Saiba o que é e como usar o japamala da forma correta

0

Japamala é um instrumento espiritual muito usado na meditação e durante a prática de yoga. “Japa” significa sussurrar e “mala” que é cordão de contas. Se você está chegando no mundo da meditação e do yoga neste momento e não sabe como usar corretamente o objeto espiritual, aprenda com o tutorial e saiba mais sobre o assunto.

O que é Japamala?

É um cordão que se parece com o terço ou rosário católico, possui 108 contas (pedras) e seu comprimento é do tamanho de um colar. É usado na hora da meditação para auxiliar na contagem das respirações e também recitar os mantras. Seu uso vai além de um guia, é usado também como proteção, pode ser levado junto com você ou deixar em um local para proteção, especialmente contra energias ruins.

Geralmente, é feito com matéria-prima da natureza, as bolinhas podem ser feitas de madeiras, sementes ou pedras. Já o cordão é feito de algodão puro. Japamala não deve ser feito de material sintético, como miçanga nos lugares da madeira ou cordas de nylon ou silicone. Portanto, observe isso no momento da compra.

japamala
Como usar o japamala – Foto: Elo7

+ Aprenda 5 orações poderosas para acalmar uma pessoa

Por que 108 contas?

O número de pedras possui um forte significado e por isso, a maioria dos japamalas são feitos com essa quantidade de bolinhas. O primeiro motivo tem uma ligação forte com o yoga, em que nas primeiras escrituras encontradas havia uma instrução para que fosse recitado 108 vezes um mantra durante a prática.

No alfabeto sânscrito, também há 108 palavras, assim como no hinduísmo e no budismo, há templos com 108 degraus e na Índia é existem 108 locais sagrados. Ou seja, é uma matemática sagrada que perdura há anos.

Benefícios do uso

É um objeto sagrada que possui o intuito de auxiliar na hora da meditação, para não desviar o foco no momento de conexão. Então, um dos principais benefícios é o guia nesse momento, mostrando o tempo certo para meditar e recitar o mantra. Os feitos com matéria-prima natural, possuem energia da natureza, aumentando a sua energia espiritual. Além disso, também é usado como um amuleto de proteção.

Como usar?

É bem simples de usar o japamala e irá facilitar os momentos de concentração na hora do yoga ou meditação. Siga o passo a passo:

1- Sente-se em um lugar confortável para que consiga tempo o suficiente sem ninguém te interromper durante a meditação;
2- O japamala deve ser posicionado na mão direita e comprimento deve passar pelo seu dedo do meio;
3- Antes de começar a meditação, certifique-se que sua coluna esteja ereta e feche os olhos para se concentrar;
4- O indicador não deve tocar nas pedrinhas e você irá puxar na contagem em sua direção com o polegar;
5- É só começar a recitar seu mantra, puxar a bolinha para si e repetir por 108 vezes;
6- Caso queira continuar e recitar mais vezes, não passe por cima do meru (a bolinha maior no centro), volte da última pedrinha até a ponte.

Qual é o mantra do japamala?

Não há um mantra específico para usar o seu japamala, você pode criar o seu, recitando afirmações positivas baseadas no que deseja. “Eu sou uma pessoa feliz e cheia de vida”, por exemplo. Assim como pode recitar o Hoʻoponopono, que é: “sinto muito, me perdoe, te amo, sou grato”, ou usar mantras budistas e aos deuses hindus. Conheça alguns mantras:

+ Ho’oponopono: tira suas principais dúvidas sobre a oração havaiana

Ganesh Maha Mantra: esse mantra serve para despertar o seu eu interior e irá te ajudar olhar para dentro e encontrar seu próprio caminho. “Eu te saúdo, Senhor das tropas” ou “Om e saudações àquele que remove obstáculos do qual Gam é o som seminal”.

Gayatri Mantra: esse mantra irá te ajudar a ter mais paz espiritual, ter clareza mental e irá te ajudar a superar os desafios com mais coragem. “Ó Deus da vida que traz felicidade, dá-nos Tua luz que destrói pecados, que a Tua divindade nos penetre e possa inspirar nossa mente”.

Maha Mantra: é para quem está se sentindo perdida, não sabe qual rumo deve tomar e despertar tudo o que há de bom dentro de você. “Dá-me a Vontade Divina, Dá-me a Vontade Divina, Vontade Divina, Vontade Divina, Dá-me, Dá-me. Dá-me Alegria, Dá-me Alegria, Alegria, Alegria, Dá-me, Dá-me”.

Saccha Mantra: para melhorar suas relações amorosas, familiares e despertar o amor-próprio, você pode recitar esse mantra. “Que o amor desperte. Que o amor desperte em mim e em todos os lugares”.

Fontes:

[Japamala: você sabe o que é. Gili store, 2020. Disponível em: <https://www.gilistore.com.br/blog/japamala-voce-sabe-o-que-e-e-como-usar#comousar>. Acesso em: 07, outubro e 2021]

[Mantras para despertar . Vitati, 2020. Disponível em: <https://vitat.com.br/japamala/>. Acesso em: 07, outubro e 2021]

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy