Talco no cabelo faz mal? Saiba para que serve e os cuidados

O talco é usado no cabelo há muito tempo, principalmente por pessoas mais velhas, para controlar a oleosidade dos fios e também dar volume. Com o tempo, ficou esquecido e foi substituído por shampoo a seco, contudo, muitas mulheres ainda utilizam da técnica. Entenda para que serve usar o talco no cabelo, se faz mal e a forma correta do uso.

Para que serve?

O talco no cabelo serve para algumas funções. A primeira e mais popular, é usado para tirar a oleosidade dos fios. Também é utilizado para tirar a aparência de sujo e aumentar o volume do cabelo, sem precisar de nenhum outro procedimento ou fontes de calor.

Afinal, o talco funciona mesmo para remover a oleosidade dos fios? A resposta é sim. Se usado da maneira correta, pó branco consegue sugar a oleosidade do cabelo. E é por esse motivo, que o talco consegue tirar a aparência de sujo do cabelo.

Já para ficar com volume, por endurecer um pouco os fios, como se fosse laque, você consegue modelar os fios, deixando com mais volume.

Foto: Freepik

+ Shampoo hidratante: saiba o que é e como escolher o melhor

Cuidados necessários

Apesar de ser muito utilizando, sua prática rotineira não é recomendada e deve ser usado apenas em um caso de extrema necessidade. Quando você realmente precisa tirar a oleosidade do cabelo, de forma rápida e não possuí um shampoo a seco em casa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O uso em excesso pode trazer problemas capilares, como a queda. Isso acontece porque o talco não é um produto feito especificamente para o cabelo e pode acabar obstruindo os poros. Portanto, muito cuidado com excessos e só use em caso de necessidade.

Como utilizar o talco no cabelo

Passo 1: com um talco comum, para bebês, aplique uma pequena quantidade no foco da oleosidade;

Passo 2: com os dedos, espalhe bem o talco até que ele desapareça por completo do cabelo. Se for necessário, aplique mais uma pequena quantidade;

Passo 3: agora é só escovar os fios normalmente para que o talco se espalhe e fique natural.

Cuidado para não colocar talco em excesso, isso pode pesar no aspecto do seu cabelo e deixar com a aparência de ainda mais sujo. Além disso, o pó pode deixar os fios brancos se não espalhados corretamente, fazendo com que fique com uma aparência de caspa nos fios.

Jamais aplique o produto com o cabelo úmido ou molhado, pois irá pesar nos fios. Após a aplicação, também não faça o uso de chapinha para não danificar os fios.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dicas para afastar a oleosidade do cabelo

O talco no cabelo deve ser usado em caso de necessidade e não rotineiro. Para que você não precise utilizar o talco nos fios, o primordial é prevenir a oleosidade nos fios ou optar por shampoo a seco quando estivar muito oleoso. Aprenda dicas que irão afastar a oleosidade e deixar seu cabelo mais bonito:

Produtos corretos: muitas vezes o seu cabelo não é oleoso e esse efeito só surgiu por causa de produtos errados para o seu tipo de fio. Atente-se ao rótulo e certifique-se que esteja usando os produtos corretos.

Cuidado com água quente: na hora do banho, a água quente pode aumentar a oleosidade dos fios e outros problemas capilares. O ideal é sempre morna ou gelada. Isso ajudará também no brilho do cabelo, deixando os fios mais bonitos.

+ Como lavar os fios sem shampoo? Aprenda esta técnica

Utilize corretamente o condicionar: na hora da aplicação do condicionador ou cremes de hidratação, cuidado para não aplicar na raiz do cabelo. Isso pode entupir os poros capilares e agravar ainda mais a oleosidade dos fios. Portanto, aplique sempre apenas no comprimento.

Hidratação: uma dúvida muito recorrente de mulheres é que a hidratação irá piorar a oleosidade. Mas isso não é e verdade. A hidratação é necessária para um cabelo bonito e saudável. Só irá ficar oleoso se aplicar uma máscara que não é adequada para o seu tipo de cabelo ou na raiz. Lembre-se de fazer pelo menos 1 vez por semana.

Remova por completo os produtos: ao lavar os fios, cuidado deixar resquícios de produtos no cabelo. Enxague bem com água corrente, retirando shampoo, condicionador, máscara de hidratação e entre outros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Evite passar as mãos: as mãos podem levar oleosidade aos fios, por esse motivo, evite ficar tocando em seu cabelo. Caso não consiga, prender pode ser uma solução até se acostumar a não tocar os fios.

Controle a oleosidade do rosto: essa dica vale principalmente para as mulheres que têm franjas. A oleosidade do rosto pode passar pelo cabelo se ficar em contato direto. Por isso, é importante também controlar a da pele.

Cuidado na hora de secar os fios: no momento em que estiver usando o secador, não chegue muito próximo da raiz com o secador, isso poderá aumentar a produção de óleo do seu couro cabeludo.

Alimentação e água: uma alimentação rica em gorduras ruins, frituras e industrializados, pode piorar a sua saúde como um todo e isso inclui o cabelo. Por esse motivo, priorize uma alimentação saudável, com muitas fontes de vitaminas para que seu cabelo fique sempre forte. E a água é vital para o bom funcionamento do corpo, e principalmente, para o cabelo.

Leia mais sobre o assunto: tratamento caseiro para fios oleoso – 5 formas de controlar o problema

Comentários (0)
Comentar