Queratina líquida: saiba como usar corretamente no cabelo

0

A queratina, é uma substância produzida naturalmente pelo corpo, especialmente nas unhas e no cabelo. Repor esse nutriente, usando queratina líquida é uma ótima opção para deixar os fios mais fortes, bonitos e com a hidratação em dia, prevenindo uma série de problemas capilares. Saiba mais sobre o assunto e aprenda como usar a queratina líquida no cabelo.

90% da estrutura capilar é composta por queratina, uma proteína de extrema importância. Entretanto, no dia a dia, com procedimentos químicos como tintura, alisamentos, uso excessivo de calor e entre outros agentes externos, como os raios solares, fazem com que o cabelo perca uma parte considerável da queratina e assim, precisando repor essa proteína.

Quem precisa de queratina no cabelo?

Todos precisam repor a queratina pelo menos uma vez ao mês, mesmo as pessoas que não fazem o uso de química, já que agentes externos, como o sol, podem acabar tirando essa proteína importante. Mas, a proteína se perde com maior facilidade em alguns casos e é possível identificar quando o cabelo está com a falta desse nutriente importante:

1- Cabelo muito ressecado;
2- Está quebradiço;
3- O número de pontas duplas aumentou;
4- Está opaco e a hidratação comum não traz de volta o brilho;
5- O frizz está incontrolável;
6- Embaraça com facilidade.

Como usar a queratina líquida no cabelo?

A queratina líquida é indicada para as pessoas que estão com o cabelo muito ressecado e precisam de uma reconstrução urgente. No dia a dia, para quem possui o cabelo saudável, recomenda-se apenas o uso de máscaras capilares que possuem a queratina na composição, pois se aplicada em excesso, fará o efeito rebote e deixará o cabelo pesado.

Para usar a queratina líquida é bem simples, esse processo se chama reconstrução capilar. Siga o passo a passo:

1- Em primeiro lugar, coloque uma colher de chá (ou mais caso seu cabelo seja bem comprido), em um borrifador limpo e higienizado;
2- Vá para o banho e lave o cabelo normalmente;
3- Certifique-se que os fios estejam sem nenhum resíduo e tire o excesso;
4- Com o borrifador, aplique nas pontas e no comprimento do cabelo, evitando a raiz;
5- Deixe agir por 5 minutos e enxague o cabelo;
6- Finalize com uma máscara de hidratação.

Esse procedimento deverá ser feito apenas a cada 15 dias em cabelos extremamente danificados e a cada 25 dias em cabelos saudáveis.

Pode colocar queratina líquida no creme de hidratação?

Sim, é outra forma do uso da queratina. Se você precisa de uma solução mais rápida para repor a queratina em seu cabelo, basta adicionar no seu creme de hidratação para receber essa proteína.

Há duas formas, você pode misturar algumas gotas no momento em que for usar a máscara de hidratação ou adicionar no pote do creme. A quantidade depende da quantidade do seu hidratante, mas, adicione uma colher de chá a cada 100ml de hidratante capilar.

+ Descubra o que será tendência na primavera verão 2022

Qual o efeito da queratina líquida no cabelo?

Os efeitos da queratina no cabelo são quase imediatos após a aplicação. Depois do uso e o cabelo absorver a proteína, é mais fácil de desembaraçar os fios, evitando a quebra. Também é possível sentir o cabelo mais macio e o brilho também aumenta.
Em cabelos muito danificados, é possível que os efeitos comecem a surgir apenas após algumas aplicações. Por esse motivo, é importante manter a constância da aplicação nos fios.

Pode passar chapinha no cabelo com queratina?

Esse procedimento se chama cauterização e não deve ser feito em casa sem a ajuda de um profissional. Esse procedimento é feito para deixar os fios mais fortes. Após a aplicação da queratina, a chapinha é usada para selar as cutículas e deixar o cabelo absorver melhor o nutriente.

Porém, esse procedimento deve ser feito com a quantidade certa de queratina líquida e também com a temperatura certa da chapinha, para não danificar ainda mais os fios e ter o efeito ao contrário do desejado.

O que acontece se  dormir com queratina no cabelo?

A queratina possui um tempo ideal para deixar agindo nos fios, após esse período, o cabelo sofrerá com o efeito ao contrário. O tempo correto é de no máximo 10 minutos, após esse período, é recomendável retirar toda a queratina líquida do cabelo.  Dormir com a queratina nos fios, poderá causar ressecamento nos fios, deixá-los ainda mais frágil e aumenta a queda de cabelo. Por esse motivo, é importante respeitar o tempo certo.

 

É importante ressaltar que, a queratina precisa estar aliada com outros cuidados capilares para ter um efeito mais potente e deixar os fios saudáveis. Invista em um cronograma capilar, que foca em reconstrução usando a queratina, nutrição repondo os óleos perdidos e a hidratação, repondo a água.

Além disso, usar produtos certos para o seu tipo de cabelo, investir  em um bom protetor térmico caso faça o uso recorrente de fontes de calor, evitar água muito quente na hora de lavar e investir em uma boa alimentação, já que o cabelo precisa de vitaminas que vem através da alimentação saudável.

+ Cronograma capilar caseiro: receitinhas para testar em casa

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy