Como se maquiar: dicas e passo a passo para arrasar na make

1 2.692

Se você sempre teve vontade de se maquiar mas não tem muita experiência com make, está no post certo! Com algumas dicas básicas, você vai aprender a se produzir em casa, seja para sair de dia ou para arrasar naquele festão à noite. Confira o passo a passo de como se maquiar, desde a forma de aplicar os produtos até a escolha deles. Veja:

 

Passo a passo para se maquiar como um profissional 

 

1. Separe e escolha os produtos certos

 

  • Base: esse produto é indispensável para uniformizar a pele, e tem que ser escolhido de acordo com o que você quer como efeito na make. Se quiser cobrir as manchinhas, escolha a base de alta cobertura. Mas se preferir um ar mais natural, escolha a base de média cobertura. O tom tem que ser sempre igual ao da sua pele.
  • Corretivo: item perfeito para anular as olheiras, criando pontos de luz no rosto. O produto deve ser do tom da sua pele, se quiser um efeito suave, mas se quiser um efeito bem iluminado, escolha um corretivo de um a dois tons mais claro que seu rosto.
  • Pó: responsável por selar os produtos líquidos que se usam na pele, deixando um ar mais seco na maquiagem. Vale preferir a versão translúcida, pela longa duração que oferece.
  • Blush: rosa, bronze ou pêssego, vai depender da cor da sua pele e do efeito que achar melhor. Aposte na versão em pó, dosando bem o acabamento dele no rosto.
  • Iluminador: o produto dá o toque final na pele, garantindo um up para qualquer hora. Escolha produtos rosados para peles claras ou dourados para peles morenas e negras.
  • Máscara de cílios: os cílios ficam bem destacados e dramáticos, valorizando bem o olhar. Na hora de escolher, prefira um que tenha fórmula leve, garantindo bastante volume.
  • Sombra: aposte em uma paleta de cores mais neutras, com tons de nude, caso você seja iniciante. 
  • Batom: escolha um que achar melhor, podendo ser colorido ou mais neutro. Tente a versão em bala ou lápis, facilitando na aplicação.
como se maquiar
(Foto: Pexels)

2. Limpe e hidrate a pele

Agora que você está com todos os produtos, é importante começar limpando a pele com uma solução de limpeza leve. Com isso, você eliminará as sujeirinhas dos poros, evitando que o rosto produza mais oleosidade. Depois disso, aplique hidratante facial no rosto todo, fazendo movimentos circulares. Com esse procedimento, a maquiagem terá mais durabilidade.

3. Aplique a base no rosto – como se maquiar

Quer um jeito prático e rápido de aplicar a base, sem exagerar na quantidade de produto? Basta fazer pontinhos pelo rosto e pescoço, principalmente no maxilar, sem deixar nenhuma linha marcada. Depois, use a ponta dos dedos, pincel de base ou esponja de maquiagem úmida, e comece a espalhar o produto delicadamente, deixando o rosto num tom uniforme

4. Use corretivo dando batidinhas

Para reforçar a cobertura da base na região dos olhos, use o corretivo na região das olheiras e na pálpebra. Esse produto pode ser um ótimo aliado para cobrir manchinhas que a base ainda não tenha dado jeito. Use a técnica de desenhar um triângulo invertido embaixo dos olhos, e depois, use a ponta dos dedos com água, dando batidinhas na área.

como se maquiar
(Foto: Pexels)

5. Sele com pó translúcido

Para selar os produtos usados até agora, aplique uma camadinha de pó translúcido no local que foi aplicado a base e o corretivo. O pó solto e branquinho se adapta bem ao rosto, precisando apenas de uma camada fina para garantir durabilidade. Na hora da aplicação, use um pincel de pó bem cheio e fofinho, espalhando bem o produto pelo rosto e checando se nenhuma parte ficou com manchas brancas.

6. Aplique blush no rosto

Agora, seu rosto está bem uniforme, só que um pouco apagado. E para dar aquele up, falta a aplicação do blush em pó. Suje a pontinha das cerdas do pincel de blush e sorria para o espelho. Você fará a aplicação na região que saltar mais alto, nas bochechas, que é a chamada maçã do rosto. Faça movimentos circulares, em direção ao cantinho do rosto.

7. Use iluminador nas têmporas – como se maquiar

Aplique iluminador nos pontos altos da face, como têmporas e linha do meio do nariz. Desse jeito, você criará um brilho na medida certa, seja noite ou dia. Você pode usar a ponta dos dedos ou um pincel, tipo vassourinha, que é específico para esse detalhe da maquiagem.

como se maquiar
(Foto: Pexels)

8. Esfume a sombra

Se você é iniciante, comece pela técnica de sombra uniforme, ou seja, única cor esfumadinha por toda a pálpebra. A dica é começar pelos tons de nude, que são versáteis e fáceis de aplicar. Use a pontinha dos dedos ou um pincel para esfumar a sombra, aplicando a cor escolhida e espalhando de um lado para o outro.

9. Passe rímel nos cílios

Agora é a hora de aplicar a máscara de cílios, realçando ainda mais a produção. É importante se atentar à forma de aplicação, que deve ser feita em ziguezague, para não encher demais os fios com o produto. Aplique nos cílios superiores e inferiores e espere alguns segundos, para que a fórmula seque.

como se maquiar
(Foto: Pexels)

10. Aplique batom – como se maquiar

O último passo é a aplicação do batom, a cereja do bolo. O segredo é começar seguindo o contorno da boca, com um batom em lápis, e depois, preenchendo a parte interna. Se acontecer algum acidente, basta usar um cotonete embebido com demaquilante

 

Fonte: Tudo sobre make

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy