Pantone 2021: amarelo e cinza são as novas cores do ano, aprenda a usar

3

O amarelo e o cinza são a dupla de cores que vai reger as tendências de 2021. As Cores do Ano Pantone 2021 são uma dupla dinâmica, versátil e que se complementa com harmonia: o amarelo vibrante Illuminating (cor 13-0647 no catálogo Pantone) contrasta super bem com o calmo e sólido cinza Ultimate Gray (cor 17-5104 no catálogo da empresa).

De acordo com Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, essa parceria de cores transmite resiliência e esperança. “Precisamos nos sentir encorajados e encantados; isso é essencial para o espírito humano”, explicou Leatrice.

Quer saber mais sobre como aplicar essas cores no seu dia a dia? Inspire-se com o significado das cores e dicas de como usar na decoração e na moda. Confira!

 

cinza e amarelo
Foto: Pantone/Reprodução

O que é a Cor do Ano Pantone?

A Pantone é uma empresa que é referência mundial em organização e sistema de cores. E, todo ano, o Pantone Color Institute dita as paletas de cores que serão tendência pelos próximos meses – influenciando, assim, os setores da moda, decoração, design e muitos outros.

As cores são sempre escolhidas por sua mensagem e significado, e decididas pela curadoria internacional da empresa.

Pantone 2021: porque amarelo e cinza?

Afinal, 2021 representa um ano de incertezas, e sabemos que vamos enfrentar os próximos 12 meses cheios de esperança por dias melhores. Por isso, nada melhor que uma mescla de cores com uma tonalidade iluminada e cheia de personalidade, como o amarelo, e outra sóbria, elegante e equilibrada, como o cinza.

cinza e amarelo
Foto: Pantone/Reprodução

Significado das cores Pantone 2021

Essa união de cores é inspiradora, leve e nos garante esperança. Ainda de acordo com Leatrice, a diretora executiva do Pantone Color Institute conta que o cinza e o amarelo carregam consigo uma mensagem de resiliência e encorajamento, e ao mesmo tempo que são cores práticas e sólidas, e também promovem calor e otimismo.

Claramente, uma mensagem de força e esperança para 2021. 

Cores do ano: 2020, 2019, 2018…

A última cor do ano, a de 2020, foi o belo Classic Blue, uma tonalidade azul sólida que instiga resiliência e serenidade. Já em 2019, foi a vez do Living Coral, uma tonalidade coral animada e cheia de vida – que rendeu de monte na época! No entanto, em 2018, a cor do ano foi  o Ultra Violet, tonalidade roxa instigante e energética.

cores do ano pantone
Foto: Pantone/Reprodução

Repare: anualmente, as cores escolhidas para reger as tendências dos próximos 12 meses têm tudo a ver com a energia que este período exalou, atendendo às necessidades de cada época. Agora, chegou a vez da dupla de cores Ultimate Gray e o Illuminating Yellow, os clássicos cinza e amarelo.

Aliás, a seleção de duas cores ao invés de somente uma é uma decisão atípica da Pantone: o único outro ano que também foi representado por uma dupla de tonalidades foi 2015, quando o Rose Quartz (um tom suave de rosa) e o Serenity (um tom de azul) foram escolhidos para representar 2016. 

Dicas de como usar as Cores do Ano Pantone 2021

Com o “novo normal” causado pela pandemia e suas limitações do ano de 2020, é possível prever quais serão as tendências do design, da moda e da decoração de interiores para 2021: conforto, contato com a natureza e neutralidade certamente estão entre elas!

Sendo assim, o Ultimate Gray e o Illuminating Yellow, as Cores do Ano Pantone 2021, têm tudo a ver com essas novas tendências, por serem tonalidades que oferecem acolhimento e aconchego.

Se você deseja usar esses tons de cinza e amarelo no seu dia a dia, na decoração ou para buscar referências de moda, confira essas fotos abaixo e inspire-se!

Pantone 2021 na decoração

Quem investe em decoração deseja modernidade e conforto. E por que não unir os dois à peças atemporais? Designs de móveis modernos integram o ambiente, agregam muito calor e tornam o seu espaço mais único. O exemplo abaixo ainda mescla super bem as Cores do Ano Pantone 2021.

cinza e amarelo
Foto: Luis Gomes/Reprodução

 

Olha que demais ficam as cores do ano pintadas na parede! Neste caso da foto abaixo, a composição deixa o ambiente da sala mais alegre sem perder a elegância. Antes de tudo, um espaço otimista e único!

cinza e amarelo
Foto: Pinterest/Reprodução

Pantone 2021 na moda

O versátil cinza, em tonalidade similar ao Ultimate Gray, garante muita sobriedade e elegância ao visual. Sendo assim, é possível investir em peças mais estruturadas sem perder a modernidade.

referências de look cor do ano 2021
(Foto: Pinterest/Reprodução)

O amarelo na tonalidade Illuminating é uma cor vibrante e super alegre, combina muito com looks diurnos e mais descontraídos. Aliás, essa união vestido + tênis é super moderna. Aposte!

referências de look cor do ano 2021
(Foto: Pinterest/Reprodução)
Gostou? Então leia também:

Cores para o ano novo: entenda os significados e escolha seu look

+ Análise de coloração pessoal: descubra sua paleta de cores!

Cores do verão 2021: conheça a paleta que vai bombar na estação

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy