Peperômia Melancia: 5 motivos para ter essa plantinha em casa

A peperômia-melancia é aquela plantinha com cara de Pinterest que deixa qualquer ambiente mais interessante. Além de ser nativa do Brasil, ela requer poucos cuidados e pode ser cultivada por quem tem cães e gatos em casa!

 

Tudo que você precisa saber sobre Peperômia Melancia

Pinterest

 

Para começar, o próprio nome já entrega a sua aparência. De fato, a peperômia-melancia possui folhas com desenhos brancos rajados, que lembram a fruta.

Seu cultivo é muito fácil. Basta manter em um lugar bem iluminado, acertar a frequência das regas e logo você vai se surpreender com o crescimento acelerado. Por se tratar de uma planta nativa brasileira, ela é inteiramente adaptada ao nosso clima e não exige muita atenção.

Essa planta também é conhecida como peperômia zebra, embora seu nome científico seja Peperomia sandersii e, no Brasil, a espécie seja mais associada à melancia.

 

Como cuidar de uma Peperômia?

Instagram

 

Para começar, vale lembrar que existem diversos tipos de peperômia. A melancia, por sua vez, é pouco exigente. Você deve mantê-la em lugares com boa iluminação indireta, solo fértil e bem drenado e vasos de até 20 cm de profundidade. O ideal é proteger o fundo com pedrinhas ou, ainda, manta de tecido-não-tecido. Isso ajuda a recriar o ambiente ideal para a sua peperômia-melancia.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A rega vai depender bastante da temperatura e incidência da luz. Em geral, você deve regar cerca de 1 vez a cada 5 dias. No entanto, o mais indicado é fazer o teste do dedo para ver como está o solo. Isso porque a peperômia é fácil de cultivar, mas não tolera o solo encharcado.

 

Como fazer muda de Peperômia-Melancia?

Reprodução

 

Fazer muda de uma peperômia é muito simples. Basta cortar o caule uma folha com o caule e deixar dentro de um copo com um pouquinho de água.

Depois é só trocar a água diariamente até começar a brotar. Depois que as raízes que brotaram em água atingirem alguns cm, é só transferir para um novo pote.

Isso garante uma propagação rápida, simples e eficiente, capaz de criar muitas mudinhas de peperômia-melancia para decorar o seu lar.

Como regar a peperômia?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reprodução

 

Como explicamos anteriormente, a rega ideal é feita a cada 5 dias. Basta colocar água até que o solo esteja úmido, mas não encharcado. Para os jardineiros iniciantes, uma boa alternativa é comprar vasos auto-irrigáveis. Eles custam a partir de R$ 11,90 e possuem um sistema de irrigação próprio, onde a raiz da planta puxa água de acordo com a necessidade.

Aliás, é muito importante se atentar para a rega em excesso. No caso da peperômia-melancia, fique sempre de olho nas folhas. Isso porque uma folhagem meio murcha ou mais enrugadinha sinaliza falta de água.

Por outro lado, se a folha estiver caindo com facilidade ou saindo na sua mão com uma leve puxada, isso quer dizer que você exagerou na água. Reduza as regas, pois a raiz pode estar apodrecendo.

 

5 motivos para ter uma Peperômia Melancia em casa

 

Agora que você já sabe tudo sobre essa planta, vamos mostrar 5 motivos pelos quais você deve ter uma peperômia decorando o seu cantinho.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É fácil de cuidar

Pinterest

 

Em primeiro lugar, a parte mais importante. Ela requer pouca rega, se dá bem em ambientes com luz difusa e cresce muito rapidamente. Além disso, você consegue fazer mudinhas para multiplicar a selva urbana ou, ainda, presentear os amigos.

 

Adiciona charme e beleza a qualquer ambiente

Pinterest

 

Na sequência, impossível não reconhecer de longe a beleza de uma peperômia-melancia. Suas folhas listradas e caule de tom arroxeado se destacam em qualquer lugar.

Além disso, é uma daquelas plantas perfeitas para deixar o seu cantinho com cara de casa do Pinterest.

É uma planta nativa do Brasil

Reprodução

 

Quando optamos por uma planta nativa na decoração, as vantagens são inúmeras. Uma vez que essa folhagem está adaptada ao nosso clima, luz e variações de temperatura, ela se propaga rapidamente e é muito, muito fácil de cuidar.

Além disso, a utilização de plantas nativas no paisagismo ajuda o meio-ambiente, uma vez que promove a diminuição da temperatura bem como a filtragem do ar, além de necessitar de menos água ou adubação. Aliás, se você está pensando em um jardim de peperômia-melancia, essa é uma informação bem importante.

 

Também é perfeita para apartamentos e ambientes internos

Reprodução

 

Uma vez que a peperômia-zebra adora luz e não tem muitas exigências, ela pode ser facilmente cultivada dentro de apartamentos. Nesse caso, deixe a sua planta próxima da janela ou no ambiente onde a luz difusa se faz presente na maior parte do dia.

Luz difusa quer dizer um ambiente iluminado, mas sem incidência direta do sol, já que esse pode queimar as folhas e até matar a sua peperômia.

 

Não é tóxica

 

Além da beleza, outra grande vantagem da Peperômia Melancia é a ausência de toxicidade. Por isso, a planta é completamente segura para quem tem animais de estimação ou crianças em casa. Inclusive ela entra na lista

plantas
Comentários (1)
Comentar