Os quadros são uma das maneiras de mudar um ambiente sem precisar de trocar móveis ou pinturas da parede e por isso são os queridinhos de quem gosta de decoração. Podem ser colocados em qualquer lugar da casa, desde o banheiro, quarto, cozinha e sala. Além disso, existe uma versatilidade agradando todos os gostos, sendo pequeno, grande e com estampas variadas. Se você deseja mudar sua casa com quadros mas não sabe como colocar na parede, veja abaixo o guia completo.
Como pendurar quadros sem furar a parede?
Adesivo para quadro [dupla face]
Existem diversas fitas que são capazes de segurar o quadro, mas o mais indicado são as fitas adesivas feitas especialmente para isso. Na embalagem vem escrito o tamanho do quadro que pode ser colado com a fita, contudo, as que próprias para quadro são bem seguras e aguentam até os maiores. Por isso, cole sem medo a dupla face. O adesivo é encontrado em casas de materiais de construção.
Massa adesiva
Outra forma de pendurar os quadros sem furar a parede é usando a massa adesiva. Pode ser usada além dos quadros, como para pendurar potes de vidros e acrílico. Confira sempre as instruções de uso que vem na embalagem, pois cada marca exige uma forma de colar. Além disso, algumas das massinhas podem ser reutilizáveis e assim é mais econômico.
Fita banana
É um tipo de fita adesiva, mas indicada para coisas mais pesadas, como espelho. Então se seu quadro é muito pesado e precisa de uma fita bem segura, pode apostar sem medo na fita banana. Mas atenção, por ser muito potente e aguentar espelhos grandes, pode acontecer de tirar a tintura da parede quando for ser retida.
Com velcro
Outra forma de fixar é usando o velcro. Funciona igual as fitas, pois vai um pedaço colado na parede e a outra parte no quadro. E aí é só colar um velcro no outro. Assim como a dupla face, não estraga a parede se for colocada corretamente, por isso siga as instruções do fabricante.
Como colocar corretamente o quadro?
Agora que você já sabe como colocar o quadro sem precisar furar a parede, aprenda a posicionar da maneira correta, evitando que fique torto ou desarmônico no cômodo.
- Primeiro passo é escolher o local onde será fixado o quadro;
- O quadro deverá ficar a 1,60m do chão ou se for colocado acima de algum móvel como sofá, deve-se respeitar o espaço de 25 cm entre eles;
- Faça marcações na parede de onde deseja que eles fiquem fixados para não errar na hora de colar;
- Cole a fita no quadro e quando tiver certeza do local que deseja colar, é só posicionar por cima da marcação que fez;
- Aperte bem contra a parede e verifique se está bem firme.
- Cuidados com paredes que pegam umidade para que não tira a resistência da fita.
Inspirações de quadro na parede
Após aprender a pendurar o quadro corretamente na parede, veja ideias de onde colocar e veja como tem o poder de mudar de ambiente:
Na parede da sala de lazer, dois quadros com imagens complementares respeitando o limite mínimo entre o quadro e o móvel:
Mais uma opção de quadros complementares colocados acima do sofá respeitando os espaços entre eles:
Nesse caso, assim como os anteriores, também foram usados quadros com fotos complementares. Mas foi usado três ao invés de dois e uma moldura mais chamativa:
Também é possível decorar o quarto com quadros. Nessa opção foram usados três quadros e cada um com uma estampa diferente:
Nesse exemplo abaixo, foi usado apenas um quadro, bem grande e ao lado uma mini prateleira com um vasinho de planta:
Mais uma opção de quadro no quarto de casal. Dessa vez o quadro combina tanto com a cabeceira quanto com uma folha de planta ao lado:
Os quadros combinam em qualquer cantinho da casa. Abaixo um exemplo dos quadros posicionados de um jeito diferente:
Outra opção de quadro em lugares diferentes, nesse exemplo abaixo os quadros se destacaram ainda mais por causa das paredes:
Outro exemplo dos quadros colocados em um cantinho aleatório da casa. Os quadros não são com estampas iguais, mas combinam entre si e com os móveis:
Por fim, um exemplo de quadros na cozinha para quem deseja decorar o ambiente:
Fonte: Viva Decora
Leia também outros artigos relacionados:
Suculentas: conheça os principais tipos e saiba como cuidar
Trepadeiras: aprenda a cultivar dentro e fora de casa
Plantas na sala: veja quais espécies podem ficar dentro de casa