Sálvia: descubra os benefícios da erva e aprenda a preparar o chá

0

sálvia é uma erva de origem mediterrânea que faz sucesso tanto na cozinha quanto em rituais espirituais. Isso porque, além das propriedades para a saúde, acredita-se que ela também tenha o poder de afastar energias negativas e harmonizar ambientes. Descubra tudo:

 

Benefícios da sálvia para a saúde

 

A sálvia tem um aroma forte e sabor terroso, por isso é normalmente usada em pequenas quantidades. Mesmo assim, é recheada com uma variedade de nutrientes e compostos importantes. Apenas 1 colher de chá da erva contém 10% das necessidades diárias de vitamina K, bem como pequenas doses de magnésio, zinco, cobre e vitaminas A, C e E.  Confira as principais propriedades da sálvia:

 

1. Pode aliviar os sintomas da menopausa

Primeiramente, uma boa notícia para as mulheres. Acredita-se que o consumo regular da erva possa reduzir os sintomas da menopausa.  Isso porque os compostos presentes na sálvia têm propriedades semelhantes ao estrogênio, permitindo que se liguem a certos receptores em seu cérebro para ajudar a melhorar a memória e tratar ondas de calor e suor excessivo.

 

 

benefícios salvia saude
Imagem: Reprodução / Free Food Photos

 

2. Melhora a memória e na saúde do cérebro

 

De acordo com as fontes consultadas pelo site Health Line, o consumo de sálvia é muito benéfico para o cérebro. Afinal, a erva é rica em antioxidantes que comprovadamente protegem o sistema de defesa do seu cérebro

Além disso, pesquisas apontam resultados promissores no controle do Alzheimer. Em um estudo, 39 participantes com sinais leves a moderados consumiram 2 ml de extrato de sálvia ou um placebo diariamente por 4 meses. Ao final da pesquisa, aqueles que tomaram o extrato de sálvia tiveram melhor desempenho em testes que mediram memória, resolução de problemas, raciocínio e outras habilidades cognitivas.

 

3. Pode proteger contra certos tipos de câncer

Ademais, estudos com animais e tubos de ensaio demonstram que a erva pode auxiliar no combate de certos tipos de câncer. Entre eles o da boca, cólon, fígado, colo do útero, mama, pele e rins.

Ainda que os pesquisadores alertem para a necessidade de estudos em humanos para validar o resultado, a ideia é bastante promissora. Isso porque, durante os testes, o extrato de sálvia não apenas reduziu os níveis de crescimento das células cancerígenas como também estimulou a morte das mesmas. 

 

4. Promove a saúde bucal

Por fim, a sálvia é uma das ervas mais populares na odontologia, pois ataca a dor, a inflamação e o mau hálito, além de exercer propriedades antibacterianas e cicatrizantes. De fato, gargarejar o chá de sálvia costuma ser recomendado como remédio para feridas na boca e dores de garganta.

Ainda que se trate de uma receitinha do tempo da vovó, não custa nada tentar, não é mesmo?

 

Benefícios espirituais

salvia beneficios espirituais
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

De fato, a erva tem uma longa história de uso na medicina egípcia, romana e grega, bem como nas tradições de cura dos nativos americanos. Desde a Antiguidade, a sálvia seca é queimada como uma forma de curar, proteger, aumentar a sabedoria e aumentar a defesa contra doenças.

Ademais, alguns praticantes de medicina alternativa acreditam que queimar sálvia (seca ou em forma de incenso natural) pode ajudar a liberar energia negativa. Além de queimar sálvia, algumas pessoas usam sprays de limpeza de sálvia em suas casas. Acredita-se que os benefícios da queima de sálvia incluem:

  • Aumentar a intuição
  • Afastar energias negativas e proteger o ambiente
  • Repelir insetos e também remover bactérias do ar
  • Purificar objetos ou ambientes
  • Melhorar o humor e, por fim, reduzir o estresse e a ansiedade.

Na sequência, você vai aprender um ritual de harmonização e proteção energética com a erva:

 

 

Pra que serve o chá de sálvia?

Por último, outra forma muito famosa de consumir a sálvia é em forma de chá. Desde que feita corretamente, a bebida traz inúmeros benefícios e ainda tem um sabor bem agradável.

 

como fazer cha de salvia
Imagem: Reprodução / Very Well Fit

 

Recomenda-se beber a infusão para tratar problemas gastrointestinais, tais como dificuldades na digestão, diarréia ou gases intestinais. Ademais, também vale experimentar a bebida para tratar inflamações na faringe ou na mucosa da boca, tudo isso graças às propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do Governo de Campinas, o chá de sálvia ainda ajuda a tratar infecções das vias respiratórias, tosse, rouquidão, estomatite e aftas. O material ainda indica a bebida em casos de irregularidades menstruais, síndrome do climatério e supressão da lactação.

Aprenda como preparar:

 

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas de sálvia
  • 1 xícara de chá (150 mL) de água.

 

Modo de preparo:

  1. Primeiro, ferva a água e desligue a chama assim que borbulhar;
  2. Na sequência, adicione as folhas e abafe por até 5 minutos;
  3. Depois é só coar e tomar de 2 a 3 vezes ao dia, após as refeições.

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Cuidados

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais, a sálvia é segura em doses terapêuticas. No entanto, em doses acima da recomendação pode causar convulsões. Também pode potencializar efeitos sedativos e interferir na atividade se associada a remédios para diabetes ou, ainda, anticonvulsivos.

Por fim, recomenda-se evitar o uso em casos de gravidez, lactação, insuficiência renal, epilepsia e tumores estrógeno–dependentes. Pode causar irritação tópica em pacientes sensíveis

 

Fontes: VeryWell Mind, Healthline

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy