Chakras: saiba tudo sobre esses pontos de energia

8

De acordo com algumas religiões orientais, como o budismo e o hinduísmo, os chakras (ou chacras) são rodas de energia responsáveis pela nossa estabilidade física, emocional, mental e espiritual. Cada um desses sete principais pontos espalhados pelo nosso corpo influencia em uma área da nossa saúde e nossa personalidade.

Chakras
Foto: Okan Caliskan

O que são chakras?

A palavra chakra tem origem no sânscrito e significa, literalmente, roda. De acordo com as filosofias orientais, os chakras são pontos de energia localizados no corpo humano que giram equilibrando a saúde mental, emocional, espiritual e física. Ao todo, são sete principais pontos, que vão do topo da cabeça até a base da coluna. Cada um deles é representado por uma cor, mantra e elemento diferente e, assim, influencia em uma área específica do nosso corpo, mente e espírito.

Como eles funcionam?

Os sete principais chakras estão localizados na coluna e é neles que armazenamos e distribuímos as energias para o nosso corpo e nossa mente. Sendo assim, quando um deles está desequilibrado, afeta negativamente nossa vida: fechado, impede a circulação de energia; muito aberto, funciona excessivamente. No entanto, apesar de cada chakra ter um objetivo específico, eles funcionam em conjunto e são responsáveis pela nossa estabilidade como um todo.

Os sete chakras
Foto: Angela Smith

Quais são os sete chakras?

Cores, mantras e elementos diferentes representam as sete rodas de energia que estão distribuídas ao longo da nossa coluna. Conheça cada uma delas:

  • Chakra básico (muladhara ou raiz) – Fica na base da coluna, é representado pela cor vermelha e pelo elemento terra. Está ligado ao nosso instinto de sobrevivência e nos conecta ao chão, à terra, ao material.
  • Chakra umbilical (swadhisthana ou sacro) – Está localizado abaixo da região do umbigo, tem a cor laranja e seu elemento é a água. Tem relação com os nossos órgãos reprodutores.
  • Chakra do plexo solar (manipura) – De cor amarela, está localizado próximo ao diafragma e seu elemento é o fogo. O plexo solar corresponde às nossas emoções e também influencia no sistema digestivo.
  • Chakra cardíaco (anahata) – Representado pela cor verde, fica próximo ao coração e seu elemento é o ar. Tem relação com a confiança, a sabedoria, o amor e a estabilidade emocional.
  • Chakra laríngeo (vishuddha) – Localizado na garganta, tem cor azul e é representado pelo elemento éter. Este chakra se relaciona com a comunicação e a exteriorização de sentimentos e pensamentos.
  • Chakra frontal (ajna) – Também representado pelo éter, esse ponto é índigo e fica entre as sobrancelhas. Conhecido também como terceiro olho, ele atua na nossa mente e intuição.
  • Chakra coronário (sahasrara) – Localizado no topo da cabeça, é um dos mais importantes porque nos conecta com o universo. A junção de todos os elementos representa esse ponto, que é violeta.
Meditação
Foto: Pixabay

Como equilibrar?

Os chakras são a nossa energia vital e mantê-los alinhados e ativos é importante para vivermos em harmonia. Quando um deles está bloqueado, provoca altos e baixos em nossa saúde física e mental. Mas, você pode equilibrar esses pontos de energia de uma forma bem simples. Afinal, algumas práticas como yoga e meditação são capazes de energizar nosso corpo e realinhar os chakras. Além disso, elas podem ser feitas em casa. Algumas terapias holísticas também trabalham o equilíbrio dos chakras, como o reiki, a aromaterapia e a cristaloterapia, por exemplo. Nesse caso, procure um terapeuta holístico.

Mostrar comentários (8)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy