Como fazer amigos na vida adulta? Confira 6 dicas que vão mudar sua vida

0 32

Nem sempre é fácil fazer amizades na nossa vida adulta. Responsabilidades e trabalho geralmente vêm antes na lista de prioridades, a vida social fica em segundo plano e a falta de socialização pode acabar afetando nossas vidas. Sendo assim, a solidão pode bater – e isso é completamente normal. Por isso, separamos algumas dicas de como fazer amigos na vida adulta para você refletir, tentar transformar em atitudes e se preparar para ter novas companhias. Vamos lá?

Por que é mais difícil fazer amigos na fase adulta?

Antes de tudo, é importante esclarecermos as dificuldades de termos amigos quando adultos. Seja por timidez, falta de socialização ou por não conseguir criar vínculos duradouros de amizade: muitos podem ser os motivos para ser mais difícil manter uma boa amizade conforme o tempo passa.

dicas de como fazer amigos na vida adulta 3
Foto: Reprodução/Unsplash

Como mencionamos acima, na fase adulta as amizades nem sempre são nossas prioridades, portanto é um tópico das nossas vidas que pode ser deixado de lado de forma inconsciente.

No entanto, entenda como se abrir e exercite o seu olhar e sua curiosidade na busca por novos amigos. Conexões verdadeiras podem surgir quando menos se espera, mas se estivermos preparados, é melhor ainda!

Dicas de como fazer amigos na vida adulta

Separamos 6 dicas que podem se tornar atitudes no dia a dia, e podem realmente te ajudar a estar e se apresentar mais aberto a novas amizades. Vamos lá?

dicas de como fazer amigos na vida adulta
Foto: Reprodução/Unsplash

Abra-se para as possibilidades

Antes de tudo, é necessário estar aberto para deixar novas pessoas entrarem na sua vida. Parece bobagem, mas pense: para alguém se abrir por completo e revelar intimidades para você, é preciso que você também esteja apto a compartilhar informações pessoais sobre você. Amizade é, primeiramente, uma troca.

Portanto, ao se deparar com amizades em potencial – como aquela colega de curso ou um conhecido da academia – mostre-se aberto, tolerante e flexível para conhecer essa pessoa. Sendo assim, vai que rola até um convite para um café?

dicas de como fazer amigos na vida adulta 2
Foto: Reprodução/Unsplash

Esteja aberto para conhecer pessoas diferentes de você

É fato que é muito mais fácil se aproximar de alguém quando há similaridades entre duas pessoas. Observe: é o reconhecimento que atrai amizades muitas vezes. Podem ser duas pessoas que passaram pela mesma situação, ou pessoas com interesses em comum… É mais fácil e rápido desenvolver uma amizade quando há identificação.

No entanto, devemos estar abertos para conhecer pessoas diferentes também, que passaram por vivências diferentes das nossas e até mesmo pensam de forma distinta. Pode parecer mais difícil fazer essas conexões vingarem, mas pense que neste caso há o fator curiosidade! Portanto, tente demonstrar empatia e mostrar-se curioso para entender o que a pessoa passou ou o porquê de ela pensar de determinada maneira. Imagine os ótimos assuntos que isso pode render! 

dicas de como fazer amigos na vida adulta 5
Foto: Reprodução/Pinterest

Dessa forma, aliás, você pode conhecer novas crenças, novos estilos de vida, visitar novos lugares e até mesmo descobrir interesses que você pode ter e nem sabia. Pode ser delicioso criar intimidade com pessoas diferentes de você. Tente!

Abrace o novo!

Seja em um curso de línguas, em um novo trabalho, na academia ou até mesmo em uma nova turma de pilates: começar experiências é, também, conhecer pessoas. Afinal, quando mergulhamos em uma nova aventura em nossas vidas, isso inclui conhecer novas pessoas e nos familiarizarmos com a atmosfera desses locais. Sendo assim, essas são oportunidades incríveis para fazer novos amigos!

Portanto, pense o que você gostaria de fazer ou começar – algo que você já teve desejo ou curiosidade mas nunca foi a fundo. Pode ser uma aula de piano, ou aprender alemão. Qualquer coisa! Então, ao adentrar nessas experiências, esteja aberto a trocas e fale sobre você. Pergunte sobre as pessoas, dê esse espaço ao diálogo! A troca, certamente, há de vir. Por fim, quem sabe, novas amizades podem surgir.

dicas de como fazer amigos na vida adulta 6
Foto: Reprodução/Unsplash

Lembre-se de quem você é

Diante das duas dicas acima, abraçar o novo e estar aberto a conhecer experiências distintas da sua parece ser algo extremamente atrativo para sair da rotina e se permitir viver novos relacionamentos. Entretanto, é essencial você se manter fiel às suas essências. 

Parece contraditório? Pense assim: para alguém poder me amar, é preciso que eu me ame primeiramente, ou seja, você precisa se compreender e se respeitar para abraçar as novidades que vem por aí da melhor forma.

Sobretudo, é sua identidade que vai atrair novos amigos! Aliás, é possível se demonstrar interessado na vida alheia sem se desprender dos seus valores fundamentais. Todos somos interessantes à nossa própria maneira.

dicas de como fazer amigos na vida adulta 7
Foto: Reprodução/Pinterest

Saiba falar e também saiba ouvir

Bons amigos são bons ouvintes: isso é fato. É preciso se dispor a ser um bom ouvinte em momentos de necessidade, que geralmente são as horas em que a pessoa com quem você está construindo uma amizade busca por espaço e compreensão. Pense: se você sente necessidade de desabafar com alguém com quem não tem intimidade sobre algo que está acontecendo em sua vida, não gostaria de ser bem interpretado? E de ter espaço para desenvolver suas queixas? Portanto, se você se questiona como fazer amigos na vida adulta, saiba que ser um ouvido amigo é super importante para construir relações de amizade.

E, é claro, mantenha-se conectado às redes sociais

Caso sua maior dificuldade seja em ter o primeiro contato com as pessoas, por que não fazer isso virtualmente? Afinal, existem inúmeras formas legais de se aproximar de alguém pelas redes sociais. 

No Facebook, existem os grupos, que são ótimos espaços para compartilhar experiências e trocar informações e interesses. Participe de grupos que têm tudo a ver com você ou sobre assuntos pelos quais você se interessa. Interaja e permita-se!

dicas de como fazer amigos na vida adulta 8
Foto: Reprodução/Unsplash

Além disso, o Instagram e o Twitter também são ótimos para interações e conexões. Por fim, também tem aplicativos que te permitem conhecer novas pessoas que abertamente desejam fazer novas amizades, como o Badoo, que é uma rede social para conhecer novas amizades ou construir relacionamentos. Deixe suas intenções claras desde o começo e divirta-se! 

Com segurança e através de identificações e após alguns bate papos mais abertos, tente levar essa amizade virtual para a vida real. Por que não?

Experimente essas dicas de como fazer amigos na vida adulta e prepare-se para as novas amizades que estão por vir. Depois, é só trabalhar para fortalecer essas relações!

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy