Como elevar a auto-estima: dicas práticas para encontrar o seu valor

0

Elevar a auto-estima consiste em melhorar o julgamento que você emite sobre você. Ademais, isso lhe dá mais confiança para confiar nas suas decisões e se impor. Além de lhe ajudar a se sentir competente e merecedora. Confira, portanto, algumas dicas para você aprimorar a visão que você tem de si mesma e encontrar a sua melhor versão.

 

Importância de elevar a auto-estima

Primeiramente, vamos refletir sobre porque precisamos elevar a auto-estima. Afinal, é necessário entender o valor dessa mudança de atitude para que toquemos as nossas transformações até o final, mesmo quando somos questionados.

Segundo a página da Marisa Psicologia, a auto-estima é o acúmulo das características da personalidade, com os fatores ambientais e com a origem genética. Logo, elevá-la significa mudar de dentro para fora, começando pelos pensamentos e seguindo pelas atitudes, até o ponto em que as pessoas passarão a lhe tratar diferente.

Quanto mais convincente você for do seu valor, mais confiança você passará. Dessa forma, você se tornará uma pessoa mais convincente e atraente. Conquistando, possivelmente, mais espaço no trabalho e desenvolvendo um relacionamento mais sincero com as pessoas da sua vida pessoal.

 

elevar a auto-estima para ser mais feliz
Imagem: Timi Travel Blogger (Reprodução / Instagram)

 

Consequências de não elevar a auto-estima

Adiante, vamos comentar sobre porque não somos bem sucedidos quando estamos com baixa auto-estima.

Primeiramente, quando não elevamos a auto-estima, ficamos dependentes da opinião dos outros. Isso é negativo pois não podemos terceirizar os nossos gostos e nem depender da aprovação alheia. Conhecer a nossa personalidade é imprescindível para procurarmos a felicidade e encontrarmos a realização pessoal.

Em segundo lugar, outro problema da auto-estima baixa é que levamos tudo para o pessoal. Quando temos uma visão negativa de nós mesmos, achamos que isso também é visível para outras pessoas. Logo, transferirmos as nossas frustrações para terceiros e tudo a partir daí passa a ser um problema da pessoa com você ou uma forma de ataque pessoal.

Em seguida, vale também mencionar os sentimentos negativos de inadequação e incapacidade. Quando nos preocupamos em elevar a auto-estima, por outro lado, expressamos o nosso verdadeiro eu. Por isso, fazemos conexões sinceras e criamos laços.

Portanto, ter auto-estima é um processo de autoaceitação que desencadeia várias reações positivas na sua vida. Como por exemplo, mais amizades, promoções no trabalho e relações mais sinceras.

 

reconhecer o seu próprio valor
Imagem: Timi Travel Blogger (Reprodução / Instagram)

 

Eleve a auto-estima para ter uma vida sexual mais ativa

Por fim, é importante mencionar que uma auto-estima elevada está diretamente relacionada a uma vida sexual ativa e prazerosa. Afinal, o sexo é um momento de entrega e você precisa esta bem consigo mesma para se sentir segura para se doar para alguém.

Além disso, sentir-se bem diz muito sobre manter uma boa relação com o seu corpo, valorizando-o e enxergando-o como a mulher linda que você já é, mas que ainda não consegue enxergar.

Nunca se esqueça. Você é a primeira pessoa que precisa impor o seu valor. Só assim as pessoas passarão a lhe dar valor também.

 

como ser mais confiante no sexo
Imagem: Timi Travel Blogger (Reprodução / Instagram)

 

Dicas e exercícios para elevar a auto-estima

Então, vamos conferir algumas dicas simples para elevar a auto-estima e acordar de uma vez por todas a confiança que lhe levará a conquistar todos os seus objetivos.

 

Pare de se comparar

Primeiramente, a parte intrínseca de elevar a auto-estima é não se comparar. Esse processo é uma jornada de autoconhecimento, que demanda olhar para dentro e não encarar o que está lá fora. Por isso, feche os seus olhos para os padrões do Instagram ou das suas parcerias de trabalho. Foque em você.

 

Faça terapia

Em segundo lugar, é importante mencionar que você não precisa fazer isso sozinha. Existem profissionais treinados para lhe acompanhar nesse momento e não exite em procurá-los caso você acredite que o seu quadro precise de um olhar profissional.

 

o que fazer para elevar a auto-estima
Imagem: Agnes Olson (Reprodução / Instagram)

 

Afaste-se de pessoas que lhe colocam para baixo

Em terceiro lugar, se elevar a auto-estima é se dar valor, isso também se traduz nas pessoas que você escolhe para ter perto de você. Portanto, selecione dividir a sua energia com quem lhe valoriza e lhe respeita porque é isso que vai lhe dar forças para continuar na jornada de autoconhecimento.

 

Cuide de si mesma e reserve um tempo para si

Ademais, outro passo importante é dar um tempo para si mesma e praticar o autocuidado. Se elevar a auto-estima significa ter confiança em você mesma, é extremamente necessário que você reserve um tempo para se conhecer e se valorizar.

Escolha toda semana alguma atividade que você vai fazer sozinha, seja um banho energético, um escalda pés ou uma caminhada. Então, utilize esse tempo para conhecer o seu corpo e ouvir os seus pensamentos com atenção. Só dá para confiar no que a gente conhece, por isso não se afaste de você mesma. Seja a sua melhor amiga.

 

Como elevar a auto-estima
Imagem: Agnes Olson (Reprodução / Instagram)

 

Valorize as pequenas conquistas

Outro ponto importante desse processo, segundo o canal Psicologia Viva, é celebrar as pequenas conquistas. Afinal, é isso que vai lhe dar o incentivo para continuar seguindo as suas metas.

A partir do momento que você começar a comemorar os êxitos, nem que sejam os diários, você vai perceber quão vitoriosa você é e por isso, vai passar a reconhecer mais o seu valor.

 

Saiba seus objetivos e seja fiel as suas metas

Por fim, para celebrar as metas é preciso ter antes de mais nada um planejamento. Por isso, citando novamente os profissionais do Psicologia Viva, outra dica para elevar a auto-estima é traçar objetivos.

A partir do momento que você tem um calendário a seguir e que sente que está sempre em movimento, você vai dar mais valor para o seu tempo e o seu esforço.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy