Micropigmentação de sobrancelhas: entenda a técnica!

0

Através da Micropigmentação é possível criar uma sobrancelha definitiva, com desenho perfeito baseado nos traços e feições do rosto do cliente, trazendo harmonia e levantando a autoestima. Este serviço vem sendo cada vez mais procurado, tanto por homens como por mulheres.

Nesse momento de alta procura, é comum que o número de profissionais no mercado seja insuficiente para cobrir a demanda. Portanto, se você deseja se profissionalizar, esse é um bom momento.

Este artigo traz algumas das informações mais relevantes, tanto para clientes quanto para profissionais da área. Primeiramente é importante entender do que se trata a técnica de Micropigmentação para, em seguida, conhecer os detalhes mais específicos que envolvem sua aplicação.

O que é a Micropigmentação de sobrancelhas?

 

micropigmentacao

Micropigmentação de sobrancelhas é um processo por meio do qual se dá ou devolve às sobrancelhas um aspecto harmonioso, completo e agradável. Consiste basicamente em pigmentar a pele na qual nascem os pelos.

Dessa forma, as falhas que existam são cobertas e disfarçadas e o formato é desenhado, criando um aspecto agradável e harmonioso para a face da cliente. O olhar é ressaltado e a autoestima da mulher é restaurada.

A técnica de Micropigmentação foi adotada por milhares de pessoas no mundo inteiro, inclusive por grandes celebridades. A Anitta, por exemplo, aderiu à tendência e exibe belas sobrancelhas em suas aparições, seja no palco, na TV ou na internet.

Como é feita?

micropigmentacaoO processo é feito de maneira bastante simples, mas requer muito conhecimento e experiência por parte do profissional. Reside aí a importância de se ter cursos de qualificação, certificados e aulas práticas monitoradas e orientadas por pessoas habilitadas.

O primeiro passo para realizar o procedimento é marcar as linhas e pontos que orientarão o desenho das sobrancelhas. Isso é feito usando réguas específicas, e obedecendo padrões preestabelecidos e baseados no rosto do cliente.

Em seguida é desenhado o formato e determinado o local que receberá o desenho dos fios. Somente depois disso é que entra em cena o dermógrafo, máquina que tem agulhas na ponta e é responsável pela aplicação da tinta na pele.

Pode ser feitos os desenhos de cada fio, o que confere mais naturalidade à sobrancelha, ou pode ser feita a pigmentação do local como um todo, quem escolhe o tipo de desenho é o cliente.

Qualquer pessoa pode fazer a Micropigmentação?

micropigmentacao

micropigmentacaoEssa técnica é ideal para pessoas que têm falhas muito visíveis na sobrancelha, oriundas de cicatrizes, por exemplo. Pode ser feito também por quem deseja uma sobrancelha mais preenchida.

Mas é importante saber que, apesar de serem poucas, existem algumas restrições. Há quem não esteja apto a fazer o procedimento, ainda que tenha falhas acentuadas por toda a sobrancelha.

Pessoas com marcapasso, por exemplo, não estão aptas para realizar o procedimento. isso porque a energia usada para alimentar o dermógrafo pode afetar o equipamento presente no corpo da cliente.

Pele com algum grau de inflamação ou infecção não pode receber a Micropigmentação, pois pode agravar consideravelmente o problema, devido ao produto aplicado e aos traumas causados pela agulha da máquina de pigmentação.

Outra proibição é para pessoas que estejam fazendo tratamento com medicamentos de forte impacto no organismo, como aqueles usados em tratamento de acne. A tinta pode sofrer reação do fármaco, trazendo um resultado indesejado.

Pessoas que tenham algum problema imunológico ou que estejam fazendo tratamento de quimioterapia e afins também estão proibidas de aderir à micropigmentação.

Além desses, clientes com quelóides ou cicatrizes também devem evitar esse procedimento, pois o resultado não ficará tão bom quanto o de uma Micropigmentação feita numa superfície cutânea regular.

Quais os tipos de Micropigmentação?

Existem basicamente três tipos de Micropigmentação: fio a fio, compacta e esfumada. Vamos entender cada uma?

Fio a Fio

Como já sugere o próprio nome, a micropigmentação fio a fio consiste em desenhar cada um dos pelos da sobrancelha, imitando o tamanho, o formato e o caimento.

Esse é o tipo que dá mais aspecto natural, passando até mesmo despercebido, mesmo para quem olha com mais atenção.

Compacta

Nada natural, essa técnica é cada vez mais descartada. Consiste em fazer um desenho único e compacto seguindo o desenho da sobrancelha completa.

Apesar de se usar uma tinta mais suave, essa nada mais é que uma espécie de tatuagem no rosto, não sai e não há como disfarçar que se trata de uma Micropigmentação.

Esfumada

Corrigir a sobrancelha com um lápis ou maquiagem própria para isso é comum e um dos passos mais importantes do embelezamento facial.

A Micropigmentação consiste em imitar essa etapa. O desenho feito com o dermógrafo tem um efeito esfumado, parecido com o do lápis.

micropigmentacao

micropigmentacaoMateriais básicos para trabalhar com Micropigmentação

Quem deseja começar a trabalhar oferecendo esse serviço deve, em primeiro lugar, fazer um curso reconhecido e requerer seu certificado. Feito isso, é importante ter os materiais básicos, que são:

Materiais descartáveis usados neste e em outros procedimentos, que incluem luvas, máscaras, cotonetes, touca, papel toalha e etc.

Materiais para uso específicos na Micropigmentação:

  • Lupa
  • Lápis dermatográfico
  • Tesourinha
  • Escova de sobrancelha
  • Pincéis
  • Anestésico
  • Dermógrafo
  • Espelho
  • Agulhas e ponteiras
  • Pigmentos, batoques
  • Pinças e navalha.

Outros materiais podem ser necessários, mas os básicos para iniciar são estes. Se você já possui tudo, é hora de começar a colocar em prática. Se você é cliente, procure um profissional qualificado para contratar o serviço.

Equipe Pajaris

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy