Sal de parrilla: aprenda como preparar e utilizar o ingrediente nas suas receitas

1

Você já ouviu falar do sal de parrilla? Para quem é cozinheiro de mão cheia e adora um bom churrasco, provavelmente já! Mas, muito se engana quem imagina que o sal utilizado na carne de churrasco somente serve para temperá-la!

Não mesmo! O sal é um toque especial na gastronomia e cria maravilhosos sentimentos e possibilidades de aumentar e aprimorar ainda mais as experiências do churrasqueiro e seus convidados. Ainda, o sal é capaz de dar o toque final de mestre na comida.

 

O melhor sal para temperar o churrasco

O sal de parrilla é único e tem a capacidade de preparar a carne com maestria! Essa técnica transformou a forma de preparar consumir assados e é sucesso nos países do sul da América Latina. No Brasil, desde que chegou, não foi diferente!

Com uma tradição milenar nos pampas gaúchos e em todas as casas brasileiras de preparar inúmeras carnes típicas na brasa, fazendo a felicidade de qualquer final de semana e um excelente gosto em apreciá-las, os brasileiros logo se apaixonaram pelo sal de parrilla.

 

Imagem destacada do sal de parrilla
Imagem: Reprodução / Pixabay

O que é sal de parrilla?

Se você é uma pessoa que gosta muito de um bom churrasco aos finais de semana, com certeza já deve ter ouvido falar sobre esse tipo de sal na roda com os amigos. O sal de parrilla é uma nova tendência, vinda dos países do sul latino que tem uma textura bem mais fina do que o sal grosso (e mais grossa do que o sal comum).

Dessa maneira, ele tem a capacidade de se espalhar mais, sendo melhor absorvido pelos cortes de carne do seu jantar! A principal diferença entre o sal grosso comum utilizado no Brasil e o parrillero é simplesmente o tamanho de sua granulação.

Com esse sal diferente, a carne e a churrasqueira não acumulam pedaços grandes e incômodos de sal grosso. Isso faz muita diferença para quem aprecia o bom churrasco, pois impede o escoamento da gordura, atrapalhando o gosto perfeito do seu churrasco.

Também é importante notar que o tamanho do sal de parrilla ajuda a evitar a desidratação da carne, impedindo que ela resseque. Aqui no Brasil além do nome de sal de parrilla, você também pode encontrar como sal entrefino.

 

Churrasco caseiro preparado com sal de parrilla
Imagem: Reprodução/ Pexels

Para que ele serve?

O sal de parrilla proveniente dos pampas argentinos e uruguaios é muito utilizado para salgar peças de carne mais grossas. Dessa forma, ele impede que a carne escolhida perca líquido demais e acabe ficando ressecada. O sal de parrilla, é o tempero ideal para o seu típico churrasco de domingo, quando toda a família está reunida!

 

Diferenças do sal de parrilla para o sal comum

São poucas as diferenças entre o sal comum, o sal grosso, o sal do himalaia e a nova tendência dos churrascos. O sal de parrilla utilizado na gastronomia latina nasceu dos desertos do interior da Argentina e do Uruguai e apresentam um índice de pureza maior do que sais brasileiros, que são retirados e refinados do oceano.

Dessa forma, o sal grosso comum, muito utilizado para o churrasco, ainda não tão perfeito. Assim, surgiu uma terceira opção, o sal de parrilla, que possui uma granulação intermediaria e muito sabor para sua comida!

Uma grande diferença entre o sal comum grosso muito utilizado nos churrascos brasileiros e o famoso sal de parrilla é o seu custo nos supermercados. As marcas existentes vendidas no país são argentinas ou uruguaias, o que, com certeza, aumenta o valor de venda deste produto!

Por isso, porque não fazer o seu próprio sal de parrilla?

Costela no churrasco preparada com sal de parrilla
Imagem: Reprodução / Pexels

Como fazer o seu sal de parrilla?

Como o incrível sal de parrilla é uma opção bem mais cara nos supermercados brasileiros, uma ótima dica é você usar o sal grosso, que é mais barato, para fazer o seu sal de parrilla caseiro. Por isso, para preparar o seu próprio sal de parrilla, é muito fácil! Basicamente você precisar ter… sal!

O sal de parrilla é importado, por isso é caro! Mas, um produto 100% da sua casa vai ser baratinho e ainda, muito delicioso!

 

Ingredientes

  • Sal grosso;
  • Temperos desidratados a gosto

Como fazer

  1. Primeiro, adicione o sal grosso em um processador ou liquidificador. Utilize o eletrodoméstico que você tiver à sua disposição;
  2. Dessa maneira, adicione os temperos desidratados a sua escolha. Uma dica especial é utilizar ervas que você já costuma utilizar, no seu dia a dia, para o preparo de carnes e assados. Vai dar um gosto especial ao seu sal e deixar tudo mais delicioso!
  3. Logo depois, mexa um pouco com ajuda de uma colher para misturar o sal com seus temperinhos e pronto!
  4. Agora é só pulsar o processador ou o liquidificador até que o sal fique em um tamanho menor, mais picadinho;
  5. Dessa forma, retire o seu próprio parrillero do processador, peneire o sal e guarde em um pote.
Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy