O que é o Maiô engana mamãe e de onde surgiu essa tendência?

0

O maiô engana mamãe é uma das peças da moda praia que cria um meio termo entre o biquíni e o maiô tradicional. Cobrindo a barriga, mas deixando a silhueta exposta. Descubra como, porque e onde surgiu essa tendência no post abaixo!

Sendo muito famoso e usado muitas mulheres do mundo todo, incluindo celebridades, o maiô engana mamãe é uma peça da moda praia que vem sendo tendência há alguns anos e promete continuar por mais um longo tempo, visto que essas peças são ótimas para curtir aquela piscina ou praias em grande estilo.

E como você bem sabe, aqui no blog da Pajaris gostamos de contar um pouco mais sobre peças incríveis, glamourosas e bafônicas que estarão em tendência e serão hits por anos nas melhores praias e pool parties do mundo inteiro.

O que é o maiô engana mamãe?

maio-engana-mamae

 

O maiô engana mamãe é uma peça da moda praia que se tornou muito popular entre as mulheres, pois fugiu dos modelos mais tradicionais do estilo de roupa. Enquanto algumas peças visam esconder totalmente a nossa barriga, sem levar em conta a silhueta, esse modelo foi por um caminho diferente.

Para fugir do conceito tradicional, os maiôs “engana mamãe” também visam esconder a barriga, mas sempre levando em consideração a nossa silhueta, conseguindo um misto das duas coisas, que a deixam escondida e ainda assim mostra o nosso contorno, trazendo um meio termo entre os trajes de praia.

Para fazer esse estilo, essas peças estão disponíveis em diversos modelos: uns com a silhueta mais aberta, mostrando um pouco mais da cintura, outros com elas um pouco mais fechadas, mas todos eles são lindos e ficam estilosos e perfeitos no corpo de qualquer mulher!

Quando surgiu o maiô engana mamãe?

O maiô engana mamãe surgiu na década de 60 e virou febre entre as mulheres brasileiras, mas antes de falarmos porque surgiu essa tendência no Brasil é importantíssimo contar um pouco mais da história dos trajes de banho feminino, que, muito polêmicos, tiveram sua popularidade na década de 30.

Mesmo já existindo praias e mares desde que o mundo é mundo, as pessoas não frequentavam muito esses lugares antigamente e, no século 18, por exemplo, as mulheres que iam nadar usavam vestidos que não ficavam transparentes quando estavam molhados.

1

No início do século XIX, as mulheres ainda não tinham adquirido o costume de ir à praia e não viam tanta necessidade de um traje de banho, que só foi ocorrer entre o meio e o fim daquele mesmo século, quando um traje específico se tornou necessário.

Foi então que naquela época começaram a desenvolver os primeiros modelos que viriam a ser as peças da moda praia que conhecemos atualmente, criando, em meados daquele século, o primeiro maiô ou o mais próximo do que conhecemos do traje atual.

maio20

O estilo dessa roupa consistia em uma espécie de vestido que eram usados desde o ombro da mulher até o seu joelho e, para formar o conjunto, desenvolveram também uma calça para utilizar junto com ele (parecia bem sexy e confortável, não? Rs).

Em outras culturas, como no Japão, existia algo que poderia chegar próximo de um biquíni, o fundoshi, ele consistia em uma peça que deixava as nádegas e as coxas desnudas, mas era utilizado apenas em lutas e não para banho.

Sendo considerados muito polêmicos, os primeiros maiôs como conhecemos tiveram as suas origens nos anos 20 em um modelo que mais parecia um macaquinho do que a tradicional peça que temos acesso atualmente. Entretanto, a sua popularização entre os trajes de banho foi acontecer 10 anos depois.

foto01Em 1946, quase 16 anos depois da popularização do maiô, começou a surgir os primeiros biquínis pelas mãos de um estilista francês, mas ele não foi bem aceito na época, chegando a ser conhecido por um jornal como “quatro triângulos de nada”.

Essa peça de roupa foi muito difícil de ser aceita por anos em uma sociedade extremamente conservadora da época, onde ter o corpo da mulher exposto, mesmo que não totalmente, era considerado repudiante e de difícil aceitação para as pessoas.

Foi somente 10 anos depois de seu surgimento, no ano de 1956, que o biquíni começou a ser mais aceito e foi imortalizado pela lindíssima Brigitte Bardot no filme “E Deus criou a mulher”, sucesso de bilheteria da época que deu o que falar devido a algumas cenas da atriz.

Depois disso foi só sucesso entre os modelos de maiôs e biquínis, sendo o Hot Pants, um que já citamos em outra postagem no blog, o mais famoso na década de 1950, sendo muito usados pelas pins ups da época.

Quando chegou a década de 1960 os biquínis e maiôs já eram bem populares entre as mulheres do mundo inteiro, principalmente entre as brasileiras que tornaram e tornam o nosso país líder no mercado de moda praiana, e começaram a surgiu novos modelos dessas peças de roupa.

Em 1962, por exemplo, no filme “007 contra o Satânico Dr. No”, Ursula Andress usou um lindo biquíni super fashion para a época, e em 1964 o designer Gernreich causou um escândalo ao criar o primeiro top less no mundo, que foi proibido em São Paulo pelo prefeito Prestes Maia.

Enquanto os biquínis chegavam tímidos ao mercado, os maiôs iam tomando conta das praias do mundo inteiro e todos os anos iam surgindo novos modelos que se tornavam cada vez populares entre as mulheres, sobretudo no Brasil, onde existia lindas praias para passear.

maio-engana-mamae-de-1963Foi então que ainda na década de 1960 surgiu o tão famoso modelo de maiô engana mamãe, que não tendo criador ou lugar específico de surgimento misturava o modelo mais ousado do biquíni, mostrando um pouco mais do corpo, com o maiô, que cobria a barriga.

Quando esse traje de banho foi lançado, os biquínis e maiôs não eram mais um tabu quanto nas décadas anteriores e era febre entre as mulheres de nosso país, sendo bem popular no Rio de Janeiro, inclusive, o fio-dental o que favoreceu e muito na aceitação desta novidade na moda praia. Esse modelo de maiô, na época, foi criado para as mulheres que queriam mostrar um pouco mais do corpo na praia para pegar um bronzeado, mas não queria ser tão “ousada” para colocar um biquíni que, mesmo aceito, era considerado ousado demais por algumas pessoas daquelas décadas.

maio-engana-mamae-pajaris

O maiô engana mamãe foi evoluindo com o tempo e se tornando cada vez mais populares no Brasil e no mundo, tendo vários estilos super fashions e elegantes, atualmente esses trajes de banho são feitos em variados tecidos, cores, tamanhos, estampas, entre outros, e podem ser encontrados nas melhores lojas de moda praia, como a Pajaris, que disponibiliza peças com alto padrão de qualidade para você escolher a que melhor se adeque ao seu estilo!

Visite a nossa loja e conheça esses modelos!

Equipe Pajaris

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy