Mesa posta: dicas e inspirações para receber com charme e elegância

0

Montar uma mesa posta, seja no café da manhã, almoço, café da tarde ou jantar, é uma verdadeira arte e um ato de carinho. E o mais interessante é que ele pode ser adaptado aos itens que você já tem em casa e, com certeza, vai encantar seus convidados. A mesa posta nada mais é que a organização de pratos, talheres, copos e outros acessórios para “vestir a mesa” e deixar ainda mais especial as refeições.

Como montar uma mesa posta?

Decoração
Foto: Neramit Event

Que tal tornar o momento de uma refeição ainda mais especial? A qualquer hora do dia, seja para receber amigos, familiares, para um momento a dois ou até para um simples almoço com quem você mora, organizar uma mesa posta é um ato de carinho e cuidado. E para montar uma, em primeiro lugar, saiba que você não precisa investir muito. Verifique os itens que você já tem em casa antes de sair por aí gastando com coisas que pode ser que você nem volte a usar.

Você vai precisar de toalhas, pratos, talheres, xícaras, copos ou taças, guardanapos, travessas, panelas e itens decorativos, basicamente. Nos itens decorativos, estão inclusos velas, arranjos e vasos de flores, caminhos de mesa, sousplat ou jogo americano, por exemplo. Mas você pode usar e abusar da criatividade incluindo objetos que não estão nessa lista. O mais importante aqui é se divertir enquanto prepara o ambiente. Além disso, para compor a mesa posta, você vai precisar organizar os utensílios para que fiquem acessíveis a todos os convidados.

Confira sete dicas práticas

Mesa de jantar
Foto: Pixabay

Toalha – Apesar de não ser essencial, a toalha pode dar um toque especial à mesa posta, além de ser uma grande aliada quando a mesa não está nas melhores condições, porque ela esconde as imperfeições do móvel.

Mesa posta
Foto: Pixabay

Sousplat ou jogo americano – Esses itens não são só decorativos e também não serem considerados essenciais, principalmente se você vai usar uma toalha. Eles são funcionais porque evitam que pequenos acidentes manchem a toalha ou a mesa.

Pratos brancos - mesa posta
Foto: Photo Mix

Pratos – Uma dica para quem está começando é usar pratos lisos e com cores claras. Assim, fica mais fácil combinar com itens de outras cores ou modelos, caso você não tenha um aparelho de jantar completo. Pratos rasos, fundos e de sobremesa são os que você vai precisar.

Mesa - talheres
Foto: Pixabay

Talheres – Além de garfos, facas e colheres, que são essenciais, espátulas, pegadores, conchas e facas de corte são bem-vindos. Para dispor, siga essa ordem: garfos ficam à esquerda do prato, facas e colheres de sopa, à esquerda e talheres para sobremesa ficam acima.

Café da manhã - copos
Foto: Pixabay

Xícaras, copos e taças – Esses itens são elegantes e dão um toque especial à montagem da mesa posta. Escolha cores, formatos e detalhes que conversem entre si e com os outros utensílios usados. Objetos coloridos ou divertidos dão um charme especial à mesa.

Mesa posta
Foto: Alexas Fotos

Guardanapos – Especialmente nas ocasiões mais especiais, esqueça os guardanapos de papel porque os de tecido são, além de mais charmosos, um diferencial. Aqui também vale usar a criatividade, dobrando de uma forma diferente ou então usando um acessório especial.

Decoração - mesa
Foto: Angie Toh

Decoração – Arranjos e vasos de flores, velas, castiçais e outros objetos decorativos vão deixar a sua mesa posta ainda mais bonita. Os itens decorativos devem ser colocados no centro da mesa, mas merecem atenção: não podem ser altos para não impedir que as pessoas se vejam.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy