Retorno de Saturno: tempo de mudança e autoconhecimento

0

Para a astrologia, a proximidade com os 30 anos representa uma fase muito especial. Isso porque é nessa época da vida que acontece o primeiro Retorno de Saturno, que representa a transição para a vida adulta. A incerteza, os sentimentos de insatisfação e as dúvidas sobre o caminho que estamos trilhando são as marcas desse período, que é um verdadeiro divisor de águas. Em outras palavras, o primeiro Retorno de Saturno nos leva para a vida adulta, traz questionamentos e autoconhecimento, amadurecimento e responsabilidade.

O que é o Retorno de Saturno?

Saturno
Foto: Pixabay

Resumidamente, o Retorno de Saturno é o movimento astrológico que acontece quando Saturno retorna ao mesmo lugar em que estava no momento em que nascemos. “Esse momento é um marco na nossa vida com relação à maturidade. Saturno traz a força energética relacionada com os limites, a responsabilidade, o comprometimento e a disciplina”, explica a terapeuta sistêmica e astróloga Amanda Cardia.

O Retorno de Saturno ocorre, aproximadamente, a cada 29 ou 30 anos (esse planeta leva 29 anos e meio para dar uma volta completa em torno do Sol) e é um período marcado por mudanças, que podem ser sentidas por cerca de dois anos. Por isso, os questionamentos trazidos por esse movimento astrológico se revelam em momentos diferentes em cada pessoa. Além disso, ele é conhecido também como a crise dos 30 – ou dos 60 anos – e está relacionado com o amadurecimento e a responsabilidade.

A astróloga explica que: “Quando passamos pelo primeiro Retorno de Saturno, é o momento em que deixamos a juventude e entramos, simbolicamente, na vida adulta. Já no segundo Retorno de Saturno, por volta dos 60 anos, adquirimos a maturidade em seu sentido mais forte”. Segundo a astrologia, esse segundo movimento completo de Saturno em torno do Sol traz transformações diferentes, já que somos mais experientes e tendemos a reavaliar como foi a nossa vida adulta.

Como ele influencia na nossa vida?

Astrologia
Foto: Gerd Altmann

Quando o Retorno de Saturno acontece, é o momento de fazer um balanço interno. “O signo e casa onde está localizado Saturno no Mapa Astral revela onde precisamos nos empenhar, nos esforçar, colocar limites, responsabilidade, superar obstáculos e desafios”, explica Amanda. Sendo assim, segundo ela, o Retorno de Saturno traz uma possibilidade de reavaliação e desenvolvimento e indica um novo ciclo. Em outras palavras, é o momento de ponderar o que você quer levar para a vida e o que quer deixar para trás, é um período de autoconhecimento e reflexão.

Além disso, cada um sente de uma maneira bem individual o Retorno de Saturno. Isso significa que se você está trilhando a sua vida na direção daquilo que deseja, provavelmente o Retorno de Saturno será bem tranquilo para você. Caso contrário, é possível que esse momento traga mudanças significativas para a sua vida, que podem chacoalhar as estruturas. “Saturno é temido por algumas pessoas por trazer conceitos mais densos. Porém, é um grande professor. Cada um vai expressar esse momento de uma forma e se você não tiver consciência das lições que precisam ser aprendidas, elas tornam a se repetir com densidade e peso”, finaliza a astróloga.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy