Raspar a língua: conheça esse ritual ayurvédico e seus benefícios

Você sabe a importância de raspar a língua de manhã? Pois é, este é um ritual ayurvédico muito benéfico para a saúde não só bucal, mas do corpo todo. Se você ainda não conhecia, neste post vamos te explicar desde a origem desse hábito, até como fazer, os benefícios e onde comprar o seu!

Origem do ritual de raspar a língua

Imagem: Reprodução / Holistix.

 

Segundo a Ayurveda, uma filosofia milenar indiana que alia saúde e bem-estar, o ato de raspar a língua logo ao acordar é um poderoso detox, cheio de benefícios. Isso porque, durante a noite, o sistema digestivo continua trabalhando, eliminando toxinas e impurezas e por isso, você já deve ter percebido que quando acorda, sua língua tem uma capinha branca em cima.

Escovar a língua até pode ajudar, mas não retira todas as toxinas produzidas, então o corpo acaba reabsorvendo tudo, prejudicando o organismo e o equilíbrio natural do corpo.

 

Como raspar a língua?

Imagem: Reprodução / Holistix.

 

No começo, talvez seja um pouco incômodo para você raspar a língua, mas persista, porque os benefícios são enormes!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além disso, o ritual deve ser feito antes mesmo de você beber água e, preferencialmente, nos três primeiros minutos depois de você ter acordado, evitando que essas toxinas da língua sejam reabsorvidas.

  1. Em primeiro lugar, segure o raspador pelas duas alças, colocando a curva maior no fundo da língua.
  2. Logo após, puxe o raspador de trás para frente, com um pouco de pressão.
  3. Repita se achar necessário.
  4. Por fim, higienize o seu raspador

O ritual de raspar a língua dura, ao todo, apenas 1 minuto, ou seja, um detox express e cheio de vantagens!

Seis benefícios de raspar a língua

Imagem: Reprodução / Holistix.

 

Não é a toa que raspar a língua é uma técnica milenar, já que, apesar de ser um hábito simples, traz inúmeros benefícios para a saúde de maneira holística.

Se você ainda não se convenceu, veja mais motivos para você adotar esse ritual já!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ajuda o sistema digestivo

Já que o processo digestivo começa na boca, nada mais justo do que mantê-la o mais saudável possível. Ao raspar a língua, evitamos que as toxinas sejam reabsorvidas pelo corpo, na hora do café da manhã, por exemplo.

Mais do que isso, a limpeza aumenta a produção de saliva e ativa o fogo digestivo (Agni), ajudando na digestão ao longo do dia.

Raspar a língua combate o mau hálito

Já que o mau hálito é causado por conta de substâncias mortas, bactérias e fungos, é lógico que raspar a língua pode eliminá-lo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Melhora o paladar

Você vai perceber que depois de um tempo raspando a sua língua, seu paladar melhorará muito, isso porque uma língua limpa aumenta a capacidade das papilas gustativas em sentir os gostos.

Ajuda na saúde bucal como um todo

Uma língua saudável, limpa e livre de toxinas evita a formação de placas dentárias, cáries, problemas de gengiva, etc.

Dá um boost na imunidade e massageia os órgãos internos

Os benefícios de raspar a língua vão muito além da digestão. Além dela, a imunidade também ganha muito, trazendo também vitalidade e energia. Isso acontece porque ajudamos o corpo a eliminar as toxinas e impurezas que ele acumulou durante a noite, evitando desequilíbrios.

Além disso, a língua está ligada a diversos órgãos internos, então quando a raspamos é como se estivéssemos massageando os rins, estômago, fígado, intestinos, pulmões e coração e isso é muito importante para o bom funcionamento deles!

Raspar a língua traz clareza mental

Quando raspamos a língua, eliminamos toxinas, chamadas de Amas pela Ayurveda, na parte da cabeça. Isso equilibra a mente e o corpo, trazendo mais consciência e claridade de pensamentos, tanto na jornada espiritual, quanto nas atividades rotineiras do seu dia a dia.

 

Onde comprar um raspador de língua e qual escolher?

Imagem: Reprodução / Holistix.

 

Para quem está começando, é possível improvisar com uma colher de chá, até que o esse ato tenha se tornado um hábito diário.

Porém, existem os raspadores de língua que são feitos especialmente para esse ritual e limpam mais profundamente, porque pegam toda a superfície da língua.

Caso você queira ter o seu, é possível encontrar na Holistix, uma marca que promove hábitos saudáveis e a criação de uma rotina de bem-estar.

Além disso, no mercado existem dois tipos de raspadores de língua: os de aço inoxidável e os de cobre. Mas, qual a melhor opção? Na verdade, a única diferença entre eles é a manutenção.

O raspador de cobre é naturalmente antibacteriano, portanto, depois do uso, lavar com água corrente é suficiente para higienizá-lo. Esse tipo de material costuma escurecer com o tempo, por conta da oxidação, mas isso é completamente normal! Basta usar suco de limão e uma esponjinha para limpá-lo e deixá-lo novo em folha!

Já o raspador de língua de aço inoxidável não é antibacteriano e, por isso, precisa ser lavado com água e sabão após o uso. Por outro lado, ele não escurece.

Se bem cuidado, o raspador de língua pode durar a vida inteira e, pensando nisso, é um ótimo investimento, com um custo-benefício muito bom!

Que tal adotar o ritual de raspar a língua desde já? Aproveite o final de ano, que é cheio de festas, comidas deliciosas e bons drinks, para começar esse hábito de detox express!

 

Gostou? Então leia também:

+ Suco De Aipo É A Bebida Detox Que Faz Maravilhas Para A Pele E Saúde

+ Drenagem Linfática: Saiba O Que É E Quais São Os Benefícios

+ Suco Detox: 10 Receitas Deliciosas Para Desintoxicar O Organismo

+ Cúrcuma: A Raiz Que Desintoxica Seu Corpo E Fortifica Suas Defesas

Comentários (0)
Comentar