Maiô ou biquíni: como escolher o melhor para o seu corpo?

0

Muito tem se falado sobre a liberdade na moda, ou seja, usar aquilo que seu estilo manda e não o que as tendências ditam. De fato, certas regras ficaram no passado, e hoje as pessoas têm mais liberdade para vestir aquilo que faz com que elas se sintam bem.

Porém, nem todas as dicas sobre corte, cor e caimento são uma imposição de moda ou estilo, já que funcionam muito bem na hora de valorizar aquilo que o corpo tem de melhor.

Na praia, não é diferente! Entre maiô ou biquíni, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher a melhor opção. A fim de ajudá-la no próximo verão, reunimos algumas dicas sobre o assunto. Para conferir, é só acompanhar este post!

Corpo em formato X

O corpo em formato de X é conhecido também como corpo ampulheta. Nesse biotipo, o quadril e os ombros têm proporções parecidas, enquanto a cintura tende ser mais fina. É um formato muito visto entre mulheres brasileiras.

Quem tem esse tipo de corpo conta com uma liberdade maior na hora de escolher biquínis e maiôs. A melhor dica, nesse caso, é evitar detalhes exagerados nos quadris ou no busto, como amarrações largas, babados e drapeados. Afinal, isso faz com que se perca a harmonia natural do corpo, diminuindo ou aumentando um ponto em excesso.

Os modelos triangulares são clássicos e funcionam bem. Portanto, se bater a dúvida, aposte nessas peças tradicionais.

Corpo em formato A

O biotipo em formato A é o famoso corpo triangular. Nesse caso, o quadril é mais largo, enquanto os ombros e o busto têm uma proporção menor. Também é um biotipo “popular” entre mulheres brasileiras.

A principal dica para esse tipo de corpo é criar volume na parte de cima. Para isso, é possível apostar em biquínis com bojo, que valorizam o formato dos seios e fazem com que eles pareçam maiores.

Modelos com detalhes, como franzidos, cores chamativas, texturas e drapeados, trazem volume e devem ser levados para a parte de cima, mas é recomendado evitá-los na parte de baixo.

Para o maiô, não existem muitas restrições. Contudo, você pode procurar por modelos com detalhes mais marcantes na parte superior. As peças asa delta tendem a destacar o quadril, portanto, se você quer tirar o foco dessa região, evite esses modelos.

Veja algumas dicas extras para o corpo tipo A:

  • os biquínis top e ciganinha são bem-vindos;
  • o biquíni cortininha é uma opção curinga;
  • o tomara que caia deve ser usado sempre com bojo;
  • as cores vivas e as estampas trazem a sensação de volume.

Corpo em formato Y

O corpo em formato Y também pode ser chamado de triângulo invertido. Assim como o nome denuncia, tem mais volume em cima do que em baixo. Isso significa que os ombros e os seios são maiores que o quadril e o bumbum.

A dica, é claro, é trazer volume para o quadril. Para isso, os detalhes mais marcantes devem estar presentes na calcinha, como amarrações laterais, estampas chamativas e modelo asa delta.

Para o maiô, a dica base é a mesma, e os modelos cavados funcionam bem. O tipo engana mamãe e os recortes na cintura trazem volume e marcam o meio do corpo, valorizando bem esse biotipo.

Lembrando que as mulheres donas de corpos tipo Y tendem a ter seios mais pesados. Se esse é o seu caso, não esqueça de dar sustentação a eles. É possível apostar no bojo sem bolhas, que deixa os seios confortáveis e não cria volume.

Corpo em formato H

As curvas do corpo tipo H tendem a ser mais equilibradas, porém, com uma cintura menos marcada e tamanhos menos avantajados. Esse biotipo é menos comum entre as brasileiras, e as mulheres donas desse corpo tendem a ser mais altas.

A dica para esse caso é criar uma marcação na cintura. A maior vantagem aqui é poder exagerar um pouquinho sem medo de errar. Estampas, volumes e detalhes estão liberados tanto em cima quanto embaixo. A parte de cima com bojo e bolha ajuda a criar volume, e a parte de baixo pode conter amarrações laterais.

Para o maiô, abuse de recortes, amarrações na cintura, modelos cavados, mangas ou qualquer detalhe chamativo que inclua a parte de cima e a de baixo do corpo.

Corpo em formato O

As mulheres com corpo em formato O tendem a ter menos cintura. A proporção dos ombros e quadril pode variar. Os seios e o bumbum podem ser grandes, mas é comum encontrar mulheres que têm menos seio e mais quadril.

A dica para esse tipo de corpo é tirar o foco da região central e criar mais cintura. Nesse caso, as calcinhas com alças largas e as hotpants ajudam a modelar o corpo.

A parte de cima vai depender do tamanho dos seios, que podem precisar de mais ou menos sustentação. Em geral, modelos com decote V ajudam a alongar a silhueta, valorizando melhor as donas desse biotipo.

Os maiôs também devem valorizar a cintura, evitando volume nos quadris e levando mais detalhes para a parte de cima, principalmente quando os seios são menores.

Veja mais algumas dicas para quem têm o corpo tipo O:

  • listras na vertical alongam a silhueta;
  • saídas de praia abertas valorizam o corpo;
  • é interessante evitar estampas grandes e preferir as miúdas.

Por fim, destacamos que a ocasião também interfere na hora de optar pelo maiô ou biquíni. Em geral, os biquínis são a preferência em praias, onde o ambiente é mais amplo e a intenção é ficar com a marca da peça no corpo. Já o maiô pode ser usado na piscina, dentro de um hotel, resort ou até mesmo na área de lazer de um condomínio, quando a intenção é exibir menos o corpo e ficar mais à vontade em um espaço menos amplo.

Lembrando que essas dicas são apenas truques capazes de valorizar seu tipo de corpo, garantindo mais harmonia e destacando aquilo que você mais gosta na sua silhueta.

Quer encontrar o biquíni perfeito para você nesse verão? Então, entre em contato com a Pajaris para conferir nossos modelos!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy