Rosa do deserto: aprenda como cuidar da planta para ter flores o ano todo
A Rosa do Deserto é uma flor de aspecto único. Além da beleza, ela também é indicada para iniciantes, já que requer poucos cuidados. Como se trata de uma planta desértica, adora sol forte e pouca água. Aprenda tudo sobre a planta:
Quais os cuidados com a rosa do deserto?
Nativa da África Oriental e da Arábia, a rosa-do-deserto (Adenium Obesum)pode ser plantada tanto em vasos quanto diretamente no solo. Conforme mencionamos anteriormente, a grande vantagem é que ela não precisa de muitos cuidados.
A princípio, você precisa deixar a planta em um local de sol pleno e solo bem drenado. Como se trata de uma planta desértica e suculenta, ela não é muito fã de água, sendo portanto indicada para jardineiros iniciantes ou sem muito tempo para cuidar de suas flores.
Quando plantada no solo, chega a crescer entre 1 a 5 metros de altura. Em geral, basta mantê-la em um solo seco e bem drenado. Além disso, essa é uma planta que gosta de clima quente e mais seco. Assim, não tolera geadas ou períodos de frio intenso.
- Propagação: feita por sementes ou estaquia.
- Rega: pouca água e solo bem drenado.
- Iluminação: sol pleno.
- Plantio: durante o ano todo.
- Floração da rosa do deserto: primavera e verão.
Quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto?
Primeiramente, se você está plantando as sementes, saiba que o tempo de germinação é de cerca de 2 a 3 dias. Depois disso, é preciso ter em mente que a rosa do deserto é uma planta de crescimento lento. Por esse motivo, é recomendado comprar um enxerto da planta.
Por outro lado, apesar do crescimento mais lento, trata-se de uma planta que floresce super bem. Sua estação de crescimento começa, a princípio, com poucas flores logo no final do inverno. Em seguida, ela deverá ter uma segunda folhagem, com florescimento contínuo na primavera e verão.
Nos casos de enxertia, a floração da rosa-do-deserto ocorre, em média, de dois a três meses após o enxerto, considerando uma incidência de sol forte por no mínimo 6 horas diárias.
Como cuidar da Rosa do Deserto para dar flor?
Entre os jardineiros mais experientes, é consenso que a floração de Adenium Obeso pode ocorrer durante o ano todo.
Embora isso seja fato, é válido também notar que, em regiões com clima mais temperado, é possível que a planta entre em estado de dormência durante os 2 meses mais frios do inverno.
Isso é facilmente notado pelas folhas, que caem assim que a planta entra em dormência. No entanto, regiões de clima tropical e mais quente garantem flores lindas o ano inteiro.
Além dos cuidados básicos mencionados anteriormente, existem duas formas simples de incentivar a floração das rosas.
Poda drástica: comece eliminando todos os galhos e flores da planta, a partir de uma distância de 5 centímetros do caule. Embora essa técnica possa deixar a planta inicialmente estranha, ela é muito importante para garantir um maior período de formação.
Assim que você retira as folhas, acaba incentivando novos brotos, uma vez que a planta entende que precisa de folhas novinhas para fazer a fotossíntese e, assim, respirar.
Aliás, você pode aproveitar o processo de poda drástica para criar novas mudas por estaquia. Por fim, feita a poda, primeiro surgirão novos brotos e, logo na sequência, as flores.
Adubação: a segunda técnica para incentivar a floração da rosa-do-deserto é bem simples. Uma vez que a planta precisa de cálcio, potássio e fósforo para florescer, você pode fornecer essa “alimentação” com adubos específicos.
Nesse caso, é preciso ter cuidado com o nitrogênio, que deve ser utilizado em menor quantidade, já que o uso em demasia faz com que sua rosa fique muito alta e comprida, perdendo a beleza da forma compacta.
Algumas receitas naturais podem servir de adubação, como por exemplo as farinhas de casca de ovos e ossos ou, ainda, as cascas de banana.
Independentemente da sua escolha, é fácil ir até uma floricultura e pedir indicação de adubos ricos nos nutrientes que a rosa-do-deserto necessita para dar flores o ano todo.
Qual o melhor ambiente para Rosa do Deserto?
Em geral, o ambiente adequado para a rosa-do-deserto é bem similar ao dos cactos e suculentas, uma vez que se tratam todos de plantas desérticas. Desse modo, atente-se para tentar copiar as condições climáticas e de solos originais da planta.
Por isso, no caso da Adenium Obeso, é preciso encontrar um lugar com incidência de sol pleno (no mínimo 6 horas por dia). Quanto mais calor, melhor. Aliás, o clima seco também é amigo dessa planta.
No entanto, cuidado com as condições opostas, já que tanto o frio abaixo de 10°C quanto o excesso de umidade podem deixar sua planta amarelada, triste e sem vida.
Como cuidar de bonsai de rosa do deserto?
Por fim, o bonsai dessa planta é igualmente famoso e requer alguns cuidados específicos de modo a manter seu tamanho compacto característico. Para manter a planta com caule grosso e sinuoso, como aqueles dignos de exposição, é preciso trabalhá-la periodicamente. Para isso, é indicado o corte de raízes e das brotações superiores bem como os replantes.
O ideal é fazer o desenvase a cada dois anos. Além do corte de raízes, você irá acrescentar cerca de 2 a 3 dedos de substrato no vaso antes de voltar a planta ao seu lugar.
Sempre use luvas protetoras ao manusear essa planta, pois a sua seiva é tão tóxica que chegou a ser utilizada por tribos africanas como veneno para caça.