Orixás: conheça a história e as principais divindades cultuadas no Brasil
Orixás são deuses cultuados pelas diversas religiões africanas, ligados às famílias e aos clãs. Atualmente, no Brasil, são reverenciados apenas 12 orixás, o que é um número pequeno se considerarmos os mais de 200 existentes da África Ocidental.
História dos Orixás
Diz a história que estes deuses foram inspirados em homens e mulheres reais, podendo interferir nas forças da natureza. Mais que isso, sendo inspirados em pessoas com defeitos, qualidades e características humanas, eles não são divindades perfeitas e livres de qualquer erro, ego ou vaidade.
Os orixás têm axés atribuídos a elementos da natureza. Isto é, seus poderes, sua vida e suas energias são sempre fortemente ligados à natureza.
Sincretismo
Para falar de orixás e religiões africanas, precisamos também falar sobre o sincretismo. Em primeiro lugar, precisamos entender que o que conhecemos no Brasil como Candomblé é a junção das mais diversas religiões africanas.
Foi na época da escravidão, quando os primeiros africanos de origem iorubá chegaram no Brasil, que se deu o sincretismo. Isso porque, a religião oficial do país era o catolicismo e era proibido qualquer tipo de crença diferente. Pensando nisso, os negros criaram uma associação entre os seus deuses e os santos adorados no nosso país. Dessa maneira, eles puderam continuar a cultuar os seus orixás e exercer sua religião sem o medo de serem perseguidos.
Enquanto no Candomblé são cultuados 12 orixás, a Umbanda cultua estes mesmos 12 e mais três: o preto velho, o caboclo e a pombagira.
Os 12 Orixás do Candomblé
Iemanjá
Primeiramente, temos Iemanjá, considerada a mãe de todos os orixás e das águas. Além disso, é representada com seios fartos, o que simboliza a fertilidade. Por fim, tem uma personalidade tranquila e muito maternal.
Axé (locais de oferta): pedras do mar, conchas marinhas e vasos de porcelana azuis.
Elemento: água.
Roupas: brancas e azuis.
Oferendas: feijoada, xinxim e inhame.
Sincretismo: Nossa Senhora, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Glória. Além disso, em lendas nórdicas associa-se à sereias.
Saudação: Odoiá!
Xangô
Em segundo lugar, conhecido como o deus do fogo, do trovão, dos raios e das paixões: Xangô. Além disso, ele é visto como um guerreiro violento, viril, prepotente e justiceiro.
Axé (locais de oferta): cachoeiras e pedreiras.
Elemento: fogo.
Roupas: brancas e vermelhas.
Oferendas: amalá (quiabo com camarão seco e dendê)
Sincretismo: São Jerônimo, Santo Antônio, São Pedro, São João Batista, São José e São Francisco de Assis.
Saudação: Kâo Kabicilê!
Iansã
Esposa de Xangô, também é a senhora dos raios e das tempestades. Além disso, conhece-se Iansã também como a deusa dos ventos, das tempestades. Por isso, recomenda-se um trabalho invocando essa orixá em momentos que precisam de mais movimento e dinamismo na vida.
Axé (locais de oferta): canavial, bambuzal e pedreiras.
Elemento: fogo.
Roupas: vermelhas.
Oferendas: milho branco, arroz, feijão e acarajé
Sincretismo: Santa Bárbara.
Saudação: Olha o Tempo, minha mãe!
Oxóssi
Representa o conhecimento, a caça e a fartura. Além disso, é o orixá filho de Iemanjá, ao lado de Ogun e Exú. Mais do que isso, é conhecido como o patrono do Candomblé brasileiro.
Axé (locais de oferta): matas e florestas.
Elemento: terra.
Roupas: azul ou verde-claro.
Oferendas: peixe, milho branco e amarelo.
Sincretismo: São Sebastião.
Saudação: Okê Arô!
Ogum
Conhecido como o deus do fogo e da tecnologia. Enquanto no Brasil é considerado o deus guerreiro, na África é visto como o protetor dos caçadores. Além disso, é visto como tímido e vingativo.
Axé (locais de oferta): matas e rios.
Elemento: terra.
Roupas: azul (com verde-escuro, vermelho ou amarelo).
Oferendas: farofa com dendê, feijão, inhame, água, mel e aguardente.
Sincretismo: Santo Antônio e São Jorge.
Saudação: Loci,loci, logun!
Oxum
Conhecida como a deusa dos jogos de búzios, Oxum também é o orixá das águas doces, do ouro e da fecundidade. Além disso, sabe-se que sua personalidade é maternal e tranquila.
Axé (locais de oferta): fontes de água e cachoeiras.
Elemento: água.
Roupas: amarelo-ouro.
Oferendas: milho branco, xinxim de galinha, ovos, peixes de água doce.
Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Candeias.
Saudação: Ora yeyê ó!
Exú
Diferentemente do que muitos pensam, Exú não é um Orixá do mal e não pode ser relacionado ao diabo cristão. Pelo que se sabe, é o mensageiro ente os homens e os deuses. Além disso, é o guardião das ruas e encruzilhadas.
Axé (locais de oferta): encruzilhadas de estradas, areia, terra e cemitério.
Elemento: fogo.
Roupas: vermelhas e pretas.
Oferendas: farofa com dendê, feijão, inhame, água, mel e aguardente
Sincretismo: Santo Antônio.
Saudação: Laroyê Exu, Exu é Mojubá!
Omulu (ou Obaluiaiê)
Orixá da cura, conhece-se Omolu como o médico dos pobres também. Além disso, representa os mortos e establidade.
Axé (locais de oferta): cemitério.
Elemento: terra.
Roupas: vermelho e preto, cobertos de palha.
Oferendas: pipoca, feijão preto, farofa e milho – tudo regado a dendê.
Sincretismo: São Lázaro e São Roque.
Saudação: Atotô, meu Pai!
Nanã
Já que é a orixá mais antiga, Nanã representa a morte, a reencarnação, os mistérios e as memórias. Além disso, protege os mais velhos e enfermos. Por isso, recebe grande respeito!
Axé (locais de oferta): águas calmas e paradas, lodo e pântanos.
Elemento: água e terra
Roupas: branco e azul
Oferendas: milho branco, arroz, feijão, mel e dendê
Sincretismo: Sant’Ana
Saudação: Salubá!
Ossain
Orixá que representa a cura. Isso porque, conhece muito bem as ervas medicinais e seus usos e como invocar seus poderes.
Axé (locais de oferta): matas.
Elemento: terra.
Roupas: brancas e verde-claras.
Oferendas: feijão, arroz, milho vermelho e farofa de dendê.
Sincretismo: São Roque, São Benedito. Além disso, também pode ser confundido com a lenda indígena do Caipora.
Saudação: Eu Eu Ewasá!
Oxumaré
Enquanto tem natureza feminina, também tem grande influência masculina. Além disso, é o orixá da chuva e do arco-íris. Por fim, rege transformações, sexualidade, fartura e continuidade.
Axé (locais de oferta): nascentes, poços de água, mata e florestas.
Elemento: água.
Roupas: azul-claro e verde-claro.
Oferendas: milho branco, acarajé, coco, mel, inhame e feijão com ovos.
Sincretismo: São Bartolomeu.
Saudação: Arrôboboi, meu Pai!
Oxalá
Por fim, mas não menos importante – aliás, super importante! – temos Oxalá, o orixá da criação. É o deus criador, o grande pai, com personalidade equilibrada e tolerante. Além disso, é cheio de compaixão, perdão e fé.
Axé (locais de oferta): montanhas e templos.
Elemento: ar.
Roupas: brancas.
Oferendas: milho branco, xinxim de galinha, ovos e peixes de água doce.
Sincretismo: Jesus Cristo.
Saudação: Epá Babá!