Escritoras brasileiras: 6 bons livros para passar o tempo

Neste dia do escritor, preparamos uma lista com livros de escritoras brasileiras que você precisa ler. O Brasil tem grandes talentos da literatura e autores reconhecidos internacionalmente. Além disso,  temos uma riquíssima variedade de livros publicados. Entre as mulheres, Clarice Lispector e Lygia Fagundes Telles, por exemplo, são nomes conhecidos da nossa literatura. Antes de mais nada, se você quer conhecer a escrita nacional feminina, confira nossa lista:

Dicas de livros de escritoras brasileiras

Foto: Estante Virtual

A Hora da Estrela (Clarice Lispector)

Em primeiro lugar, essa publicação consta como um dos livros mais queridos pelo público brasileiro em um ranking publicado pela livraria Saraiva. E não é à toa: esse é um dos romances de escritoras brasileiras mais populares de todos os tempos. Lançado em 1977, pouco antes da morte de Clarice, “A Hora da Estrela” traz questões filosóficas e existenciais – característica notável da autora – e narra a história de uma datilógrafa, Macabéa, relatada por um narrador fictício, Rodrigo S.M.

Foto: Sergio Catro/Estadão.

Invenção e Memória (Lygia Fagundes Telles)

Quem gosta de contos, certamente conhece Lygia Fagundes Telles, mais um talento incrível entre as diversas escritoras brasileiras. Por “Invenção e Memória”, lançado em 2000, Lygia recebeu o Prêmio Jabuti no ano seguinte. Em suma, a obra reúne 15 histórias que trazem flashes da infância e da adolescência abordando temas relacionados à vida moderna. Lygia, a “dama da literatura brasileira”, já teve livros publicados em vários países e é uma das grandes autoras nacionais de todos os tempos.

Foto: Conti Outra

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Bagagem (Adélia Prado)

Essa dica é para quem gosta de poesia. O primeiro livro da poetisa, que também figura entre as grandes escritoras brasileiras, foi lançado em 1976 e altamente recomendado por Carlos Drummond de Andrade. Cearense radicada em Divinópolis (MG), Adélia aborda sempre o papel da mulher na sociedade machista. Em “Enredo para um Tema”, que faz parte do livro “Bagagem”, os traços feministas da poetisa aparecem claramente. Além disso, os poemas de Adélia têm, ainda, uma face religiosa.

Foto: Click Foz do Iguaçu

A Audácia Dessa Mulher (Ana Maria Machado)

Ana Maria Machado é ocupante da cadeira 1 da Academia Brasileira de Letras, o que significa que é uma das escritoras brasileiras mais importantes de todos os tempos. Ficou conhecida, principalmente, pelos livros infantis, mas ela também escreve para o público adulto. “A Audácia Dessa Mulher”, lançado em 1999, conta a história da relação entre e Bia e Virgílio, que é permeada por paixão e ciúme. Nessa obra, Ana Maria Machado tece uma rede de relacionamentos intrigantes e prende nossa atenção do início ao fim.

Foto: BVL – André de Toledo Sader

Os Malaquias (Andréa del Fuego)

Essa escritora contemporânea merece espaço nessa lista de escritoras brasileiras por ser audaciosa. O livro “Os Malaquias” venceu o prêmio de literatura José Saramago em 2010 e é intrigante do início ao fim. Afinal de contas, na história de três irmãos que ficaram órfãos quando seus pais foram atingidos por um raio, Andréa de Fuego utiliza um toque de fantástico, de surreal, e traz histórias elaboradas, que vão se apresentando em paralelo. Além disso, ela trabalha sobre temas infinitos, como o céu e a terra.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Medium

O Clube dos Jardineiros da Fumaça (Carol Bensimon)

Esse livro traz à tona o debate sobre a descriminalização da maconha. Ambientado na Califórnia, “O Clube dos Jardineiros de Fumaça” venceu o Prêmio Jabuti em 2018 na categoria romance. A história contada pela autora – uma revelação entre as muitas incríveis escritoras brasileiras – , traz a vida de Arthur e retrata a geração hippie e o seu legado com maestria. Além disso, ela mistura história e ficção e nos entrega um romance rico e poderoso, com linguagem ousada e muito original.

 

Comentários (1)
Comentar