Sal de parrilla: aprenda como preparar e utilizar o ingrediente nas suas receitas

Você já ouviu falar do sal de parrilla? Para quem é cozinheiro de mão cheia e adora um bom churrasco, provavelmente já! Mas, muito se engana quem imagina que o sal utilizado na carne de churrasco somente serve para temperá-la!

Não mesmo! O sal é um toque especial na gastronomia e cria maravilhosos sentimentos e possibilidades de aumentar e aprimorar ainda mais as experiências do churrasqueiro e seus convidados. Ainda, o sal é capaz de dar o toque final de mestre na comida.

 

O melhor sal para temperar o churrasco

O sal de parrilla é único e tem a capacidade de preparar a carne com maestria! Essa técnica transformou a forma de preparar consumir assados e é sucesso nos países do sul da América Latina. No Brasil, desde que chegou, não foi diferente!

Com uma tradição milenar nos pampas gaúchos e em todas as casas brasileiras de preparar inúmeras carnes típicas na brasa, fazendo a felicidade de qualquer final de semana e um excelente gosto em apreciá-las, os brasileiros logo se apaixonaram pelo sal de parrilla.

 

Imagem: Reprodução / Pixabay

O que é sal de parrilla?

Se você é uma pessoa que gosta muito de um bom churrasco aos finais de semana, com certeza já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de sal na roda com os amigos. O sal de parrilla é uma nova tendência, vinda dos países do sul latino que tem uma textura bem mais fina do que o sal grosso (e mais grossa do que o sal comum).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dessa maneira, ele tem a capacidade de se espalhar mais, sendo melhor absorvido pelos cortes de carne do seu jantar! A principal diferença entre o sal grosso comum utilizado no Brasil e o parrillero é simplesmente o tamanho de sua granulação.

Com esse sal diferente, a carne e a churrasqueira não acumulam pedaços grandes e incômodos de sal grosso. Isso faz muita diferença para quem aprecia o bom churrasco, pois impede o escoamento da gordura, atrapalhando o gosto perfeito do seu churrasco.

Também é importante notar que o tamanho do sal de parrilla ajuda a evitar a desidratação da carne, impedindo que ela resseque. Aqui no Brasil além do nome de sal de parrilla, você também pode encontrar como sal entrefino.

 

Imagem: Reprodução/ Pexels

Para que ele serve?

O sal de parrilla proveniente dos pampas argentinos e uruguaios é muito utilizado para salgar peças de carne mais grossas. Dessa forma, ele impede que a carne escolhida perca líquido demais e acabe ficando ressecada. O sal de parrilla, é o tempero ideal para o seu típico churrasco de domingo, quando toda a família está reunida!

 

Diferenças do sal de parrilla para o sal comum

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

São poucas as diferenças entre o sal comum, o sal grosso, o sal do himalaia e a nova tendência dos churrascos. O sal de parrilla utilizado na gastronomia latina nasceu dos desertos do interior da Argentina e do Uruguai e apresentam um índice de pureza maior do que sais brasileiros, que são retirados e refinados do oceano.

Dessa forma, o sal grosso comum, muito utilizado para o churrasco, ainda não tão perfeito. Assim, surgiu uma terceira opção, o sal de parrilla, que possui uma granulação intermediaria e muito sabor para sua comida!

Uma grande diferença entre o sal comum grosso muito utilizado nos churrascos brasileiros e o famoso sal de parrilla é o seu custo nos supermercados. As marcas existentes vendidas no país são argentinas ou uruguaias, o que, com certeza, aumenta o valor de venda deste produto!

Por isso, porque não fazer o seu próprio sal de parrilla?

Imagem: Reprodução / Pexels

Como fazer o seu sal de parrilla?

Como o incrível sal de parrilla é uma opção bem mais cara nos supermercados brasileiros, uma ótima dica é você usar o sal grosso, que é mais barato, para fazer o seu sal de parrilla caseiro. Por isso, para preparar o seu próprio sal de parrilla, é muito fácil! Basicamente você precisar ter… sal!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O sal de parrilla é importado, por isso é caro! Mas, um produto 100% da sua casa vai ser baratinho e ainda, muito delicioso!

 

Ingredientes

  • Sal grosso;
  • Temperos desidratados a gosto

Como fazer

  1. Primeiro, adicione o sal grosso em um processador ou liquidificador. Utilize o eletrodoméstico que você tiver à sua disposição;
  2. Dessa maneira, adicione os temperos desidratados a sua escolha. Uma dica especial é utilizar ervas que você já costuma utilizar, no seu dia a dia, para o preparo de carnes e assados. Vai dar um gosto especial ao seu sal e deixar tudo mais delicioso!
  3. Logo depois, mexa um pouco com ajuda de uma colher para misturar o sal com seus temperinhos e pronto!
  4. Agora é só pulsar o processador ou o liquidificador até que o sal fique em um tamanho menor, mais picadinho;
  5. Dessa forma, retire o seu próprio parrillero do processador, peneire o sal e guarde em um pote.
Comentários (1)
Comentar