Tons de roxo: conheça os melhores para sua casa e inspire-se

0

Qual o significado da cor roxa?

Os tons de roxo possuem um significado bastante místico, criada a partir da mistura de duas cores primárias, como o vermelho e o azul. Ela inspira calma, introspecção, leveza e até mesmo nostalgia. Misterioso, o roxo pode estar em diversos tipos de ambiente e para os mais diversos tipos de público.

Além disso, a cor roxa foi inspiração para diversos artistas ao redor do mundo. Batizando obras cinematográficas. como o longa A Cor Púrpura, drama dirigido pelo diretor Steven Spielberg. Ademais, sua variação em inglês (Purple) influenciou singles marcantes como “Purple Rain” do cantor e compositor Prince.

 

Conheça os principais tons de roxo para sua decoração
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Alguns tons de roxo podem passar a sensação de tristeza ou melancolia. Por isso, use-os com bastante moderação! O ideal é balancear esta cor com elementos diferenciados.

 

Como usar tons de roxo na decoração?

Esta cor pode ser usada tanto para público feminino, quanto para público masculino. Especialmente em seus tons mais suaves, como o lilás, ela cai super bem na decoração de quartos infantis e juvenis.

 

O lilás fica lindo em quartos de bebê
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Deu pra perceber como os tons de roxo podem ser versáteis e até mesmo unissex. Então, agora vamos elencar as principais variações desta cor para tipos diferentes de ambiente e necessidades.

 

Quais os principais tons de roxo?

O roxo possui em sua gama uma variação de 41 tonalidades diferentes. Entretanto, apenas algumas são as mais conhecidas no nosso dia a dia. Dentre elas, podemos mencionar 05 principais tons de roxo.

 

Lilás

 

O lilás entra nos tons de roxo mais suaves e neutros, podendo ser aplicado em diversas situações. Portanto, especialmente por ser uma cor mais leve, ele geralmente é escolhido para quartos, já que inspira tranquilidade.

 

Quarto infanto-juvenil em tons de roxo
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Entretanto, esta cor também fica ótima em ambientes mais “cheios de vida”. Dá só uma olhada no ambiente despojado abaixo!

 

Copa lilás, despojada e moderna!
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Púrpura

A cor púrpura é carregada de misticismos. Bem mais fechada do que tons como o violeta, ela pode ser chamada simplesmente de “roxo escuro”. Ficou difícil imaginar? Então nós te mostramos na foto a seguir.

 

Sofá em cor púrpura
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Este tipo de tonalidade é ideal para compor ambientes mais iluminados. Portanto, caso contrário, a cor irá escurecer muito o ambiente, fazendo com que ele fique até mesmo menor visualmente. Como você pode ver na imagem acima, mesmo com a coloração escura do sofá, o ambiente parece bem amplo.

 

Magenta

A cor magenta, apenas de não parecer um dos tons de roxo, entra nesta lista como um dos mais conhecidos. Sua tonalidade é mais puxada para o avermelhado e o rosa, sendo portanto uma cor um pouquinho mais quente do que o Púrpura.

 

Detalhe em magenta na decoração. Fica lindo!
Foto: Reprodução/Pinterest

 

O magenta fica ótimo em diversos tipos de ambiente e em detalhes de decoração. Entretanto, esta cor é bastante forte e não deve ser usado em excesso. Dessa forma, é interessante usar o magenta apenas em detahes decorativos.

 

Roxo Psicodélico

 

A gente te contou no comecinho deste texto sobre tons de roxo que esta cor por si só foi capaz de inspirar obras de arte e produções culturais.

Pois é! Quando falamos do roxo psicodélico, essa constatação é muito mais evidente. Uma cor super vibrante, fluorescente, alegre e que inspira a fantasia.

 

Roxo psicodélico combina muito bem com amarelo
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Tons de roxo – Violeta

 

Clássica e linda, é assim que a gente consegue definir bem a cor violeta. O violeta se parece um pouco com o lilás, entretanto, o tom em questão é mais fechado, frio e azulado. Às vezes, a cor pode parecer um pouco mais clara ou escura, mas não ainda não deixa de ser um belo tom violeta.

 

A cor violeta fica bem até em banheiros
Foto: Reprodução/Pinterest

 

E se engana quem acha que o violeta é uma cor somente para decorações mais tranquilas! Pois a cor violeta pode ter nuances alegres e se dar muito bem com locais mais despojados.

 

Sala despojada em tons de roxo!
Foto: Reprodução/Pinterest

Detalhes de decoração em tons de roxo

Até o momento, nossas dicas te incentivaram a realizar modificações significativas ao redor da casa, pintando paredes, colocando painéis fixos, esse tipo de coisa. Entretanto, você pode adotar os tons de roxo apenas em detalhes simples, básicos e lindos.

 

Violeta, lavandas, orquídeas e outras ficam lindas na decoração
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Ademais, existem diversos tipos de flores que englobam tons de roxo. Assim como lavanda, violeta, petúnia, azaleias, hortênsias, orquídeas…A lista pode ser grande. Por isso, aproveite e faça com que sua casa se modifique através destes pequenos detalhes.

Quer se inspirar um pouco mais? Então nós podemos ajudar! É só clicar aqui:  Plantas na decoração deixam a casa aconchegante e bonita

Fonte
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy