Como lavar sutiã: aprenda dicas e cuidados para sua lingerie durar mais

0

O sutiã é uma peça usada diariamente e que precisa ser lavada de forma correta. Mas, você sabe como lavar sutiã?

Assim como outras peças intimas, o sutiã é bem delicado e exige alguns cuidados para manter a peça bonita, sem amassados ou sem rasgos.

Isso porque a maioria dos sutiãs são feitos de um tecido bem sensível e frágil, o spandex. E, se não lavados de forma correta, os sutiãs podem desgastar antes do tempo.

Por isso, preparamos um guia completo para você aprender a como lavar sutiã, mantendo a peça bonita e bem cuidada.

Com quanto tempo devo lavar o sutiã?

Primeiramente, é importante saber a frequência que se deve lavar os sutiãs. Alguns profissionais da saúde afirmam que, por acumular muito suor, eles devem ser lavados a cada dois ou três usos. Além disso, eles devem ser descartados com 12 meses de uso.

Como lavar sutiã

Existem diversas maneiras de como lavar sutiã, sem danificar o tecido ou amassá-lo, preservando a estrutura da peça. Confira:

1. Lavagem de top esportivo

sutiã esportivo ou top esportivo é uma peça íntima, mas que não exige tanto cuidado quanto os sutiãs normais. Ele pode ser lavado na máquina com água fria e sabão neutro. Não esqueça de retirar o bojo antes da lavagem.

2. Como lavar sutiã com bojo

Sutiã com bojo
Imagem: Pixabay

O ideal é lavar esse tipo de peça à mão, já que a máquina pode deformar o bojo ou danificar a estrutura dos aros de sustentação.

Não utilize água quente, nem alvejantes. Esses produtos podem estragar a peça, diminuindo durabilidade do sutiã.

Em um tanque ou balde, utilize água morna e sabão neutro. Misture o sabão na água até criar bolhas e mergulhe o sutiã na mistura. Deixe de molho por volta de 20 minutos. Depois, troque a água do tanque e enxágue bem o sutiã.

Mas, lembre-se: não torça o sutiã de bojo. Isso pode danificar a estrutura do bojo, deixando-o deformado e amassado.

3. Como lavar sutiã de bojo na máquina

Apesar de ser uma peça mais delicada, você pode lavar o sutiã de bojo na máquina de lavar. Isso mesmo! É só tomar alguns cuidados na hora da lavagem.

Primeiramente, feche os ganchos do sutiã e coloque-o em um saco de lavagem para evitar atritos com outras peças de roupa.

Utilize sabão neutro para lavar a peça, lave-o no ciclo leve da máquina e não utilize a secadora. Deixe o sutiã secar naturalmente em um varal.

4. Como lavar sutiã de amamentação

Já esse tipo de sutiã, pode ser lavado na máquina, quando colocado em um saco próprio para lavagem. Se o sutiã não tiver aros, ele não vai prejudicar a máquina ou ter sua estrutura danificada.  Utilize a água fria para lavar o seu sutiã.

5. Lavando sutiã tomara-que-caia

Esse tipo de sutiã é mais indicado para lavar à mão, pois, o forro da peça é recheado de um silicone que o sustenta. Na máquina, o silicone pode atrair pelos e desgastar mais rápido. Use as mesmas técnicas que para um sutiã com bojo.

6. Como lavar sutiã brallete

O sutiã brallete é uma peça sem nenhuma sustentação. Assim, sua lavagem deve ser feita à mão e em água fria, já que eles geralmente são mais delicados, com renda.

Sutiã
Imagem: Pixabay

Como tirar manchas do sutiã?

Encontrar manchas no sutiã pode induzir ao erro de levá-lo ao ciclo pesado da máquina de lavar, mas não indicamos essa ação.

Para tirar as manchas do sutiã, você deve deixá-lo de molho antes da lavagem em sabão neutro e água fria por pelo menos 15 minutos. Em seguida, esfregue o local da mancha. Mas, caso não saía, utilize bicarbonato para fazer a limpeza.

Dicas para lavar sutiã em casa

Após o passo a passo, algumas dicas podem contribuir para otimizar a lavagem do sutiã. Confira algumas dicas que selecionamos:

  • Não use água quente;
  • Evite máquina de lavar;
  • Não use alvejantes;
  • Ao lavar na máquina, feche o sutiã;
  • Use sabão neutro ou de sabão de coco.

 

Com essas dicas de como fazer a lavagem do sutiã, você evita desgastar a peça com produtos ou temperatura da água, mantendo a qualidade do produto.

Assim, você mantém os sutiãs limpos e bem cuidados, com sua estrutura original por mais tempo, contribuindo para sua durabilidade.

Lembre-se que a lavagem do sutiã é feita com maior frequência já que é usado em uma área que acumula muito suor, acumulando bactérias e microorganismos. Os sutiãs são peças íntimas delicadas que exigem bastante cuidado na lavagem.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy