Yoga para iniciantes: saiba qual é a melhor para você

1

A yoga é uma prática que une vantagens ao corpo, à mente e ao espírito, por isso tem sido tão buscada. Se você está procurando yoga para iniciantes, saiba que existem diferentes tipos de aula e métodos por aí. Mas entre tantas opções, qual escolher? Para te ajudar, criamos um guia para você conhecer as modalidades e aprender recomendações necessárias para iniciar uma prática e ser bem-sucedida na sua atividade. 

Yoga para iniciantes – Origem da prática

Antes de mais nada, tenha em mente que a prática não é apenas um tipo de atividade física. Na verdade, é uma filosofia de vida praticada há mais de 5 mil anos e originária da Índia – em uma região próxima aos Himalaias. A palavra yoga vem do sânscrito e significa “união, integração”, por isso o princípio da prática é unir corpo, mente e alma, ou seja, promover a integração do ser.

Qual os benefícios da Yoga?

Quando se fala em yoga para os iniciantes é importante ressaltar que, no começo a atenção é mais voltada às posturas físicas (ásanas), às técnicas de respiração (pranayamas) e meditação. Com o tempo porém, os praticantes vão se aprofundando e descobrindo que o yoga está em todos os lugares e momentos. Nas atitudes, na forma como se vive a vida, na conexão com outros seres humanos e até mesmo com o próprio planeta. E embora existam diversos métodos de yoga hoje em dia, o objetivo de todos é levar ao Samadhi, o estágio mais elevado de consciência, um tipo de iluminação espiritual.

Iyengar Yoga para iniciantes
Foto: Freepik

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tipos de yoga para iniciantes

Antes de começar é necessário entender que existem diferentes modalidades de yoga para iniciantes e para saber qual é o mais indicado para você é preciso saber pelo que busca. Fatores como estado de saúde e biótipo também devem ser considerados para iniciantes. Como pode ser difícil acertar de cara a prática que melhor atende as expectativas físicas, mentais e emocionais de cada um, por isso é importante experimentar primeiro. Entres os mais mais populares estão:

Hatha Yoga

É um dos mais populares porque é mais focado em práticas físicas que fortalecem e definem o corpo além de aumentar a flexibilidade. Durante sua prática, as posturas são realizadas sem uma ordem predeterminada, com permanências que podem variar de acordo com a proposta da aula.

 

Ashtanga Yoga

Nessa linhagem, a prática tem seis séries de posturas fixas. O praticamente começa na Série I repetindo a mesma sequência de posições até estar capacitado para evoluir para a Série II e assim sucessivamente. Não existe um prazo determinado para que troque de série e a cada nível que avança, a dificuldade dos àsanas aumenta. É principalmente indicado para quem busca por ampliar a disciplina e a persistência, bem como o respeito e a hierarquia.

Vinyasa Yoga

Embora seja uma derivação da Hatha Yoga, essa modalidade é considerada na verdade um estilo contemporâneo. Sua prática é feita em flow, ou seja, uma sequência encadeada de movimentos, que lembram uma coreografia.

Kundalini Yoga

Esta é uma prática que conecta movimentos repetitivos à exercícios de respiração com o intuito de promover uma elevação espiritual. É um estilo mais comtemplativo e individual. Tem como objetivo equilibrar os chakras, os pontos de energia, e com isso promover um aumento da consciência, do bem-estar e da plenitude.

 

Iyengar Yoga

Entre os tipos de yoga para iniciantes este é considerado um método restaurativo que promove o alinhamento do corpo de acordo com questões ergonômicas e anatômicas. Por ser feito com auxilio de props (acessórios) como blocos de EVA, almofadas tipo bolsters, cadeiras e até kuruntas que suspendem o corpo. Costuma ser utilizado principalmente para correções posturais e por pessoas na terceira idade.

 

Bikram Yoga (Hot Yoga)

O grande diferencial dessa prática é que as aulas acontecem em um ambiente aquecido que pode chegar a 43 graus. O formato original segue uma sequência fixa de 26 posturas e dois exercícios respiratórios em um aula que dura 90 minutos. A intenção é estimular o metabolismo através do aumento de temperatura, acelerando o processo de desintoxicação e purificação do corpo.

 

Acro Yoga

A Acro Yoga é uma modalidade para ser praticada em dupla, mas muitas vezes precisa de uma terceira pessoa que fará a segurança, chamada de anjo. Une movimentos mais acrobáticos com sanas de Yoga. A maioria das transições é feita no ar.

acro yoga para iniciantes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale ressaltar que entre tantos tipos de yoga para iniciantes nenhuma modalidade é melhor do que a outra, nem mesmo existe certo ou errado. O importante é que o iniciante se identifique e se conecte com a prática e o professor que escolher.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy