Micropigmentação capilar: opção para calvície e outros problemas.

0

Problema bastante comum entre os homens, a calvície se manifesta em diferentes épocas da vida e tem várias formas de se apresentar. Ela pode ser disfarçada com micropigmentação capilar ou tratada de outras maneiras.

Por estar diretamente ligada aos hormônios masculinos, é em época de grande produção destes que ela costuma dar seus primeiros sinais.

Homens entre 17 e 23 anos de idade que tenham predisposição à Alopecia Androgenética, popular calvície, começam a perceber a mudança em seu couro cabeludo.

MicropigmentaçãoComo o problema não é uma exclusividade masculina, algumas mulheres também sofrem com ele, mas em menor proporção, pois a presença de hormônios que causam perda permanente dos cabelos estão nela em menor quantidade.

Calvície e Queda de Cabelo

Algumas pessoas confundem Calvície com queda de cabelo. É importante saber que a queda do fio é um processo natural, ele cai depois de passar um ano ou dois grudado no couro cabeludo.

Como estão sempre nascendo, os cabelos vão se “repondo” naturalmente.

Quando o cabelo cai e outro fio não nasce, por problemas nos folículos, aí sim surgem as falhas e se manifesta a tão temida Calvície.

Micropigmentação Capilar

Micropigmentação

Homens e mulheres que convivem com o problema recorrem a alguns tratamentos. Tem quem busque medicamentos que favoreçam o crescimento dos fios, quem procure transplantes capilares, entre outros.

Mas um método vem sendo cada vez mais procurado, que é a micropigmentação. Já que é assim, trouxemos aqui informações que servem tanto para clientes à procura do procedimento quanto para profissionais da área de beleza que desejam oferecer o serviço.

O que é a micropigmentação capilar

Micropigmentação Capilar 2

Micropigmentação Capilar 3Micropigmentação Capilar 4

Também chamada de Tricopigmentação, a micropigmentação capilar é um processo por meio do qual são desenhados fios de cabelo em clientes com falhas.

Essa técnica serve para disfarçar a ausência de fios em regiões que têm cicatrizes ou que são afetadas pela calvície.

No local desejado são feitos desenhos que imitam o cabelo raspado, por isso que serve mesmo como disfarce e não é um tratamento para reverter o problema. A autoestima do cliente, que estava, provavelmente, comprometida, é devolvida.

Há riscos de a pigmentação sair?

Micropigmentação Capilar 5

Esse processo é permanente, ou seja, a pigmentação é de alta fixação e durabilidade e tende a permanecer no couro cabeludo pelo resto da vida. Pode ser necessário fazer alguns retoques e correções com o passar dos anos, mas não sai com o tempo como um microblading de sobrancelhas, por exemplo.

Por ser uma “pintura” definitiva, a Micropigmentação Capilar não pode ser feita por

 

pessoas sem habilitação e experiência. Além da perfeita aplicação da tinta, o manuseio e cuidados com os produtos precisa ser profissional.

Precisa de internação?

Micropigmentação Capilar 7

 

Muita gente se pergunta se o procedimento requer algum cuidado extra ou mesmo internação hospitalar. Mas não é necessário. Na maioria dos casos, o procedimento é todo feito em apenas uma sessão, apresentando já um ótimo resultado.

Não é necessária nem a internação nem restrições muito pontuais. antes ou durante a micropigmentação, o que o cliente deve seguir são orientações para os cuidados posteriores.

Como manter a micropigmentação?

Micropigmentação Capilar 6

Cuidados com a higiene do local são sempre os mais recomendados. O ideal é lavar diariamente a área pigmentada, usando apenas água e sabão neutro. O uso de produtos químicos mais fortes pode acabar trazendo problemas para a micropigmentação, é importante manter o local livre de sujeira e oleosidade, por isso a recomendação de lavar frequentemente.

Outra dica é aplicar rotineiramente cremes hidratantes apropriados para seu tipo de pele. Isso evita que o couro cabeludo sofra com rachaduras decorrentes da desidratação.

Por ser um lugar exposto, pode ficar aparente a falta de cuidado, que fica esteticamente desagradável.

Para os homens, é recomendado que mantenham sempre o cabelo raspado ou muito curto. Isso faz com que se mantenha um certo padrão e o disfarce funcione melhor. Quando a diferença entre os fios e a pigmentação é perceptível, alguns clientes se sentem um pouco constrangidos.

É necessário proteger a região da incidência direta da luz por um período longo de tempo, do contrário pode ocorrer o desgaste da tinta e o lugar ficar desbotado mais rapidamente.

O cliente deve retornar ao centro estético dois anos após a intervenção para realizar alguma correção necessária e fazer a manutenção do procedimento.

Por que se especializar na área?

Existem mais de 42 mil brasileiros com problema de calvície. A maioria deles revela o desejo de tratar ou driblar o problema. O principal obstáculo para essas pessoas é a existência de profissionais habilitados em sua região.

A área está em expansão e a remuneração é bastante atrativa. Além de se especializar e prestar serviços de Micropigmentação Capilar, o profissional pode ministrar aulas e cursos, ajudando a formar novos profissionais.

Existem cursos disponíveis em plataformas online, de fácil acesso e baixo custo. Outra possibilidade é encontrar escolas ou institutos em sua região que oferecem o curso de forma presencial.

Equipe Pajaris

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy