Quando montar a árvore de natal em 2021?

0

Um dos feriados cristãos mais importantes vem junto com o final de ano e nos últimos meses, muitos se questiona sobre quando montar a árvore de natal em 2021 e decorar a casa para a chegada desse dia especial. Apesar de, no final de outubro muitos comércios já estarem decorados para a chegada do natal, há quem prefira seguir as tradições e decorar apenas no dia que manda os ensinamentos cristãos.

Quando montar a árvore de natal em 2021?

Qual o dia certo para montar a árvore de Natal
Quando montar arvore de natal 2021 – Foto: Unsplash

O dia certo para se montar a árvore de natal, é o primeiro domingo do Advento, que em cada ano pode cair em uma data diferente. Em 2021, o dia correto para se montar a árvore de natal é 28 de novembro. Assim como a montagem dos outros enfeites natalinos.

A palavra Advento vem do latim e significa chegada, que faz referência ao nascimento do menino Jesus. O mês do Advento, neste ano, começa neste dia 28 e terminará somente na véspera do natal, em que no dia seguinte celebra-se a chegada do menino Jesus na terra.

Vale lembrar que, essa é a data escolhida pela igreja cristã, que caso não siga, poderá montar quando desejar.

Qual é a data certa para desmontar a árvore de natal?

Ao contrário da data da montagem, que tem um dia que muda de ano para ano, para desmontar, a data não se altera. O dia correto para guardar a árvore de natal é no dia 6 de janeiro, em que se comemora o dia dos três Reis Magos.

Essa data simboliza o dia que os três Reis Magos, foram conhecer o menino Jesus pessoalmente e lhe entregaram um presente. Eles levaram ouro, incenso e mirra, quando foram até a manjedoura, seguindo a direção de Deus através de uma estrela, de acordo com o Segundo Evangelho de Mateus.

+ Natal 2021: dicas de decoração simples e barata

Qual é a data correta para montar o presépio de natal?

Montagem do presépio
Saiba quando montar a árvore de natal em 2021 – Foto: Unsplash

Assim como a árvore de natal é um símbolo da tradição cristã, o presépio também faz parte das decorações natalinas e representa o nascimento de Jesus. Apesar de muitas pessoas não escolherem uma data definitiva para montar, o presépio também tem dias e formas corretas para ser montado.

A montagem começa no primeiro domingo do Avento, junto com a árvore de natal e deverá terminar a montagem apenas no dia que termina o mês do advento, que é no dia 24 de dezembro.

Siga o passo a passo para montar o seu:

1° Domingo do Advento: no dia 28 de novembro de 2021, domingo, separe um local na sua casa para receber o presépio e comece colocando a manjedoura e os animais;

2° Domingo do Advento: é o momento de colocar as estrelas e o anjo;

3° Domingo do Advento: adicione os pastores e a imagem dos três Reis Magos;

4° Domingo e último domingo do Advento: finalize com o menino Jesus, Maria e José.

Caso não tenha todos os elementos, vá montando aos poucos com os personagens que vem junto com o seu presépio.

Deverá ser desmontado somente no dia dos três Reis Magos, junto com a árvore de natal, no dia 06 de janeiro.

Uma breve história da árvore de natal

Apesar da árvore representar o nascimento de Jesus e ter uma data de montagem seguindo a igreja católica e cristã, o símbolo chegou muito tempo depois de Cristo, estima-se por volta de 1441 e 1510. Não se sabe ao certo como, onde e por qual motivo surgiu a árvore, mas sua popularização se deu na Alemanha em 1530, após Martinho Lutero andar pelas ruas e admirar a paisagem de um pinheiro coberto de gelo.

Ao chegar em casa, Lutero teria montado uma árvore semelhante em sua casa, usando galhos, decorando com algodão para representar as estrelas e velas. Assim, ele conseguiria mostrar a beleza que encontrou na rua. Logo, as árvores decoradas começaram a se tornar popular na Europa, depois foi levada para América do Norte e apenas no século XX chegou ao Brasil.

E foi no século XX, que o Papa João Paulo II, reconheceu a árvore de natal como um símbolo legítimo da ocasião e deixou montar árvores nas igrejas católicas. Apenas em 1982, foi montada a primeira árvore de natal do Vaticano e assim, a tradição se popularizou entre os cristãos.

+ Simpatias dos Reis Magos para atrair dinheiro e prosperidade

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy