Como meditar: conheça as técnicas de meditação para iniciantes

A pandemia mundial desencadeou uma intensa busca por bem-estar. E entre tantas possibilidades terapêuticas, a meditação é uma das mais procuradas. Mas afinal, como meditar em meio a todo caos da vida moderna? Para te ajudar, reunimos um guia com técnicas de meditação que vão levar até mesmo os mais iniciantes ao aquietamento mental.

Ao contrário do que alguns pensam, meditar não é eliminar os pensamentos e sim organizá-los. É deixar a mente silenciosa para que se possa direcionar o foco ao que é prioridade no momento. Ou seja, meditação é a chave para o equilíbrio.

Então, que tal fazer uma pausa na rotina para respirar, silenciar a mente e focar no momento presente? Mas, se você não sabe por onde começar, o guia a seguir vai te ajudar a encontrar o caminho.

 

Meditação: dicas iniciais

Para que consiga tirar o máximo de proveito dessa técnica milenar, é importante ter algumas questões em mente:

  • A repetição leva a perfeição. Não adianta meditar apenas uma vez por semana. Para que consiga conquistar todos os benefícios que a meditação pode trazer para sua vida, é preciso empenho e disciplina. Por isso medite todos os dias, nem que seja, inicialmente, por 5 minutos.
  • Mantenha o mesmo horário.Para incorporar algo a vida é necessário transformá-lo em um hábito e a melhor forma de se criar um hábito é ter periodicidade. Então habitue-se a meditar sempre no mesmo horário do dia para que seu cérebro se condicione a “desejar” a meditação.
  • Local, posição e roupa. Se puder, escolha um local isolado, de preferência silencioso, onde não será interrompido. Embora seja possível atingir a meditação deitado ou mesmo em um ásana (postura de yoga), meditar sentado no chão ou em uma pequena almofada é o mais recomendado. Então, quando estiver no local e na posição de meditação, dedique algum tempo a se ajustar e a se aquietar antes de começar. Prefira sempre roupas confortáveis, já que terá que ficar imóvel por algum tempo. Se estiver frio, use meias e uma manta para se manter aquecido, evitando assim distrações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Técnicas de meditação passo a passo

Se já seguiu as dicas acima, agora é o momento de meditar. Então siga essas técnicas de meditação diariamente até conseguir realizar a prática sozinho.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  1. Sente-se e encontre uma posição confortável e estável. De preferência sentado no chão ou em uma almofada.
  2. Mantenha a coluna ereta e o queixo alinhado com o chão.
  3. As mãos podem ficar sobre as coxas ou sobre os joelhos. Você pode também virar as palmas para cima e unir dedos indicador e polegar.
  4. Coloque um relógio ao seu lado programado para tocar quando o tempo de meditação terminar.
  5. Feche os olhos.
  6. Você pode optar por silêncio ou por alguma música própria para meditação.
  7. Comece a prestar atenção na sua respiração. Perceba o ar que entra e que sai e quando um pensamento te distrair, volte a atenção a respiração.
  8. Vá relaxando todo o corpo até o ponto de não perceber mais seus músculos e ossos.
  9. Deixe os pensamentos fluírem como se fossem ondas no mar, ou seja, quando eles chegarem a mente, não se apegue e deixe-os ir embora.
  10. Você pode inserir um mantra ou uma palavra a sua meditação, repetindo de forma ritmada para ajudar no processo de silenciar os pensamentos. E, quando sentir que sua mente se aquietou, fique em silêncio por algum tempo.
  11. Comece meditando por 5 minutos e vá aumentando esse tempo quando se sentir preparado. O ideal, recomendado por mestres budistas e yogis, é meditar por 30 minutos diariamente.
Comentários (1)
Comentar