas ornamentadas e poluídas visualmente. Não é à toa que o perfume Chanel N°5 é minimalista, com um design único. Antes de mais nada, reza a lenda que o protótipo do design foi modelado a partir de uma garrafa de uísque. Ou seja, mesclando referências masculinas em um símbolo da feminilidade.

perfume Chanel Nº5
Reprodução

4. Notas do Chanel Nº 5

Em vez de apostar nos óleos essenciais ou especiarias que eram os ingredientes mais comuns da época. Chanel inovou. O perfume Chanel Nº 5 foi um dos primeiros a utilizar fragrâncias sintéticas. E, assim, aumentar a fixação do cheiro no corpo. Dessa forma, o perfume icônico traz a seguinte pirâmide olfativa:

  • Notas de cabeça: Ylang-ylang, neróli, aldeído e mugget
  • Coração: Íris, jasmim, raiz de Orris, rosa e lírio do vale
  • Base: Vetiver, almíscar, sândalo, patchouli, musgo de carvalho, âmbar, baunilha e civeta
lily
Divulgação

5. Perfume da cultura pop

Marilyn Monroe, Nicole Kidman, Catherine Deneuve, Audrey Tautou, Gisele Bündchen e muitas outras foram estrelas nas campanhas do N°5. Isso significa que, além de best-seller, o perfume já faz parte da cultura pop. E não é de hoje: na segunda guerra mundial, soldados faziam filas nas ruas de Paris para comprar a fragrância e levar para suas esposas!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy