Queratina líquida: saiba como usar corretamente no cabelo

0 20

A queratina, é uma substância produzida naturalmente pelo corpo, especialmente nas unhas e no cabelo. Repor esse nutriente, usando queratina líquida é uma ótima opção para deixar os fios mais fortes, bonitos e com a hidratação em dia, prevenindo uma série de problemas capilares. Saiba mais sobre o assunto e aprenda como usar a queratina líquida no cabelo.

90% da estrutura capilar é composta por queratina, uma proteína de extrema importância. Entretanto, no dia a dia, com procedimentos químicos como tintura, alisamentos, uso excessivo de calor e entre outros agentes externos, como os raios solares, fazem com que o cabelo perca uma parte considerável da queratina e assim, precisando repor essa proteína.

Quem precisa de queratina no cabelo?

Todos precisam repor a queratina pelo menos uma vez ao mês, mesmo as pessoas que não fazem o uso de química, já que agentes externos, como o sol, podem acabar tirando essa proteína importante. Mas, a proteína se perde com maior facilidade em alguns casos e é possível identificar quando o cabelo está com a falta desse nutriente importante:

1- Cabelo muito ressecado;
2- Está quebradiço;
3- O número de pontas duplas aumentou;
4- Está opaco e a hidratação comum não traz de volta o brilho;
5- O frizz está incontrolável;
6- Embaraça com facilidade.

Como usar a queratina líquida no cabelo?

A queratina líquida é indicada para as pessoas que estão com o cabelo muito ressecado e precisam de uma reconstrução urgente. No dia a dia, para quem possui o cabelo saudável, recomenda-se apenas o uso de máscaras capilares que possuem a queratina na composição, pois se aplicada em excesso, fará o efeito rebote e deixará o cabelo pesado.

Para usar a queratina líquida é bem simples, esse processo se chama reconstrução capilar. Siga o passo a passo:

1- Em primeiro lugar, coloque uma colher de chá (ou mais caso seu cabelo seja bem comprido), em um borrifador limpo e higienizado;
2- Vá para o banho e lave o cabelo normalmente;
3- Certifique-se que os fios estejam sem nenhum resíduo e tire o excesso;
4- Com o borrifador, aplique nas pontas e no comprimento do cabelo, evitando a raiz;
5- Deixe agir por 5 minutos e enxague o cabelo;
6- Finalize com uma máscara de hidratação.

Esse procedimento deverá ser feito apenas a cada 15 dias em cabelos extremamente danificados e a cada 25 dias em cabelos saudáveis.

Pode colocar queratina líquida no creme de hidratação?

Sim, é outra forma do uso da queratina. Se você precisa de uma solução mais rápida para repor a queratina em seu cabelo, basta adicionar no seu creme de hidratação para receber essa proteína.

Há duas formas, você pode misturar algumas gotas no momento em que for usar a máscara de hidratação ou adicionar no pote do creme. A quantidade depende da quantidade do seu hidratante, mas, adicione uma colher de chá a cada 100ml de hidratante capilar.

+ Descubra o que será tendência na primavera verão 2022

Qual o efeito da queratina líquida no cabelo?

Os efeitos da queratina no cabelo são quase imediatos após a aplicação. Depois do uso e o cabelo absorver a proteína, é mais fácil de desembaraçar os fios, evitando a quebra. Também é possível sentir o cabelo mais macio e o brilho também aumenta.
Em cabelos muito danificados, é possível que os efeitos comecem a surgir apenas após algumas aplicações. Por esse motivo, é importante manter a constância da aplicação nos fios.

Pode passar chapinha no cabelo com queratina?

Esse procedimento se chama cauterização e não deve ser feito em casa sem a ajuda de um profissional. Esse procedimento é feito para deixar os fios mais fortes. Após a aplicação da queratina, a chapinha é usada para selar as cutículas e deixar o cabelo absorver melhor o nutriente.

Porém, esse procedimento deve ser feito com a quantidade certa de queratina líquida e também com a temperatura certa da chapinha, para não danificar ainda mais os fios e ter o efeito ao contrário do desejado.

O que acontece se  dormir com queratina no cabelo?

A queratina possui um tempo ideal para deixar agindo nos fios, após esse período, o cabelo sofrerá com o efeito ao contrário. O tempo correto é de no máximo 10 minutos, após esse período, é recomendável retirar toda a queratina líquida do cabelo.  Dormir com a queratina nos fios, poderá causar ressecamento nos fios, deixá-los ainda mais frágil e aumenta a queda de cabelo. Por esse motivo, é importante respeitar o tempo certo.

 

É importante ressaltar que, a queratina precisa estar aliada com outros cuidados capilares para ter um efeito mais potente e deixar os fios saudáveis. Invista em um cronograma capilar, que foca em reconstrução usando a queratina, nutrição repondo os óleos perdidos e a hidratação, repondo a água.

Além disso, usar produtos certos para o seu tipo de cabelo, investir  em um bom protetor térmico caso faça o uso recorrente de fontes de calor, evitar água muito quente na hora de lavar e investir em uma boa alimentação, já que o cabelo precisa de vitaminas que vem através da alimentação saudável.

+ Cronograma capilar caseiro: receitinhas para testar em casa

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy