Skinimalism? Conheça a tendência que surgiu no Pinterest

0

Skinimalism é uma promessa do Pinterest de tendência que irá bombar neste ano de 2021. Skin nesse caso, é retirado da palavra skicare que é o cuidado com a pele e rosto e significa pele em inglês. Já o nimalism se refere ao minimalismo, um estilo de vida que já está há um tempo sendo o maior sucesso e praticado.

O que é minimalismo?

Para esclarecer ainda mais o que é o skinimalism, é importante entender o movimento do minimalismo. É um estilo de vida que visa o consumo consciente de roupas, maquiagem, comida e entre outros. Ou seja, se livrar do excesso de coisas. Você não precisa de uma penteadeira com 50 batons diferentes sendo que na sua rotina usa no máximo 10. Ou 15 calças jeans sendo que usa apenas 5. Se livrar desse excesso – de um jeito consciente – faz parte desse estilo de vida.

O que é maquiagem minimalista?

De alguns anos para cá, o minimalismo chegou até o ramo da beleza e maquiagens menos carregadas começaram a fazer sucesso. Ou seja, poucos produtos para ter uma maquiagem completa, bases com acabamento mais leve deixando o rosto mais natural possível. Além disso, as “imperfeições” começaram a ter espaço, como não esconder as sardas, não precisar passar muita base para esconder suas acnes e sobrancelhas naturais também fazem parte dessa tendência.

Outra forma de aderir ao movimento é pensar na sustentabilidade, comprando produtos com embalagens retornáveis, produtos não testados em animais ou embalagens biodegradáveis.

o que é skinimalism
@kerenpaiva (Foto: Reprodução/Instagram)

Como aderir ao movimento?

É bem simples, não precisa ser radical, mas é um movimento que surgiu para te libertar de maquiagens pesadas. Ou seja, comprar bases com acabamento leve, assim como o corretivo na mesma consistência e trazer de volta o brilho da pele. Segundo dados do Pinterest, em 2020 aumentou em 180% as buscas por “maquiagem natural cotidiana” e teve um aumento de 4x mais sobre “como ter uma pele brilhante naturalmente”. 

O que é preciso para fazer uma maquiagem natural cotidiana?

Como já citado, o skinimalism foca em uma maquiagem mais simples para o dia a dia, saiba o que é preciso para fazer essa maquiagem e como fazer.

Base leve ou BB cream

O BB cream é uma base mais leve, com uma textura mais líquida e com filtro solar. Além disso, o BB cream contém hidratantes na composição, ideal para quem busca esse acabamento leve. Entretanto, existem diversas bases no mercado hidratantes que também têm esse acabamento. Se preferir, use um protetor solar com cor. Por ser um acabamento mais leve e bem mais natural, o corretivo é deixado de lado ou usado apenas ele para cobrir apenas algumas ‘imperfeições’. A decisão é sua.

Para deixar o acabamento mais brilhante e mais leve, aplique a base com uma esponjinha úmida por todo o rosto.

Blush e iluminador

Logo após aplicar a base ou corretivo, aplique o blush para trazer cor. Com um blush você já consegue esse efeito. Se quiser trazer uma corzinha aos olhos, dá para aplicar também o blush nas pálpebras, esfumando bastante para deixar o mais natural possível. O iluminador é aplicado apenas acima da maçã do rosto para trazer um brilho à pele.

o que é skinimalism
@aiyanaalewis (Foto: Reprodução/Instagram)

Liptint

Como o skinimalism preza o efeito natural, o liptint é ideal para trazer uma cor aos lábios. Outra forma de usar esse produto é como blush, entretanto cuidado, pois na bochecha é efeito é mais forte e pode acabar dando uma aparência de manchado. Se preferir, use um gloss no lugar do liptint.

Máscara de cílios

Esse é o último passo para a sua maquiagem natural cotidiana. Se quiser ainda mais natural, aposte em uma máscara sem cor apenas para pentear e dar forma aos cílios. Nesse estilo de maquiagem, o postiço é deixado de lado.

Como fazer uma skincare minimalista?

O primeiro passo é reconhecer qual é o seu tipo de pele, normal, mista, seca ou oleosa. Para isso, é importante se consultar com um especialista. Após saber qual é a sua pele, os produtos ficarão mais fáceis de ser encontrados.

  • Invista em um sabonete específico para o seu tipo de pele;
  • Um hidratação facial é indispensável, se quiser pode usar máscaras naturais, como a de babosa;
  • Tônico para retirar todas as impurezas;
  • Protetor solar.

Fonte: DermaClub / Pinterest

Leia também:

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy